Fortuna de Trump aumenta em R$ 705 milhões na véspera de julgamento

O recente aumento na fortuna do ex-presidente é atribuído principalmente à valorização das ações de sua empresa de mídia social.

Avalie a matéria:
Donald Trump em evento em fevereiro de 2024 | Sam Wolfe/Reuters

Às vésperas do segundo dia do julgamento de Donald Trump, sua fortuna experimentou um notável incremento. No dia 29 de abril, o patrimônio do ex-presidente dos Estados Unidos, atualmente enfrentando 34 acusações de fraude contábil relacionadas à campanha eleitoral de 2016, viu um aumento significativo. Nesse dia, Trump viu sua riqueza crescer em impressionantes 137 milhões de dólares, o equivalente a aproximadamente 705 milhões de reais, considerando a taxa de câmbio atual.

Como resultado, sua fortuna estimada agora está na casa dos 7,7 bilhões de dólares (cerca de 39,6 bilhões de reais), o que o coloca como a 343ª pessoa mais rica do mundo, de acordo com o ranking de bilionários da Forbes.

As acusações contra Trump incluem a falsificação de documentos comerciais para encobrir um pagamento de 130 mil dólares, ocorrido pouco antes da eleição presidencial de 2016, destinado a silenciar a atriz pornô Stormy Daniels, que alegou ter tido um encontro sexual com ele.

O recente aumento na fortuna do ex-presidente é atribuído principalmente à valorização das ações de sua empresa de mídia social, a Trump Media & Technology Group (TMTG), cujo carro-chefe é a Truth Social, uma plataforma de redes sociais semelhante ao extinto Twitter.

Nos últimos cinco dias, as ações da TMTG, listadas na Nasdaq, registraram um aumento de 17,2%. Esse movimento de alta começou em 17 de abril, apenas dois dias após o início do julgamento de Trump em Nova York, quando as ações eram cotadas a 22,84 dólares. Desde então, essas ações aumentaram em incríveis 123,8%, encerrando o pregão do dia 29 de abril valendo 51,12 dólares.

De acordo com o analista de investimentos Vitor Miziara, esse aumento nas ações é atribuído às expectativas crescentes entre os participantes do mercado de que Trump será considerado inocente e poderá concorrer e vencer as eleições.

As ações da TMTG foram listadas na Nasdaq no final de março, após um longo processo de fusão de 29 meses com a Digital World Acquisition. No entanto, apesar do entusiasmo inicial do mercado, os preços das ações logo caíram mais de 30%, seguidos pela divulgação do balanço corporativo da empresa em abril, que revelou um prejuízo de 58 milhões de dólares em 2023. Isso levou seus papéis a se tornarem os mais vendidos do mercado, com investidores apostando em quedas contínuas de preço.

Embora os resultados financeiros da empresa tenham levantado dúvidas sobre a rentabilidade do negócio, o início do julgamento de Trump parece ter dado um novo impulso às ações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES