Trump enfrenta júri nesta quarta (29) por pagar US$ 130 mil à atriz pornô

Os promotores devem provar a culpa do ex-presidente “além de uma dúvida razoável”, o que é um padrão exigido na lei americana

Avalie a matéria:
Ex-presidente dos EUA, Donald Trump | Reprodução

Os jurados no caso de Donald Trump começaram a deliberar nesta quarta-feira (29) para decidir se o ex-presidente é culpado de manipulação contábil relacionada ao pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels. Este julgamento marca um momento histórico, sendo a primeira vez que um ex-presidente americano enfrenta um processo criminal. Trump enfrenta 34 acusações e, se condenado, pode até ser preso.

Consenso de 12 pessoas

Na Justiça dos EUA, a maioria dos casos são decididos por um grupo de jurados, e neste caso, 12 pessoas precisam chegar a um consenso. Os promotores devem provar a culpa de Trump "além de uma dúvida razoável", o que é um padrão exigido na lei americana. As deliberações ocorrem em segredo, e os jurados podem pedir orientação legal ou revisões de testemunhos através de notas ao juiz.

Possíveis cenários

Os possíveis resultados das deliberações incluem a falta de consenso, onde o julgamento pode ser anulado, ou a condenação parcial ou total de Trump. Mesmo se condenado por todos os 34 crimes, é improvável que Trump vá para a cadeia, devido à natureza leve das acusações e outras circunstâncias atenuantes, como sua idade e status de ex-presidente.

falsificação de documentos

No último dia antes das deliberações, o promotor Joshua Steinglass argumentou que Trump participou de uma conspiração para corromper a eleição de 2016. Ele pediu aos jurados que considerassem se Trump falsificou documentos comerciais para acobertar o pagamento a Stormy Daniels. Em contraste, o advogado de defesa de Trump, Todd Blanche, pediu ao júri que focasse nas evidências apresentadas, alegando que isso levaria a um veredito rápido e de inocência.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES