Trump lidera corrida eleitoral em 5 de 6 estados decisivos nos EUA, diz NYT

Segundo o The New York Times, historicamente, as sondagens nesta fase inicial não têm sido necessariamente indicativas do resultado

Avalie a matéria:
Joe Biden e Donald Trump | Imagem: AFP / Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Donald Trump (Republicanos) lidera a corrida eleitoral nos Estados Unidos contra o presidente Joe Biden (Democratas) em cinco dos estados cruciais, mostrou pesquisa do The New York Times.

Biden está à frente apenas em um estado decisivo, Wisconsin. Trump tem maioria em Michigan, Arizona, Nevada, Geórgia e Pensilvânia. As pesquisas, divulgadas nesta terça-feira (14), foram feitas pelo jornal The New York Times, Siena College e The Philadelphia Inquirer.

O conjunto de pesquisas foi realizado entre o dia 28 de abril a 9 de maio. ''Se as eleições presidenciais de 2024 fossem realizadas hoje, em quem você votaria se os candidatos fossem Joe Biden e Donald Trump?'', perguntaram os entrevistadores a 4.096 eleitores.

O custo de vida, a imigração, a guerra de Israel em Gaza e o desejo de mudança parecem ser os principais motivos para o descontentamento com o atual presidente. Quase 70% dos eleitores dizem que os sistemas políticos e econômicos do país precisam de grandes mudanças, ou mesmo de serem totalmente demolidos. Do total de entrevistados, 45% disseram acreditar que Trump traria mais mudanças se eleito.

Houve diminuição de apoiadores jovens, negros e hispânicos à Biden. Esses grupos costumam ser a base de eleitores do Partido Democrata. Enquanto isso, a pesquisa sugere que a força de Trump entre eleitores jovens e não brancos impulsionou sua liderança.

Segundo o The New York Times, historicamente, as sondagens nesta fase inicial não têm sido necessariamente indicativas do resultado.  A margem de erro amostral é de mais ou menos 1,8 pontos percentuais para todos os eleitores registrados e de mais ou menos 1,9 pontos percentuais para o eleitorado provável. Quase 95% foram contatados por telefone.

RESULTADO DA PESQUISA ENTRE ELEITORES REGISTRADOS

Wisconsin: 45% Trump X 47% Biden

Pensilvânia: 47% Trump X 44% Biden

Arizona: 49% Trump X 42% Biden

Michigan: 49% Trump X 42% Biden

Geórgia: 49% Trump X 39% Biden

Nevada: 50% Trump X 38% Biden

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES