SEÇÕES

Papa Francisco está estável, sem febre e não apresentou mais broncoespasmo, diz Vaticano

Mais cedo, o Vaticano também informou que o papa havia tomado café e lido jornais nesta manhã (1°), após passar uma noite tranquila no hospital Gemelli, em Roma

Papa não deve participar da oração de domingo com os peregrinos no Vaticano | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Em nota, o Vaticano afirmou neste sábado (1°) que o Papa Francisco está estável, sem febre e não voltou a apresentar broncoespasmo. 

"As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis. Ele alternou ventilação mecânica não invasiva com longos períodos de oxigenoterapia de alto fluxo, mantendo sempre uma boa resposta às trocas gasosas. O Santo Padre está afebril e não apresenta leucocitose. Os parâmetros hemodinâmicos sempre permaneceram estáveis; ele continuou se alimentando e fez fisioterapia respiratória regularmente, colaborando ativamente. Ele não apresentou episódios de broncoespasmo. O Santo Padre está sempre alerta e orientado. À tarde, recebeu a Eucaristia, depois se dedicou à oração. O prognóstico permanece reservado".

TOMOU CAFÉ E LEU O JORNAL

Mais cedo, o Vaticano também informou que o papa havia tomado café e lido jornais nesta manhã (1°), após passar uma noite tranquila no hospital Gemelli, em Roma.

Na sexta-feira (28), o estado de saúde do pontífice piorou após uma crise de broncoespasmo —que é uma dificuldade aguda de respirar. Na sequência, o papa engoliu o próprio vômito. Francisco teve o quadro revertido e colocado sob ventilação mecânica não invasiva.

Em sua atualização matinal de sábado, o Vaticano disse que o pontífice de 88 anos não teve mais crises respiratórias durante a noite: "A noite passou silenciosamente, o papa está descansando".

MAIS INFORMAÇÕES

Um oficial do Vaticano, que não quis se identificar por não estar autorizado a discutir a saúde do papa, disse à agência Reuters que, desde a crise de sexta-feira, o pontífice não teve outra crise respiratória.

O mesmo oficial comentou que, pela terceira semana seguida, o Papa não deve participar da oração de domingo com os peregrinos no Vaticano. O texto da oração do Angelus deve ser publicado, em vez de lido pelo papa.

Com informações do g1.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também