O Papa Leão XIV estreou oficialmente nas redes sociais nesta terça-feira (13) e já ultrapassou 9 milhões de seguidores em menos de 24 horas. A presença digital do novo pontífice é feita por meio das contas oficiais do Vaticano no X (antigo Twitter) e no Instagram. Com informações do Vatican News.
Seu primeiro carrossel publicado no Instagram já acumula mais de 909 mil curtidas e 21,9 mil comentários. No Instagram, a conta oficial do Papa é @Pontifex - Pope Leo XIV. Ela substitui a antiga @Franciscus, de Francisco, que agora passa a funcionar apenas como arquivo, assim como as publicações feitas por ele no X.
No X, a conta utilizada é a @Pontifex, que já havia sido usada pelos papas Bento XVI e Francisco. Ela segue ativa em nove idiomas: inglês, espanhol, português, italiano, francês, alemão, polonês, árabe e latim, com um total de 52 milhões de seguidores.
PUBLICAÇÕES DO PAPA FRANCISCO
O conteúdo publicado por Francisco será transferido para uma seção especial no site do Vaticano (vatican.va), também como forma de registro da sua atuação nas plataformas digitais.
A presença dos papas nas redes sociais começou em 12 de dezembro de 2012, quando Bento XVI criou a conta @Pontifex no Twitter. Francisco assumiu o perfil meses depois e também passou a publicar no Instagram a partir de 2016, com a conta @Franciscus.
Durante o pontificado de Francisco, foram cerca de 50 mil publicações feitas nas contas do Vaticano, com mensagens religiosas, reflexões e posicionamentos sobre temas como paz, justiça social e meio ambiente. Em 2020, ano da pandemia, as mensagens do papa foram vistas 27 bilhões de vezes, mostrando o alcance do conteúdo nas redes.
Com Leão XIV, o Vaticano mantém a estratégia de usar as plataformas digitais para dialogar com o público e divulgar os posicionamentos da Igreja em tempo real.