SEÇÕES

Papa Leão XIV visitou escola e comeu frango com quiabo em Belo Horizonte

Antes de ser escolhido como sucessor de Francisco, Prevost esteve na capital mineira em duas ocasiões, em 2004 e 2012

Para durante visita a Belo Horizonte | Foto: Arquivo Padres Agostinianos
Siga-nos no

O novo papa Leão XIV, o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, tem vínculos afetivos e espirituais com Belo Horizonte e Região Metropolitana. Antes de ser escolhido como sucessor de Francisco, Prevost esteve na capital mineira em duas ocasiões, em 2004 e 2012, como superior da Ordem de Santo Agostinho. Em uma dessas visitas, foi fotografado servindo frango com quiabo durante a comemoração dos 70 anos do tradicional Colégio Santo Agostinho, na Avenida Amazonas.

Segunda visita

Durante sua segunda visita, em dezembro de 2012, Leão XIV participou de uma missão pastoral em Mário Campos, na Grande BH, onde acolheu a profissão religiosa de novos frades agostinianos. Na passagem por Belo Horizonte, também esteve na Fraternidade Agostiniana do Barreiro, na Paróquia Cristo Redentor e na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, além de visitar novamente o Colégio Santo Agostinho.

Frei

O frei agostiniano Paulo Gabriel, residente em Belo Horizonte e testemunha dessas visitas, esteve com o então superior diversas vezes. Para ele, o novo papa é uma “continuação de Francisco”. “Ele é muito bem informado teologicamente, é humilde, próximo, sério, muito espiritual e contido nos gestos”, afirmou. Segundo frei Paulo, foi justamente esse perfil que levou Francisco a escolhê-lo para o episcopado no Peru, em contraposição a setores mais conservadores da Igreja.

Causas

A eleição de Leão XIV pelos cardeais representa, para frei Paulo, a continuidade de uma Igreja voltada ao povo e ao diálogo com diferentes religiões. O novo pontífice deve manter a agenda pastoral de Francisco, mas com um estilo mais discreto. “Ele vai seguir a linha do papa Francisco, mas sem a exuberância e a simpatia de um Francisco, porque isso é do carisma pessoal”, comentou o frei.

Perfil

Na avaliação do religioso, esse perfil mais contido pode contribuir para a pacificação interna da Igreja. “Acho que vai separar menos aqueles que na igreja são tradicionalistas. Vai ser um caminho de buscar a unidade dentro da igreja”, concluiu. A trajetória do novo papa mostra que, apesar de estar agora no centro do Vaticano, Leão XIV traz consigo um pouco da espiritualidade e da hospitalidade mineiras.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também