O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (28) que não pode concorrer a um terceiro mandato por causa das restrições impostas pela Constituição americana. A declaração foi dada a jornalistas a bordo do avião presidencial, o Air Force One, durante o trajeto para a Coreia do Sul, já na quarta-feira (29), pelo horário local.
“Se você ler, está bem claro: não tenho permissão para concorrer — é uma pena”, disse o republicano.
A fala contrasta com declarações feitas por Trump em março, quando ele havia afirmado que buscaria um terceiro mandato. “Não estou brincando”, declarou à época, durante uma ligação à emissora NBC. “Existem métodos pelos quais isso pode ser feito”, completou.
Entenda o que diz a lei
A limitação é estabelecida pela 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, aprovada em 1951, após o presidente Franklin D. Roosevelt ter sido eleito quatro vezes consecutivas. O texto determina que “nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”.
Pela legislação, há duas formas de alterar a Constituição: por meio do Congresso, com aprovação de dois terços da Câmara e do Senado, ou por iniciativa de dois terços dos estados americanos (34 dos 50), que podem convocar uma convenção constitucional para propor mudanças.