Massa de ar frio perde força no país no final de semana; confira a previsão

Esta sexta-feira, 19 de maio, está sendo o décimo dia consecutivo de temperatura negativa no Brasil

Massa de ar frio perde força no país no final de semana; veja a previsão | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma massa de ar frio proveniente da região polar, que iniciou sua influência sobre o território brasileiro na semana passada, está prevista para enfraquecer durante o próximo fim de semana, após dez madrugadas consecutivas com temperaturas abaixo de zero no Sul do Brasil. 

A presença de um extenso ciclone extratropical ao largo da costa Sul e Sudeste contribuiu para reter o ar frio no interior do Brasil. No entanto, este sistema se afasta completamente em direção ao alto mar na sexta-feira, permitindo que o ar frio mais intenso flua do continente em direção ao oceano. Com a diminuição da massa de ar frio, espera-se um aumento nas temperaturas durante a noite no centro-sul do Brasil, resultando em madrugadas menos frias nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 

Este aumento da temperatura será sentido já na madrugada do sábado, mas principalmente no domingo. As tarde também ficam mais quentinhas no Sudeste. A temperatura na Serra da Mantiqueira tem ficou muito perto de 0°C nos últimos dias, com mínimas entre 0°C e 1°C em Monte Verde (MG) e em torno de 2°C em Campos do Jordão (SP) e em Maria da Fé (MG).

Esta sexta-feira, 19 de maio, está sendo o décimo dia consecutivo de temperatura negativa no Brasil. Até às 3 horas, a mínima estava em -2,1°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias, na serra catarinense, pela medição do Epagri-Ciram, mas ainda em declínio.  O recorde atual de menor temperatura no Brasil em 2023 é de -3,4°C, no dia 18 de maio, em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias. 

A sucessão prolongada de madrugadas extremamente frias na região Sul do Brasil é atribuída à persistência de uma massa de ar frio de origem polar, que tem permanecido estagnada no interior do país nos últimos dias. Essa massa de ar, caracterizada por sua frieza intensa e falta de umidade, tem impedido a formação de nuvens, enquanto o céu claro durante a noite tem contribuído para o resfriamento adicional do ar durante as madrugadas. Como resultado, as temperaturas têm permanecido baixas nos últimos 10 dias nas regiões Sul e Sudeste. 

(Com informações do Clima Tempo)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES