MetSul alerta: Enchentes vão piorar no RS e atingirão níveis catastróficos

O volume de água descendo ao longo dos 300 quilômetros entre o Guaíba e a parte Sul da Lagoa dos Patos é descomunal, resultando em enchentes recordes ou históricas em todos os rios que deságuam na região.

Avalie a matéria:
Bombeiro chora diante da tragédia das enchentes no Estado do Rio Grande do Sul | Facebook Governo do Rio Grande do Sul
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alerta da MetSul Meteorologia no final da manhã desta quarta-feira, 08 de maio, aponta que uma imensa enchente está se formando no Sul do estado devido à cheia da Lagoa dos Patos, alimentada pelos rios e pelo Guaíba. O volume de água descendo ao longo dos 300 quilômetros entre o Guaíba e a parte Sul da Lagoa dos Patos é descomunal, resultando em enchentes recordes ou históricas em todos os rios que deságuam na região. O rio Jacuí, o maior deles, atingiu um volume excepcionalmente alto, levando a uma catástrofe em seu delta na região da Grande Porto Alegre.

VOLUME DE ÁGUA SEM PRECEDENTES - A usina de Dona Francisca atingiu sua capacidade máxima de vertedouro no final de abril, com uma vazão recorde equivalente a uma cheia que seria esperada a cada dez mil anos. Como resultado, a quantidade de água avançando pela Lagoa dos Patos é extraordinária e sem precedentes. Esta inundação sem precedentes está prevista para atingir áreas de Pelotas que nunca foram afetadas antes, incluindo o Centro da cidade. Grandes extensões da quarta cidade mais populosa do estado e a maior da Metade Sul gaúcha estão destinadas a ficar submersas, com algumas áreas experimentando inundações severas a extremas.

Leia Mais

MAPA DE RISCO - O nível da Lagoa em Pelotas estava estável em 2,10 metros no meio da manhã de hoje, mas espera-se um aumento. A prefeitura de Pelotas emitiu um mapa das áreas de risco de inundação, que cobre uma vasta área da cidade. Com a possibilidade de ampliação deste mapa para outras regiões, a incerteza sobre a extensão da inundação é ainda maior, dada a magnitude sem precedentes deste evento e a variabilidade do vento, que muda constantemente de direção e intensidade.

Prefeitura de Pelotas divulgou as áreas de risco no município por conta das enchentes no Rio Grande do Sul (Foto: Prefeitura de Pelotas/RS)INUNDAÇÕES SIGNIFICATIVAS - Rio Grande também enfrentará graves consequências das inundações, conforme a maior quantidade de água vinda do Norte se dirige ao canal de deságue no Oceano Atlântico. Prevê-se inundações significativas em vários pontos da cidade, assim como bloqueios parciais ou totais em trechos de rodovias da região

LAVOURAS AFETADAS - O grande volume de água resultará na expansão das lagoas, inundando lavouras ainda não colhidas e afetando o gado. A possibilidade de as lagoas Mirim e dos Patos se unirem devido à inundação na região e no canal São Gonçalo é uma situação que exemplifica a extraordinariedade deste evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES