Piauí registra o primeiro óbito por dengue em 2022

O indivíduo que teve a morte confirmada em decorrência da dengue é da capital Teresina.

Dengue | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 8° Boletim Epidemiológico, sobre os casos de dengue no estado do Piauí, registrou o primeiro óbito pela doença em 2022 no estado. O indivíduo que teve a morte confirmada em decorrência da dengue é da capital Teresina. Em 2021, nenhum óbito em decorrência da doença foi registrado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

O órgão já vem trabalhando ações para combater a proliferação do mosquito. O registro de morte pela doença acende um alerta ainda maior,  tanto para os gestores municipais como a população, sobre a necessidade de fortaler as medidas de prevenção e enfretamento da doença. 

O boletim aponta ainda que em referência ao mesmo período do ano passado, o estado apresentou em sua 8° semana epidemiológica um aumento de 236,9 % de possíveis casos de dengue.

Em 2021, o Piauí não registrou nenhum óbito em decorrência da doença | foto: Reprodução

O supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, chama a atenção para a situação e a necessidade da população fortalecer os cuidados para evitar água parada e impedir que o vetor da doença prolifere.

“Ano passado nós não registramos nenhuma morte em decorrência da dengue aqui no Piauí, com o registro do primeiro óbito neste ano de 2022, estamos voltando a reforçar os cuidados que as pessoas devem ter em casa, uma vez que nossas pesquisas apontam que a grande maioria dos criadouros de mosquito são encontrados em ambientes domiciliares”, ressalta o supervisor.

Municípios com maior incidência

O documento aponta ainda que Curimatá; São Pedro do Piauí; Avelino Lopes; Agricolândia e Antônio Almeida são os cinco municípios com o maior nível de incidência do estado. Em 2021 até a 8° semana epidemiológica 190 municípios piauienses não notificaram casos suspeitos de dengue, já em 2022 durante o mesmo período a quantidade de municípios que não notificaram casos suspeitos reduziu para 176.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que as equipes da Sesapi estão vigilantes e mantendo contato com os municípios, para que juntos a Sesapi possa auxiliar o enfrentamento à dengue no estado.

“Nossas equipes seguem vigilantes e acompanhando a situação de todo o estado, mantemos contato diretamente com os municípios que identificamos ter uma  necessidade maior de atenção e traçamos estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue”, lembra o gestor.

O Boletim ainda apresenta os números referentes a Febre Chikungunya o estado apresentou um aumento de 86,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado não apresenta óbitos pela doença desde 2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES