Placa Mercosul deve passar por nova mudança para exibir cidade e estado

O Brasil adotou o padrão Mercosul para identificação de veículos a partir de 2018, embora alguns países já o utilizassem há mais tempo

Avalie a matéria:
Placa Mercosul deve mudar novamente para exibir cidade e estado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou na terça-feira (16) o Projeto de Lei 3.214/2023, que propõe o retorno da exibição do estado e do município de registro nas placas de veículos no Brasil. A iniciativa, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), será encaminhada para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

PROJETO: Segundo o relator do projeto, a inclusão de informações como estado e município pode facilitar a identificação de veículos em situações irregulares pelas autoridades de trânsito. "As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa", afirma Amin.

✔️ IDENTIDADE REGIONAL: O autor da nova lei também ressalta a importância do "senso de identidade regional e pertencimento". Ele argumenta que, como algumas leis de trânsito são regionais, ter placas com identificação pode ajudar a evitar acidentes causados pela falta de familiaridade com as normas locais. Se aprovada, a medida entrará em vigor um ano após sua publicação e será aplicável apenas a novos emplacamentos.

Saiba como é a placa do Mercosul

🟦 PLACA NO BRASIL: O Brasil adotou o padrão Mercosul para identificação de veículos a partir de 2018, embora alguns países já o utilizassem há mais tempo. O Uruguai, por exemplo, adotou a placa em 2015, enquanto a Argentina começou a incorporá-la em 2016.

Modelo de placa Mercosul (Foto: Reprodução)

🟦 PLACA ATUAL: Nesse novo padrão, as placas exibem apenas a bandeira do país de origem do veículo, omitindo a cidade e o estado. Essas informações só podem ser acessadas por meio de consultas em um aplicativo específico.

🟦 NÃO OBRIGATÓRIO: É importante ressaltar que a troca da placa para o padrão Mercosul não é obrigatória. A mudança ocorre apenas em casos de novos emplacamentos ou de veículos que passaram por transferência de propriedade ou categoria. No entanto, aqueles que desejarem adotar a nova placa podem fazer a atualização de forma voluntária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES