Semar realiza monitoramento diário de queimadas e incêndios

Os dados são atualizados a cada três horas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de indicar diariamente, os focos de calor no Estado do Piauí, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), passa a realizar, com maior intensidade, o monitoramento diário das queimadas no estado. O trabalho permite acompanhar as condições de meteorologia, identificando a quantidade de focos de calor nos municípios prioritários da região do Procerrado e os 10 municípios com os maiores números de focos de calor.

“Esses dados são fornecidos pelo INPE - Instituto Nacional de pesquisas espaciais, através do BDQueimadas. A Semar tem o compromisso de divulgar essa informações, diariamente, para a imprensa e interessados. Desta forma, estaremos apresentando as situações de riscos, baseado no monitoramento do INPE, durante esse período mais critico de surgimento de focos de incêndios e queimadas”, ressalta o Superintendente de Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

Desenvolvido pelo INPE, o monitoramento inclui focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por satélites, e o cálculo e previsão do risco de fogo da vegetação. Os dados para a América do Sul e a Central, África e Europa, são atualizados a cada três horas, todos os dias do ano.

Para realizar o monitoramento, são apresentados mapas, onde foram implementadas funções em Javascript utilizando o MapServer, que é um software de código-fonte aberto, para a elaboração de aplicações espaciais na internet. Os Bancos de Dados de Queimadas em Geral, das Unidades de Conservação e dos Municípios Críticos, é gerenciado pelo SGBD MySQL e sua consulta/visualização é feita usando a tecnologia TerraWeb/TerraLib desenvolvida pela Divisão de Processamento de Imagens do INPE, DPI.

É importante ressaltar, que são várias as opções de realizar denúncias referentes à queimadas e incêndios. Basta entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ibama, Prefeitura, e Instituto Florestal.

boletim_diario_de_focos_de_calor_-_13setembro2017.pdf



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES