Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos

O objetivo da sala é ter um ambiente que detecte, monitore e coordene respostas às emergências em saúde pública que surgirem.

Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) implantou na cidade de Picos um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS PI). Será o primeiro Cievs Regional do Piauí, que vai atender ao município de Picos e mais de 40 cidades da região. A cidade piauiense foi escolhida pelo Ministério da Saúde para receber um Centro de Informações Regional. O Cievs foi instalado no Piauí em fevereiro de 2020, na capital, Teresina.

O Cievs funciona como uma unidade componente da Rede de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública. O objetivo da sala é ter um ambiente que detecte, monitore e coordene respostas às emergências em saúde pública que surgirem, como doença de notificação compulsória imediata, surtos ou epidemias, tentativas de suicídio, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos de massa.

Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos (Foto: Reprodução)Segundo a Coordenadora do Cievs/PI, Amélia Costa, duas técnicas vão coordenar o Cievs Regional de Picos, que estará vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde. “O Centro vai estar apto a receber todas as informações sobre os agravos de saúde, conhecendo os surtos e epidemias na cidade de Picos e nos mais de 40 municípios da região”, afirma.

Leia Mais

Amélia afirma que o Cievs vai ter banco de dados para realizar investigação sobre doenças e orientar a população sobre ações preventivas diante das patologias. O Cievs Regional de Picos vai funcionar numa sala na Policlínica de Picos no centro, prédio do antigo BEP. O Centro de Informações de Picos vai ser coordenado pelas técnicas da Sesapi, Luana Dantas e Ana Danúsia.

Sesapi implanta primeiro Cievs Regional na cidade de Picos (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES