SEÇÕES

Denis Constantino

Coluna do jornalista Denis Constantino com as notícias mais quentes do mundo policial

Lista de Colunas

Grupo especializado em roubos de veículos em Teresina está entre os alvos da Operação Cerco Fechado

Facção PCC atuava com violência no Parque Universitário

Polícia Civil do Piauí deflagra Operação Cerco Fechado | Reprodução | TV Meio

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou nesta quinta-feira (2), a “Operação Cerco Fechado”, com o objetivo de combater diversos crimes, incluindo o tráfico de drogas, homicídios, estupros, violência doméstica e, principalmente, roubos e furtos de veículos praticados de forma violenta por membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

GRUPO VIOLENTO

No bairro Parque Universitário, zona Leste de Teresina, uma célula da facção criminosa foi desarticulada após o cumprimento de 30 mandados judiciais, sendo que nove pessoas foram presas na região, três delas em flagrante. De acordo com as investigações, o grupo era especializado em invadir residências e fazer reféns para roubar carros e motocicletas.

“Eles atuavam no roubo de veículos no Parque Universitário agindo com violência, fazendo reféns. A maioria eram jovens, adolescentes iniciando a vida no crime”, afirmou o delegado Laércio Evangelista, chefe do DRACO.

Entre os presos está Sauan, de 21 anos, natural de Campo Maior, que trabalhava em uma distribuidora e é apontado como colaborador direto da facção. Contra ele pesam acusações de envolvimento com o tráfico de drogas e repasse de informações estratégicas ao PCC. Na casa dele, a polícia encontrou entorpecentes e celulares, que serão periciados.

Outro nome identificado é Francisco Estefânio, também vinculado à organização criminosa e investigado por tráfico de drogas na região da Pedra Mole.

A operação no Parque Universitário foi a terceira realizada no local somente neste ano. Segundo o DRACO, a investigação mostrou que adultos e adolescentes vinham atuando juntos nos crimes, inclusive utilizando bailes de reggae como pontos de encontro, para ostentar armas e fortalecer laços dentro da facção.

“São indivíduos com vários antecedentes criminais, alguns deles com mais de 10 passagens pelo sistema socioeducativo e pelo sistema prisional. Muitos já integram o PCC formalmente e estavam ativos no tráfico e nos roubos na zona Leste”, detalhou Laércio Evangelista.

A Operação Cerco Fechado, determinada pela Delegacia-Geral da Polícia Civil, integra o programa Pacto Pela Ordem, da Secretaria de Segurança Pública. Mais de 500 policiais civis participaram da ação, com apoio da Polícia Militar, Força Tática, BOPE, FEISP e outras unidades.

Até o momento, em todo o estado do Piauí, já foram:

    •    63 pessoas presas,

    •    60 mandados judiciais cumpridos,

    •    9 veículos apreendidos,

    •    Mais de R$ 778 mil em dinheiro e bens confiscados.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também