Três policiais militares foram afastados de suas funções no 1º Batalhão da Polícia Militar do Piauí após se envolverem em crimes e condutas irregulares. Um deles foi alvo de uma operação da Polícia Federal por participação em arrombamentos milionários a agências da Caixa Econômica Federal. Os outros dois foram flagrados dormindo dentro de uma viatura durante o expediente.
OPERAÇÃO DA PF
No dia 25 de abril de 2025, a PF deflagrou a operação Subversivos contra um esquema, oriundo de Santa Catarina, que arrombava caixas eletrônicos na cidade de Altos (PI). Dois policiais militares do Piauí foram presos, mas acabaram soltos após a finalização do prazo de prisão temporária.
Um dos policiais é Fabrício de Sousa Vanderley, que integrava o 1º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região central de Teresina. Atualmente, ele não faz mais parte da unidade.
POLICIAIS DORMINDO
Ainda em 2025, outros dois policiais do 1º BPM foram pegos dormindo dentro de uma viatura na Av. Maranhão, em Teresina. Eles foram presos, levados para o presídio militar, mas tiveram o alvará de soltura autorizado pela Justiça. Atualmente, os agentes não fazem mais parte da unidade e foram transferidos para outros batalhões na capital.