Escrito por Jéssica Machado.
Um homem identificado como Janildo Amaro de Oliveira, conhecido popularmente como “Galego”, morreu após uma troca de tiros com a polícia na madrugada desta quarta-feira (28), na localidade Capim Grosso, zona rural do município de Luzilândia, no Norte do Piauí. Ele é apontado como mandante da execução do pescador Francisco Pereira Rocha, conhecido como “Chico Sapato”.
Janildo seria líder da “Tropa do G”, ligada à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), com atuação predominante na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar. O suspeito era natural da Paraíba e tinha 20 passagens pela polícia, sendo, inclusive, procurado pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte.
"Tivemos conhecimento de vários mandados de prisão, por vários crimes, principalmente com relacionados a tráfico de droga e homicídios", disse o coronel Jacks Galvão, comandante do Departamento Geral de Operações.
Após sofrer uma tentativa de homicídio no Rio Grande do Norte, o indivíduo fugiu para o Piauí, passando a se deslocar constantemente para evitar capturas. O suspeito já havia sido alvo de operações conjuntas das Polícias Civis da Paraíba e do Rio Grande do Norte, inclusive em municípios piauienses como José de Freitas e Cabeceiras, e mantinha bases criminosas em cidades como Piracuruca, Barras, Piripiri, Cabeceiras e Castelo.
Ao receber voz de prisão, o suspeito fugiu para uma área de mata atrás do imóvel e atirou contra os policiais. As equipes reagiram e o atingiram. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Júlio Hartman, mas não resistiu.
Com ele, foram apreendidos um revólver calibre .38 com munições e três celulares. O material foi encaminhado à Delegacia Seccional de Esperantina para os procedimentos legais.
RELEMBRE O CASO
O crime aconteceu na comunidade Olinda, zona rural de José de Freitas, no dia 13 de janeiro de 2026. Francisco Pereira estava em uma bicicleta quando foi abordado por dois homens que estavam em uma motocicleta preta, segundo o sargento Quaresma, do 16º BPM, à época do ocorrido. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no trajeto para o hospital. Os autores dos disparos ainda estão foragidos.
MOTIVAÇÃO
A principal linha de investigação aponta que o crime pode ter sido motivado pela suspeita de que a vítima teria repassado informações à polícia sobre o paradeiro de um grupo criminoso na comunidade. Conforme apurado pela coluna, três homens foram presos no âmbito da operação “Rastro de Sangue”.
Eles fugiram para o Rio Grande do Norte. Segundo a polícia, o grupo também seria responsável por outro homicídio em José de Freitas. Os suspeitos ainda transitavam entre as cidades de Barras, Luzilândia e José de Freitas.
CÂMERAS DE SEGURANÇA
Câmeras de segurança registraram dois homens em uma motocicleta preta circulando pela comunidade Olinda, momentos após o assassinato do pescador Francisco Pereira. As imagens mostram a dupla usando capacetes. O condutor da moto vestia camisa de manga longa azul, enquanto o passageiro usava camisa de manga longa vermelha.