A Polícia Civil do Piauí realizou na manhã desta segunda-feira (22) uma operação para cumprir mandados contra suspeitos de envolvimento no ataque a tiros que matou Francisco Júnior de Sousa. Até o momento, um homem foi localizado. A ação foi coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da Polícia Militar.
O crime aconteceu na noite de 16 de julho de 2023, nas proximidades de uma casa de eventos no bairro Cidade Jardim, na região da Pedra Mole, zona Leste da capital. Segundo a polícia, Francisco Júnior foi atingido por disparos feitos por ocupantes de um veículo contra um grupo de pessoas que estava em via pública. A investigação aponta que o ataque teria relação com disputa entre facções criminosas. A vítima teria sido baleada por engano.
Francisco Júnior foi atingido na cabeça, ficou internado por 17 dias no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e morreu no dia 3 de agosto de 2023. Outras duas pessoas também foram baleadas, mas sobreviveram.
De acordo com o delegado Natan Cardoso, um dos mandados de prisão foi cumprido dentro do sistema prisional, já que o suspeito estava preso por outro homicídio. A operação reuniu duas investigações que seguem em andamento no DHPP. Durante a ação, aparelhos celulares e outros materiais foram apreendidos e devem auxiliar no avanço das investigações.
SEGUNDO CASO
Além desse caso, a operação também apura o homicídio de Marcos Paulo do Nascimento Sousa, ocorrido na madrugada do dia 12 de dezembro, na região do bairro Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina. A vítima foi atingida por um disparo na cabeça próximo à residência onde morava. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital Mariano Castelo Branco, mas não resistiu aos ferimentos.
Testemunhas informaram que o suspeito fugiu logo após o crime. Segundo a polícia, esse homicídio também está ligado a conflitos entre facções criminosas. Até o momento, os suspeitos desse caso seguem foragidos.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar e prender todos os envolvidos nos dois crimes.