Em 1986, o jornalista Jota Leite se tornou o primeiro apresentador da TV Timon, atual Rede Meio. Ele foi o responsável por apresentar o Cidade 7, primeiro telejornal local, transmitido diretamente de Timon (MA) para toda a região. Hoje, aos 83 anos, o comunicador relembrou várias histórias e bastidores durante entrevista ao podcast “PodMeio”.
Do interior de São Paulo ao Maranhão
Paulista de Araquara, Jota Leite conta que trabalhava no Paraná, quando foi convidado a integrar o projeto da TV Timon. “Fui levado pelo ex-deputado José Teixeira. A emissora havia conseguido a concessão e precisava de um profissional com alguma experiência. E lá fui eu para Timon, onde passei 15 anos da minha vida”, disse.
Além de construir uma trajetória profissional sólida na emissora, ele também construiu raízes na cidade: dois filhos nasceram em Timon — um deles se tornou médico, o outro seguiu a carreira jornalística do pai.
Primeiro dia no ar
O início foi marcado por desafios técnicos e muita criatividade. “Era um rolo danado. Todo mundo queria ajudar, opinava, puxava fio, iluminava com o que tinha. Mas saiu um belo jornal. Todo mundo meteu a mão e, no final, foi só alegria”, relembra Jota.
Cobertura histórica: a vitória de Alberto Silva
Um dos momentos mais marcantes da história da TV Timon, segundo Jota Leite, foi a transmissão ao vivo da vitória de Alberto Silva ao Governo do Piauí em 1986, durante uma eleição bastante acirrada: “Ninguém acreditava que conseguiríamos fazer essa transmissão. Mas fui a São Paulo, conversei com o pessoal do SBT, e eles enviaram uma equipe técnica completa. Foi um sucesso total. Um marco na história da emissora.”
Donizetti Adalto e a missão de revolucionar a TV
Outro episódio importante citado por Jota foi a chegada do jornalista Donizetti Adalto, que ele conhecia desde os tempos de Paraná: “Ele era polêmico, corajoso e trouxe uma nova forma de fazer jornalismo. Foi um dos responsáveis por colocar a emissora na liderança de audiência.” O jornalista também destacou o impacto de programas como o Patrulha da Cidade, com estilo investigativo e policial, que marcaram época na grade local.
Mensagem de gratidão e orgulho
Quatro décadas depois, Jota Leite não esconde a emoção de ter feito parte da fundação da emissora: “Tenho orgulho de ter participado. Construí uma casa em frente à TV para estar sempre perto. Só guardo boas lembranças. Fizemos amigos, criamos uma identidade, plantamos uma semente que hoje floresce com o Grupo Meio sendo uma das maiores empresas de comunicação do Nordeste.”