O novo bispo da Diocese de Campo Maior, Dom Benedito Araújo, será oficialmente acolhido pela comunidade católica. A posse canônica está marcada para este sábado (17) e deve reunir fiéis, padres e autoridades religiosas de várias regiões.
Dom Benedito chegou ao Piauí nesta semana e foi recebido no aeroporto por membros do clero, seminaristas e representantes da Diocese. Em entrevista à TV Meio Norte, ele destacou a alegria de iniciar a nova missão e afirmou que chega com o coração aberto para conhecer a realidade local e servir à Igreja.
“São 14 anos de missão, em uma jurisdição territorial, Guajará-Mirim, com mil quilômetros de fronteira com a Bolívia. Então, com tantos e tantos desafios, mas, antes de tudo, sentimento de louvor, de gratidão e, acima de tudo, de aprendizado. A gente se coloca nas mãos de Deus, juntamente com toda a dinâmica da Igreja local, com esse intuito de bem servir”, falou.
“De forma que eu venho com o coração aberto, cheguei ontem, fui acolhido por Dom Joarês e também por parte do presbitério da Diocese de Campo Maior, no aeroporto, juntamente com os seminaristas. E agora é só expectativa para o dia de amanhã, onde celebraremos essa acolhida com a presença também dos padres e de outros convidados”, falou.
A programação da posse começa na tarde deste sábado. Dom Benedito sairá de Teresina por volta das 14h, com destino a Campo Maior. A acolhida está prevista para iniciar às 17h, com recepção na entrada da cidade, pela PI-115, seguindo em caminhada até a Catedral de Santo Antônio.
A missa de posse canônica será celebrada às 18h, na Catedral de Santo Antônio, e contará com a presença de bispos, padres, convidados e fiéis de vários municípios da diocese.
Natural de Itapecuru-Mirim (MA), Dom Benedito Araújo tem 61 anos e atuou por 14 anos como bispo da Diocese de Guajará-Mirim, em Rondônia, região de fronteira com a Bolívia. Ele foi nomeado bispo de Campo Maior pelo Papa Leão XIV, após a diocese ficar vacante.
A Diocese de Campo Maior abrange 26 municípios, com uma população estimada em mais de 300 mil habitantes, a maioria de tradição católica. Dom Benedito afirmou que, neste início de missão, pretende conhecer as comunidades, pastorais e movimentos, ouvindo o povo e dando continuidade ao trabalho já realizado pelos bispos anteriores.