Entenda como funciona a simulação de evacuação da barragem de Boa Esperança

A ação foi coordenada por equipes de Resposta, Prevenção e Engenharia da Defesa Civil e pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Avalie a matéria:
Simulação de evacuação da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe | Divulgação - Defesa Civil do Estado do Piauí

As equipes de Resposta, Prevenção e Engenharia da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizam, desde o último domingo (26), uma simulação de evacuação na área próxima à Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Guadalupe. A ação é coordenada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

O QUE ACONTECE NA SIMULAÇÃO?

A medida foi pensada para situações como um aumento repentino da vazão da barragem ou o rompimento da estrutura. Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil, o Plano de Ação Emergencial estabelece a zona de alto salvamento, que é a área onde uma possível inundação poderia afetar a população. 

O plano ainda mobiliza e capacita os moradores, definindo rotas de fuga e pontos de encontro onde a população seria acolhida pela Chesf e pela Defesa Civil do Estado.

Usona Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Guadalupe (Foto: Defesa Civil do Piauí)

RESPOSTA MAIS RÁPIDA

O treinamento busca uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência, com o intuito também de identificar pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais. 

População acompanha simulação de evacuação da Barragem de Boa Esperança (Foto: Werton Costa)

Segundo a Chesf, a ação planeja construir uma cultura de prevenção em parceria com a Defesa Civil do Estado do Piauí e fortalecer a ação do sistema estadual de proteção.

aprimoramento de ações

Fernando Rêgo, assistente social da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, ressaltou que a ação ajudará a desenvolver estratégias mais eficazes de resposta em situações reais. “Os exercícios proporcionarão experiência prática para nossos profissionais na gestão de emergências”, concluiu.

Nesta segunda-feira (27), a Defesa Civil realizará um simulado de mesa restrito às autoridades, e à tarde, um exercício de evacuação com a participação de mais de 300 pessoas da comunidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES