Entenda como funciona a simulação de evacuação da barragem de Boa Esperança

A ação foi coordenada por equipes de Resposta, Prevenção e Engenharia da Defesa Civil e pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

Avalie a matéria:
Simulação de evacuação da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe | Divulgação - Defesa Civil do Estado do Piauí

As equipes de Resposta, Prevenção e Engenharia da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) realizam, desde o último domingo (26), uma simulação de evacuação na área próxima à Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Guadalupe. A ação é coordenada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).

O QUE ACONTECE NA SIMULAÇÃO?

A medida foi pensada para situações como um aumento repentino da vazão da barragem ou o rompimento da estrutura. Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria de Defesa Civil, o Plano de Ação Emergencial estabelece a zona de alto salvamento, que é a área onde uma possível inundação poderia afetar a população. 

O plano ainda mobiliza e capacita os moradores, definindo rotas de fuga e pontos de encontro onde a população seria acolhida pela Chesf e pela Defesa Civil do Estado.

Usona Hidrelétrica de Boa Esperança, no município de Guadalupe (Foto: Defesa Civil do Piauí)

RESPOSTA MAIS RÁPIDA

O treinamento busca uma resposta rápida e eficiente em casos de emergência, com o intuito também de identificar pontos fortes e áreas de melhoria nos procedimentos operacionais. 

População acompanha simulação de evacuação da Barragem de Boa Esperança (Foto: Werton Costa)

Segundo a Chesf, a ação planeja construir uma cultura de prevenção em parceria com a Defesa Civil do Estado do Piauí e fortalecer a ação do sistema estadual de proteção.

aprimoramento de ações

Fernando Rêgo, assistente social da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, ressaltou que a ação ajudará a desenvolver estratégias mais eficazes de resposta em situações reais. “Os exercícios proporcionarão experiência prática para nossos profissionais na gestão de emergências”, concluiu.

Nesta segunda-feira (27), a Defesa Civil realizará um simulado de mesa restrito às autoridades, e à tarde, um exercício de evacuação com a participação de mais de 300 pessoas da comunidade.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES