SEÇÕES

GCM era extremamente grosseiro e não aceitava que Penélope trabalhasse, diz delegada

Francisco Fernando está preso e foi indiciado por homicídio qualificado, feminicídio e tentativa de homicídio.

Francisco Fernando, Penelope Brito, e Thciano Ribeiro | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Enquanto o guarda civil municipal Francisco Fernando de Oliveira Castro e Penélope Brito eram casados, ele era “extremamente grosseiro” e até se incomodava pelo fato dela também ser GCM, segundo a delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídios do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Quando foi analisado o contexto da relação do casal, foi nos trazendo informações que foram importantes, principalmente o contexto de abusividade que Penélope vivia na relação. Ele era extremamente grosseiro, ele se incomodava pelo fato de Penélope ocupar um posto de comando de uma unidade que ele fazia parte [...] Francisco Fernando era extremamente grosseiro na relação e isso foi trazido por familiares e amigos próximos, disse a delegada em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4).

Delegada Nathalia Figueiredo | FOTO: Ivan Lima

ENTENDA O CASO:

Francisco e Penélope estavam separados há cerca de cinco meses e, mesmo assim, ele não aceitava o término. Penélope estava em um novo relacionamento, com o vereador Thiciano Ribeiro. No dia 27 de agosto, os dois foram perseguidos e assassinados com diversos tiros no Centro Sul de Teresina. O crime foi premeditado. 

Quando a irmã dele (do suspeito) foi ouvida, ela relatou que ele realmente passava dias aqui, mas a questão do domicílio ou não, não foi comprovado.O que que a gente sabe: ele estava de plantão no dia 26, que por volta das 23 horas, ao finalizar o seu plantão (em Parnaíba), ele se dirigiu para Teresina. A gente acredita que isso tem inclusive acontecido no momento em que ele ficou sabendo que Thiciano e Penélope se encontravam na cidade (Teresina), esclareceu a delegada.

Thiciano Ribeiro e Penelope Brito | FOTO: Reprodução

PENELOPE TEMIA SER MORTA

A investigação revelou que Penélope estava sendo ameaçada pelo ex-marido, e chegou até a procurar apoio psicológico. “Testemunhas nos trouxeram a preocupação dela em pedir medida protetiva”, disse a delegada. 

É o que eu quero deixar muito: jamais, e isso a gente tem batido desde o início, jamais a vítima terá culpa de ter sido vítima, se é que a gente pode falar assim. Porque, de fato, numa relação você não imagina que a pessoa poderia fazer isso. Não menospreze a atitude de um agressor, completou a delegada. 

Assassino de GCM e vereador em Teresina | FOTO: Reprodução

INDICIAMENTO

Francisco Fernando está preso e foi indiciado por homicídio qualificado, feminicídio e tentativa de homicídio, levando em consideração que, no momento do ataque ao casal, um taxista - que não tinha nada a ver - ficou ferido.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também