A última noite do Seduckathon 2025 foi marcada pelo anúncio dos vencedores da maior maratona estudantil de inovação do Brasil. Após três dias de programação intensa envolvendo tecnologia, empreendedorismo, palestras e mentorias, o evento foi encerrado nesta quarta-feira (25), no Theresina Hall, com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).
Na categoria de Tecnologia da Informação, o primeiro lugar ficou com o CETI Liceu Parnaibano, da cidade de Parnaíba. Com o projeto apresentado, a equipe garantiu intercâmbio na Coreia do Sul. Já na categoria Empreendedorismo, o título foi conquistado pelo CETI Paulistana, do município de Paulistana.
LISTA
Além das duas equipes vencedoras gerais, outros 10 times da área de Tecnologia da Informação foram premiados:
Ranking – Tecnologia da Informação
10º: CETI Raimundinho Andrade (Campo Maior)
9º: CETI Pinheiro Machado (Teresina)
8º: CETI Dona Maria Antonieta (Valença)
7º: CETI Nossa Senhora do Patrocínio (Pio IX)
6º: CETI Professora Angelina Mendes Braga (Pedro II)
5º: CETI José Narcísio (Piripiri)
4º: CETI Francisca Pereira (Fronteiras)
3º: CETI Álvaro Rodrigues (Itainópolis)
2º: CETI Professor José Pacífico (Teresina)
1º: CETI Liceu Parnaibano (Parnaíba) 🏆
Os quatro primeiros lugares dessa categoria puderam escolher os destinos do intercâmbio. O CETI Liceu Parnaibano optou pela Coreia do Sul, enquanto os segundos e terceiros colocados escolheram os Estados Unidos. O quarto lugar irá para a Alemanha.
Além dos premiados nas duas categorias principais, outros 20 estudantes com as melhores notas da rede estadual, segundo avaliação da Seduc, também foram selecionados para intercâmbio internacional. Os destinos ainda não foram divulgados.
O governador Rafael Fonteles também anunciou uma nova oportunidade: 10 times, compostos por 5 estudantes e 5 professores da rede pública estadual, irão visitar o Impa Tech, uma das maiores escolas de matemática do país, localizada no Rio de Janeiro. “É mais uma forma de valorizar o talento dos nossos alunos e ampliar suas experiências com educação de excelência”, afirmou.
O Seduckathon integra as estratégias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para fortalecer o ensino de inovação e tecnologia nas escolas públicas, além de contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais do Piauí. Atualmente, o estado tem o melhor IDEB do Nordeste e o quarto do país.