Imepi e Deccoterc apreendem 30 balanças falsificadas em mercados de Teresina

As balanças recolhidas são consideradas impróprias para uso em estabelecimentos comerciais por não conter modelo de aprovação do INMETRO

Avalie a matéria:
Balanças apreendidas em Teresina | Ascom

Em mais um dia de fiscalização contra o uso de balanças importadas, fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), em parceria com policiais da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc), apreenderam 30 balanças falsificadas, nesta terça-feira (4), nos mercados do Mafuá, São Joaquim e do centro de Teresina. 

CONSUMIDOR ESTAVA SENDO LESADO

As balanças recolhidas são consideradas impróprias para uso em estabelecimentos comerciais por não conter modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os comerciantes envolvidos receberam auto de infração e os instrumentos de pesagem foram levados para garantir que o consumidor não seja lesado na hora de fazer sua compra.

Patrícia Leal, diretora-geral do Imepi, reforça o combate contra o uso de balanças piratas e explica como o órgão tem trabalhado para intensificar as fiscalizações em várias regiões do Piauí.  "Nossas fiscalizações acontecem rotineiramente. Todos os dias fiscais do Imepi estão nas ruas de Teresina e também do interior com o objetivo de retirar de circulação esses produtos falsificados.  Temos recebido também o apoio dos agentes da Deccoterc para garantir que as fiscalizações possam seguir seu pleno funcionamento, com mais agilidade e segurança", destaca.

Balança apreendida em mercado de Teresina - Foto: Divulgação/Imepi

COMO DENUNCIAR?

As multas para comerciantes podem chegar até o valor máximo de R$ 1,5 milhão, a depender do grau da infração, reincidência e porte da empresa. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES