Imepi realiza apreensão de fios e cabos elétricos irregulares em Teresina

Ao todo, dez estabelecimentos comerciais na venda de fios e cabos elétricos foram vistoriados e sete receberam auto de infração na capital.

Avalie a matéria:
Imepi realiza apreensão de fios e cabos elétricos irregulares em Teresina | Ascom

O setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu mais de 30 rolos de fios e cabos elétricos irregulares em Teresina. A fiscalização faz parte da operação "Energia Segura" desencadeada nesta semana pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com os órgãos delegados de cada estado.

Ao todo, dez estabelecimentos comerciais especializados na venda de fios e cabos elétricos foram vistoriados e sete receberam auto de infração na capital. A Operação Energia Segura iniciou em Teresina e será estendida para diversos municípios do interior do Piauí, a partir desta terça-feira (11).

Conforme o coordenador do setor da Qualidade do Imepi e responsável pela operação no Piauí, Aquiles Neto, o estabelecimento notificado e o fabricante estão sujeitos a multas que podem chegar a R$ 1,5 milhão. "De dez lojas visitadas em Teresina encontramos irregularidades em sete empresas, um índice considerado alto. Agora vamos nos deslocar para o interior do estado com o intuito de intensificar o número de apreensões na área de fios e cabos elétricos", ressalta.  

A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, alerta sobre os perigos ao adquirir um fio considerado irregular para sua residência ou estabelecimento comercial. "Além do prejuízo financeiro na conta de energia, o consumidor corre sérios riscos. Um fio irregular pode superaquecer e causar um curto-circuito. Por isso, temos aumentado o número de fiscalizações nesse contexto e sempre alertamos ao consumidor que fique atento na hora da compra. Se o fio estiver abaixo do preço de mercado ou se for muito leve, recomendamos alerta em relação ao produto", explica.

COMO DENUNCIAR?

Para encaminhar denúncias ao Imepi, a população em geral pode entrar em contato por meio do WhatsApp da ouvidoria do órgão (86) 99456-1921. A operação "Energia Segura" segue em todo o Brasil até sexta-feira (14).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES