Os jornalistas Filipe Guedes e Alecio Rodrigues, do Grupo Meio Norte, foram destaque nacional nesta semana ao conquistarem o 1º lugar em importantes premiações brasileiras nas categorias de vídeo e texto. Ambos foram reconhecidos pelos prêmios ABDE de Jornalismo e Ministério Público do Piauí, que celebram trabalhos de relevância social e impacto público.
CATEGORIA VÍDEO NACIONAL
Com mais de dez anos de carreira, Filipe Guedes garantiu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) de Jornalismo na categoria vídeo nacional. Sua reportagem, intitulada “Sistema Agroflorestal: projeto reúne conhecimentos ancestrais de produção sustentável”, destacou práticas de produção que unem saberes tradicionais e preservação ambiental. O trabalho concorreu com 258 inscrições, enviadas por profissionais de 23 estados das cinco regiões do país.
A gente foi até Parnaíba conhecer uma iniciativa muito legal, que é a iniciativa Agro Florestal, e mostramos um pouco dessa realidade de sistema produtivo, mas também a gente conversou com pessoas de todo o país. Tivemos a participação de representantes da Bahia, uma fala do ministro do desenvolvimento social, e trouxemos a tona uma pauta que que acontece aqui no estado do Piauí, e que pode ser exemplo também para outros estados do país. Esse reconhecimento mostra também, não só a valorização do nosso trabalho, como a valorização dessas iniciativas que acontecem aqui no nosso estado.
CATEGORIA REPORTAGEM ESCRITA
No 10º Prêmio do Ministério Público do Piauí, o jornalista Alécio Rodrigues alcançou o primeiro lugar na categoria reportagem escrita. Com o tema “Do luto à luta: MPPI defende Tribuna do Júri ao blogueiro Lokinho por acidente”, o repórter abordou o caso de atropelamento que resultou em duas mortes e mobilizou familiares em busca de justiça. A reportagem destacou a atuação institucional diante de crimes de grande repercussão social.
Eu falei sobre o acidente do caso Lokinho, porque é algo muito emblemático. Até hoje não há uma resolução ou a justiça feita de fato para a família que busca a condenação e o júri popular para desenvolver esse acidente. Esse tema me prendeu bastante, me fez querer escrever. Acho que isso foi o diferencial, de certa forma, eu acho que foi isso também que fez eu me consagrar vitorioso, porque escrevi com o coração, também buscando esse alento para a família.
A edição deste ano do prêmio do Ministério Público teve como eixo central a parceria entre imprensa e MP na defesa dos interesses coletivos e na promoção da justiça. As conquistas reforçam o compromisso do Grupo Meio Norte com o jornalismo de qualidade e de relevância social.