SEÇÕES

Piauiense brilha e garante bronze com o Brasil no Sul-Centro Americano de Handebol Sub-15

Integrante da equipe nacional, Maria Vitória participou de uma fase de treinamentos em São Bernardo do Campo (SP),

Maria Vitória, aluna do Ceti Governador Freitas Neto, exibe como orgulho medalha de bronze | Foto: Ascom Seduc
Siga-nos no

Aos 15 anos, a estudante Maria Vitória Castro Pires, do 9º ano do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Freitas Neto, em Teresina, mostrou que dedicação, talento e oportunidade formam uma combinação poderosa. A jovem conquistou a medalha de bronze com a Seleção Brasileira de Handebol Sub-15 no Campeonato Sul-Centro Americano, realizado no Paraguai, e levou o nome do Piauí e das escolas da rede estadual ao pódio internacional.

Integrante da equipe nacional, Maria Vitória participou de uma fase de treinamentos em São Bernardo do Campo (SP), com todo o suporte garantido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que custeou passagens, hospedagem e alimentação. A conquista, segundo ela, é o resultado de anos de esforço e do incentivo que recebeu na escola.

“Representar o Brasil foi a realização de um sonho. Quando entrei no handebol, nunca imaginei chegar tão longe. Agradeço à minha escola e à Seduc por acreditarem em mim e mostrarem que o esporte pode transformar vidas”, contou emocionada a estudante.

Treino e dedicação ao esporte

O feito de Maria Vitória é reflexo da política de fortalecimento do esporte educacional nas Escolas de Tempo Integral do Piauí. Por meio do Programa Seduc Esportiva, o Governo do Estado tem ampliado as oportunidades para jovens atletas, garantindo suporte técnico, logístico e financeiro para participação em competições nacionais, como os Jogos da Juventude, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e as Paralimpíadas Escolares.

No Ceti Governador Freitas Neto, o handebol é mais do que uma atividade física. É parte da rotina escolar e um espaço de aprendizagem que ajuda a desenvolver valores como trabalho em equipe, disciplina e superação. A modalidade integra as ações do esporte educacional, que buscam promover o desenvolvimento integral dos estudantes, dentro e fora das salas de aula.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que o esporte é um dos pilares da educação em Tempo Integral e vem transformando a realidade dos jovens piauienses. “O esporte é um poderoso instrumento de transformação. Ele ensina disciplina, foco, empatia e trabalho em equipe. Faz parte da formação integral que defendemos nas escolas Seduc. Quando vemos uma estudante como Maria Vitória levando o nome do Piauí e do Brasil para o pódio, temos a certeza de que estamos no caminho certo: o de uma educação que gera oportunidades reais e transforma vidas”, finalizou.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também