Prazo para negociar débitos do ICMS inscritos na dívida ativa termina na sexta

Os descontos sobre as multas e juros podem chegar a 95%. Vale ressaltar que podem ser negociados os débitos vencidos até 30 de junho de 2023.

Avalie a matéria:
Cédulas de real | Reprodução

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) alertam que termina, na próxima sexta-feira (31), o prazo para negociar débitos fiscais inscritos na dívida ativa, com até 95% de desconto sobre os juros e multas.

“É uma ótima oportunidade para os contribuintes ficarem adimplentes com o fisco estadual, com condições bastante favoráveis. Além de ser uma ação importante para o Estado, porque a eficiente cobrança da dívida ativa contribui para a manutenção do equilíbrio fiscal, auxilia na redução da sonegação e fortalece a capacidade do Estado de cumprir suas obrigações perante a sociedade”, afirma a superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos.

Vale ressaltar que esses débitos fiscais devem estar datados até 30 de junho de 2023.  Segundo o procurador do Estado, Flávio Coelho, que é chefe da Procuradoria Tributária, os descontos ofertados são uma boa oportunidade para que os contribuintes tenham os débitos quitados junto ao Estado.

A iniciativa também faz parte da campanha do governo realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), denominada Mutirão de Execução Fiscal do Estado, que iniciou no último dia 20 e prossegue até esta quarta-feira (29), no Tribunal de Justiça, ao lado do fórum e por trás da Assembleia Legislativa.

“Os débitos podem ser negociados tanto de forma presencial como também virtualmente, pelo próprio site da Sefaz-PI, www.sefaz.pi.gov.br, por meio do certificado digital. Se o contribuinte preferir, também pode se dirigir até a sede da PGE, na zona leste”, ressalta Flávio Coêlho.

O Governo do Estado permitiu a anistia de débitos do ICMS, relativos à dívida ativa, por meio da Lei n. 8.367/2024, publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE) Nº 85, no dia 03 de maio de 2024.

CONFIRA AS PRINCIPAIS VANTAGENS:

– 95% de desconto nos juros e multas - pagos à vista até o dia 31 de maio;

– 80% de desconto nos juros e multas - pagos em até 24 parcelas;

– 60% de desconto nos juros e multas - pagos em até 48 parcelas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES