Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, nesta quarta-feira (7), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Martins, falou sobre o preparo da Justiça Eleitoral para as eleições gerais de 2026, alertou sobre a baixa adesão à biometria no estado e comentou o processo envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros, investigada por suposto apoio de facção criminosa.
Segundo o desembargador, o TRE-PI já está em plena mobilização logística e operacional para garantir um pleito limpo, seguro e transparente. O eleitor brasileiro voltará às urnas no dia 4 de outubro de 2026 para escolher presidente da República, governador, dois senadores, deputados federais e estaduais.
“É muito importante a participação do cidadão eleitor nesse processo democrático, porque fortalece a democracia brasileira”, afirmou.
Biometria: mais de 70 mil eleitores irregulares no Piauí
Um dos principais alertas feitos pelo presidente do TRE-PI diz respeito à biometria eleitoral. De acordo com Sebastião Martins, mais de 70 mil eleitores piauienses ainda não realizaram o cadastro biométrico, problema que foi intensificado devido a suspensão do serviço durante a pandemia da Covid-19.
Ele reforçou que o prazo para alistamento eleitoral, transferência de domicílio e regularização da biometria vai até o dia 6 de maio. “Estamos convocando esses eleitores para procurarem os cartórios eleitorais. A biometria traz mais segurança e mais rapidez ao processo eleitoral”, destacou.
Em nível nacional, cerca de 20 milhões de brasileiros ainda não cadastraram a biometria, segundo dados divulgados pelo TRE em outubro do ano passado.
Preparativos e logística das eleições
O desembargador informou ainda que o TRE-PI está em fase de licitação de contratos essenciais, como transporte terrestre e aéreo de urnas eletrônicas. Seis urnas do interior do estado serão sorteadas para passar por teste de integridade, o que exigirá o uso de aeronaves.
A expectativa é de uma grande mobilização:
• Mais de 40 mil mesários
• Cerca de 5 mil auxiliares
• Aproximadamente 50 mil pessoas envolvidas diretamente no processo eleitoral no Piauí
Forças federais devem ser reduzidas em 2026
Questionado sobre a presença das Forças Armadas nas eleições, Sebastião Martins lembrou que, em 2024, o Piauí liderou o ranking nacional de pedidos de apoio do Exército Brasileiro, especialmente nas eleições municipais.
Para 2026, a expectativa é de redução desse apoio, já que as eleições gerais costumam ser menos acirradas e contam com maior presença da Polícia Militar nos municípios.
Caso Tatiana Medeiros e combate às facções
Durante a entrevista, o presidente do TRE-PI também comentou o caso da vereadora Tatiana Medeiros, presa e investigada por suposta eleição com apoio financeiro de facções criminosas. Segundo ele, o processo já não corre mais em sigilo, a instrução criminal foi concluída e o caso está em fase de diligências e alegações finais.
“Acredito que até o final de fevereiro teremos uma decisão final da Justiça Eleitoral nesse caso, que envolve a vereadora e mais sete pessoas”, afirmou.
O desembargador reforçou que a Justiça Eleitoral atua em parceria com órgãos de inteligência e que candidatos com vínculos comprovados com o crime organizado podem ter seus registros indeferidos, após impugnação do Ministério Público Eleitoral.
Balanço da gestão no TRE-PI
Sebastião Martins encerra seu mandato à frente do TRE-PI no dia 8 de abril. Ele avaliou sua gestão como positiva e destacou o reconhecimento nacional recebido pelo tribunal.
O TRE-PI conquistou:
• Selo Ouro do CNJ em 2024 e 2025
• Selo Diamante do TSE em 2025, honraria concedida a apenas três estados: Piauí, Paraná e São Paulo
“Foi o reconhecimento do trabalho, da eficiência e da transparência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí”, concluiu.