Quinze estudantes e três professores da rede pública estadual embarcam, nesta quarta-feira (19/11), para uma imersão acadêmica de 30 dias na China por meio do programa Do 'Piauí Para o Mundo'. A delegação é formada por alunos dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Pinheiro Machado e Agnelo Pereira da Silva, da capital, e Florisa Silva, do município de Bertolínia.
Os alunos foram selecionados após etapas do maior hackathon das escolas públicas do mundo, que reuniu milhares de participantes ao longo do ano.
Durante um mês, os jovens piauienses irão estudar no Institute for Digital Economy & Artificial Systems (IDEAS), em Xiamen, um dos principais centros de pesquisa em economia digital e inteligência artificial do país. A instituição, vinculada à rede de inovação dos BRICS, é reconhecida por desenvolver projetos de ponta em tecnologia, programação, robótica e sistemas inteligentes.
Imersão acadêmica
Além das aulas, os intercambistas participarão de visitas técnicas, atividades práticas em empresas e startups e terão contato direto com ambientes industriais baseados em IA, programação e automação. A agenda inclui ainda experiências culturais, gastronômicas e visitas aos principais pontos turísticos da cidade.
O superintendente executivo da Seduc, Rodrigo Torres, destacou que a preparação dos alunos para o intercâmbio representa um marco para a educação pública piauiense. Ele lembra que esta é a quinta delegação enviada ao exterior dentro do programa Do Piauí Para o Mundo, que já levou estudantes para países como Alemanha, Portugal, Coreia do Sul e Estados Unidos.
Segundo ele, os jovens que seguem para Xiamen terão a oportunidade de vivenciar aulas de tecnologia, robótica, inteligência artificial e programação, além de visitas a empresas e startups que aplicam inovação diretamente na indústria.
“É um privilégio para os nossos alunos terem essa vivência do outro lado do mundo, experimentando na prática o que há de mais avançado na tecnologia”, disse. “Depois da seleção, eles receberam uma série de orientações, e os pais assinaram o termo de compromisso. Toda essa organização é essencial para que tenham uma experiência segura e completa durante o intercâmbio”, completou o superintendente executivo.
Torres explicou ainda que a ampla seleção ao longo do ano, reuniu cerca de 9 mil participantes. O grupo escolhido, segundo ele, é formado por jovens que se destacaram pela afinidade com tecnologia, programação e atividades práticas.
Oportunidade única
A viagem, financiada integralmente pelo Governo do Estado, inclui passagens, hospedagem, alimentação, seguro saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico. Para muitos estudantes, trata-se da primeira experiência internacional, e até mesmo do primeiro voo.
O estudante Arthur Ruan Pereira contou que está vivendo um momento especial.
“Minhas expectativas são as melhores possíveis. É a minha primeira vez viajando de avião, realizando um sonho, e agradeço ao governo por dar essa oportunidade para os estudantes das escolas públicas”, disse.
Já Igor Claudino Estevam destacou a ansiedade e o desejo de aprender.
“Estamos indo para a China agora, e a expectativa é muito alta. Estou bem ansioso, eu e minha equipe. Esperamos conhecer novas culturas e agradecemos ao governo por liberar essas experiências incríveis”, relatou.
A diretora do Ceti Agnelo Pereira da Silva, Socorro Abreu, ressaltou a trajetória dos jovens dentro da escola e o orgulho pela conquista. Segundo ela, muitos dos alunos estão na instituição desde pequenos, o que torna a vitória ainda mais significativa.
“Serão muitos aprendizados que essa conquista vai trazer. Eles estão saindo do Brasil para adquirir novos conhecimentos serem multiplicadores”, afirmou.
A estudante Andressa Marcelli, também da unidade, enfatizou que viver um intercâmbio nunca pareceu tão possível.
“Eu sempre tive em mente sair do Brasil para estudar fora, mas não imaginei que essa realidade estivesse tão próxima de mim. Graças a Deus e ao Governo do Estado, conseguimos realizar esse sonho”, comemorou.
Expansão do programa em 2025
Para o próximo ano, o programa Do Piauí Para o Mundo ampliará sua abrangência e garantirá intercâmbio estudantil para 130 alunos e 26 professores da rede estadual. As delegações piauienses terão como destinos Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura, em uma ação que visa reafirmar o compromisso com a internacionalização da educação pública e com a formação de profissionais preparados para o cenário global.