SEÇÕES

Teresina terá mais de 37 mil famílias atendidas na 1ª fase do programa Gás do Povo

Essa etapa marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026.

Teresina integra o programa Gás do Povo e distribuirá recargas de gás | Foto: Gás do Povo
Siga-nos no

Teresina está entre as dez capitais que participam da primeira fase da operação nacional do programa Gás do Povo. A partir desta segunda-feira (24), 37.129 famílias da capital vão receber a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg). O benefício é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Essa etapa marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. O Gás do Povo se torna, assim, uma das maiores ações do país para combater a fome, a falta de acesso à energia e os riscos do uso de materiais inseguros para cozinhar.

PROGRAMA SOCIAL

O programa é uma das principais iniciativas do Governo Federal para garantir energia segura, reduzir o uso de lenha e outros combustíveis poluentes e facilitar o acesso ao gás de cozinha. A medida também ajuda a proteger a saúde das famílias, especialmente de mulheres e crianças, e contribui para o meio ambiente.Nesta primeira fase, 997,5 mil famílias de dez estados vão receber o gás gratuitamente. Além de Teresina, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) também fazem parte da operação inicial.

Infográfico - Gás do Povo 

O programa foi lançado no início de setembro, em Belo Horizonte. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o Gás do Povo tem papel importante na vida das famílias mais pobres, reforçando que todos devem ter acesso ao alimento e ao gás necessário para cozinhar.

Quem pode receber

Podem participar as famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). É necessário:

  • estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);

  • ter renda por pessoa de até meio salário mínimo;

  • manter o cadastro atualizado.

Famílias que já recebem o Bolsa Família têm prioridade no atendimento.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também