SEÇÕES

Trabalhadores da limpeza urbana iniciam greve por tempo indeterminado nas zonas Sul e Sudeste de Teresina

Funcionários estão em frente à sede da empresa Ibero Lusitana cobrando pagamento do vale-alimentação e horas extras que estão em atraso

Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina paralisam atividades nas zonas Sul e Sudeste | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Os trabalhadores da limpeza urbana que atuam nas zonas Sul e Sudeste de Teresina iniciaram uma greve por tempo indeterminado na manhã desta quarta-feira (17). Funcionários da empresa Ibero Lusitana, responsável pelo serviço nessas regiões, estão concentrados em frente à sede da empresa, no bairro Lourival Parente, cobrando o pagamento do vale-alimentação de dezembro e das horas extras de novembro que estão em atraso.

Em entrevista ao MeioNews, o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP), Jônatas Miranda, afirmou que a paralisação ocorre após o descumprimento de um acordo feito no início da semana, quando foi realizada uma manifestação nas zonas Sul e Sudeste. 

Segundo ele, a empresa pediu um prazo para regularizar a situação, mas não cumpriu o combinado. “A diretoria da empresa nos chamou para conversar e pediu um voto de confiança, dizendo que faria a quitação até a terça-feira, mas até agora isso não aconteceu. Por isso, hoje estamos com uma greve por tempo indeterminado, até que a situação de cada trabalhador seja regularizada”, afirmou.

Jônatas disse que trabalhadores estão passando dificuldades financeiras devido os atrasos. “É uma situação difícil. Os garis vêm enfrentando problemas há muito tempo. Hoje Teresina fica novamente sem coleta nas zonas Sul e Sudeste, agora sem prazo para acabar. São pais de família que estão passando por dificuldades, já estamos na metade de dezembro, perto do Natal, e ainda existem benefícios a receber”, completou.

O MeioNews tentou contato com a empresa Ibero Lusitana, mas ainda não obteve respostas.

PARALISAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA

A categoria já havia paralisado as atividades na segunda-feira (15), nas primeiras horas da manhã. No mesmo dia, os serviços foram retomados após a empresa informar que faria os pagamentos até a madrugada de terça-feira (16). De acordo com o sindicato, os valores não foram pagos dentro do prazo.

Em nota divulgada na segunda-feira, a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) informou que a Prefeitura de Teresina não possui débitos com a empresa Ibero Lusitana. O órgão esclareceu que a paralisação não está relacionada à falta de repasses do município, mas ao não pagamento de benefícios e horas extras aos trabalhadores.

A ETURB informou ainda que irá adotar medidas administrativas e legais contra a empresa para garantir o cumprimento do contrato e os direitos dos funcionários. Até o momento, não há previsão para a normalização dos serviços nas regiões afetadas.

 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também