Vestibular 2024 do IFPI tem 30% de abstenção entre os 11 mil inscritos

Nesta edição, o IFPI oferece 2.465 vagas em cursos superiores distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas autodeclaradas pretas

Avalie a matéria:
Vestibular do IFPI tem 30% de abstenção entre os 11 mil inscritos | Reprodução

O Vestibular 2024 do Instituto Federal do Piauí (IFPI) teve 30% de abstenção entre os 11.183 inscritos. A prova ocorreu no domingo (26) em Teresina e em mais de 16 municípios do estado. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do campus Teresina-Central, foi o mais concorrido pelos estudantes, com 27,95 candidatos por vaga. 

Nesta edição, o IFPI oferece 2.465 vagas em cursos superiores distribuídas com 55% delas reservadas para as políticas de cotas e 45% para ampla concorrência. Dos 55% destinado à reservado de vagas, 5% é para pessoas com deficiência e 50% para alunos egressos de escolas públicas. Há oportunidades para 63 cursos diferentes.

A maioria das opções de graduação possui 40 vagas, dessa forma, ficam 18 oportunidades para ampla concorrência e 22 para a reserva de vagas. Todas as opções de ingressso são para o 1° semestre.

Além da redação, que teve como tema "Os desafios no combate à fome no Brasil", os candidatos responderam a uma prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha, com competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na prova de redação, os estudantes produziram um texto dissertativo-argumentativo.

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira (27) no site da instituição. O resultado final do vestibular será anunciado a partir de 29 de dezembro, com 2.265 vagas disponíveis nos 17 campi do estado.

O IFPI adotou um processo seletivo específico, deixando de aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e à nota do Enem como forma de ingresso nos cursos de graduação a partir do primeiro semestre de 2023.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES