Vestibular 2024 do IFPI tem 30% de abstenção entre os 11 mil inscritos

Nesta edição, o IFPI oferece 2.465 vagas em cursos superiores distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas autodeclaradas pretas

Avalie a matéria:
Vestibular do IFPI tem 30% de abstenção entre os 11 mil inscritos | Reprodução

O Vestibular 2024 do Instituto Federal do Piauí (IFPI) teve 30% de abstenção entre os 11.183 inscritos. A prova ocorreu no domingo (26) em Teresina e em mais de 16 municípios do estado. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do campus Teresina-Central, foi o mais concorrido pelos estudantes, com 27,95 candidatos por vaga. 

Nesta edição, o IFPI oferece 2.465 vagas em cursos superiores distribuídas com 55% delas reservadas para as políticas de cotas e 45% para ampla concorrência. Dos 55% destinado à reservado de vagas, 5% é para pessoas com deficiência e 50% para alunos egressos de escolas públicas. Há oportunidades para 63 cursos diferentes.

A maioria das opções de graduação possui 40 vagas, dessa forma, ficam 18 oportunidades para ampla concorrência e 22 para a reserva de vagas. Todas as opções de ingressso são para o 1° semestre.

Além da redação, que teve como tema "Os desafios no combate à fome no Brasil", os candidatos responderam a uma prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha, com competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na prova de redação, os estudantes produziram um texto dissertativo-argumentativo.

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira (27) no site da instituição. O resultado final do vestibular será anunciado a partir de 29 de dezembro, com 2.265 vagas disponíveis nos 17 campi do estado.

O IFPI adotou um processo seletivo específico, deixando de aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e à nota do Enem como forma de ingresso nos cursos de graduação a partir do primeiro semestre de 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES