Exclusivo Aliados de Dallagnol ensaiam movimento para devolver mandato a deputado

Logo após a decisão da Suprema Corte, a assessoria do ex-parlamentar informou que iria recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do TSE.

Aliados de Dallagnol ensaiam movimento para devolver mandato a deputado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 62 parlamentares, aliados do agora ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Republicanos), apresentou, nesta terça-feira (30), um requerimento solicitando a aprovação de uma Moção de Repúdio contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que entendeu pela perda do mandato do Deputado.

O movimento é um ensaio da tentativa de Dallagnol de retomar o mandato. Logo após a decisão da Suprema Corte, a assessoria do ex-parlamentar informou que iria recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o registro de sua candidatura, que culminou com a perda do mandato.

O texto é assinado por diferentes legendas, sendo, em sua maioria, de oposição o atual presidente Lula. Integram o pedido legendas como PL (partido do ex-presidente Bolsonaro), Patriota, Novo e o próprio Republicanos, partido de Deltan. Deputados de siglas como União Brasil, Cidadania e PSDB, considerados de centro, também assinam o requerimento.

No texto, o grupo classifica a perda de mandato de Dallagnol como uma série de "decisões eivadas de subjetividade, que vão contra o texto da lei e aos julgados do próprio TSE". “Certamente transmitem à sociedade uma mensagem muito forte de que motivações pessoais e políticas se sobrepuseram ao que deveria ser um julgamento imparcial e justo", apresentam.

Na justificativa apresentada, o grupo defende ainda que não havia nenhum “processo administrativo disciplinar” pendente. "Entender que “reclamações” poderiam ser interpretadas, ou ter o mesmo poder de inelegibilidade que “processos administrativos disciplinares” é alargar em demasia a interpretação da norma. Ressaltando que é pacífico o posicionamento do TSE de que os julgamentos devem buscar interpretação restritiva da lei, sempre “favorável à elegibilidade” do candidato. 

Cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR) já afirmou que recorrerá até o fim contra a decisão, além desse movimento, o colunista Igor Gadelha do portal Metrópoles, sinalizou com exclusividade na última segunda-feira (22), que o político irá convocar manifestações em sua defesa por todo o Brasil. Os protestos teriam início em junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES