Os primeiros passos para reverter o tarifaço implicado pelos EUA ao Brasil foram dados. Nesta quarta-feira (08), o secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversaram por telefone. A informação foi confirmada pelo presidente Lula à Rádio Piatã, durante entrevista concedida nesta quinta-feira (09).
Tom amistosoAinda ontem [quarta] o Marco Rubio ligou para o ministro Mauro Vieira, talvez comece a ter conversa a partir de agora”, relatou o presidente. “O Brasil não quer briga. O Brasil quer paz e amor. […] Queremos manter uma relação boa, civilizada, democracia e de nossa soberania, explicou Lula.
Tom amistoso
Na segunda-feira (06), os presidentes de ambas as nações realizaram a ligação que já vinha sendo planejada desde o encontro dos dois na reunião da ONU. Lula reinteirou que o diálogo foi amistoso, fato confirmado também por Donald Trump, que chegou a comentar sobre uma possível vinda ao Brasil.
Durante a última conversa dos executivos, Lula chegou a pedir que o secretário de estado dos Estados Unidos conduzisse as negociações com o Brasil "sem preconceito", e destacou de forma direta o desejo pelo fim do tarifaço e a revogação das restrições aplicadas as autoridades brasileiras.