O nome do secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas passou a ser cogitado para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça. A indicação ganha força após o presidente Lula decidir não desmembrar a pasta da Justiça para criar um ministério exclusivo da Segurança.
De acordo com apuração da jornalista Fernanda Duarte, da TV Meio Norte, Chico Lucas já teria o aval do novo ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva. Pesam a favor da indicação os resultados no Piauí, como a redução de 53% nos furtos de celulares, 38% nos furtos de veículos e queda de até 33% nos homicídios.
A posse de Wellington Lima e Silva no Ministério da Justiça acontece nesta quinta-feira (15), em cerimônia reservada com o presidente Lula. Após a oficialização, secretários estaduais devem formalizar a indicação de Chico Lucas ao governo federal.
Chico Lucas manda recado para novo ministro
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, manifestou-se sobre a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em declaração pública, o gestor desejou sucesso ao novo ministro e ressaltou a importância de uma condução estável e articulada da política de segurança no país.
“Parabenizo o ministro Wellington César Lima e Silva pela nomeação para o Ministério da Justiça e Segurança Pública e desejo êxito nessa missão tão estratégica para o Brasil. A segurança pública precisa ser tratada como política de Estado, com estabilidade institucional, integração federativa e decisões baseadas em evidências. Nesse sentido, a aprovação da PEC da Segurança Pública é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública, garantir financiamento permanente, padronizar dados e ampliar a cooperação entre União, estados e municípios, sem prejuízo da autonomia federativa”, afirmou Chico Lucas.