O delegado Charles Pessoa comentou, por meio de vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (29), sobre a megaoperação realizada no complexo do Alemão e da Penha no Rio de Janeiro. Especialista na área da segurança, Pessoa reforçou o discurso de que uma legislação fraca acaba servindo de inspiração para o mundo do crime.
"É impossível combater o crime quando o criminoso é encorajado todos os dias por uma legislação fraca, pela certeza da impunidade. O que aconteceu no Rio de Janeiro é consequência direta de uma legislação desatualizada, que não trás a certeza da punição nem desencoraja a expansão das facções criminosas", disse.
A manifestação de Charles, para além de alguém que vive diariamente na pele o combate a organizações criminosas, apresenta um indício que reforça a sua pré-candidatura a deputado federal em 2026. Ao citar uma legislação fraca, por duas vezes em sua fala, o delegado aponta para a possibilidade de contribuir com a segurança pública também de outra forma. Afinal de contas, a legislação brasileira é criada e alterada pelos deputados e senadores do país.
Apesar de negar, em primeiro momento, Charles Pessoa nutre uma pré-candidatura para a Câmara Federal em 2026. Após ter sido sondado por partidos como Republicanos e PSD, o seu nome já teria sido oficializado pelo PV, que mantém federação com PT e PCdoB, onde poderia encontrar maior viabilidade eleitoral, segundo análises internas.