Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 11 de 98Flávio Nogueira, José Amauri e uma suplência ao Senado no cardápio?
E se José Amauri (Solidariedade) fosse suplente de Flávio Nogueira (PT) ao Senado Federal? Foi a legenda da foto recebida pela coluna na tarde desta sexta-feira (21), em que aparece também o deputado estadual Evaldo Gomes, que comanda no Piauí o partido de Amauri.
O registro é feito no dia em que sai a notícia do efetivo diálogo do Solidariedade com o PSDB e o Podemos, para a formação de uma federação, pronta para as eleições de 2026. O movimento o Solidariedade mais forte na base de Rafael Fonteles? A colunista não acredita em coincidências.
Tucanos acertam o passo com Solidariedade e Podemos
Está cada vez mais próxima de ser concretizada a federação entre PSDB, Solidariedade e Podemos. Tudo no esforço dos tucanos de evitar a extinção. Ao O Globo, o presidente do PSDB, Marconi Perillo, confirmou o fim das tratativas com o PSD ou MDB, dizendo rumar em direção à união com partidos menores.
Até mesmo o fim antecipado da federação PSDB-Cidadania será pedido junto ao Tribunal Superior Eleitoral, para que os tucanos fiquem livres para uma nova federação.
"O caso está com o ministro André Mendonça, mas ele deve levar a plenário a decisão", disse Paulinho da Força, presidente do Solidariedade, ao site.
Charles da Silveira pede exoneração da Fundação Municipal de Saúde
O professor Charles da Silveira pediu exoneração da Fundação Municipal de Saúde, na gestão Sílvio Mendes. Essa é a primeira mudança na gestão silvista. Segundo a secretaria de Comunicação, Francisco Pádua assumirá o comando da pasta.
Filiado ao PDT, Charles era um dos nomes considerados da cota pessoal de Mendes. Essa não era a primeira vez dele no comando da saúde do município.
Na gestão Firmino Filho, em 2018, ele chegou a substituir Francisco Pádua, após a saída do próprio Sílvio Mendes.
Desta vez, Charles encontrou uma FMS diferente, “colapsada” como ele mesmo apontou durante o período de transição.
Rafael defende governo Lula focado no combate à inflação dos alimentos
Em entrevista à rede de TV CCN, na tarde desta terça-feira (18), o governador Rafael Fonteles (PT) afirmou que a crise no preço dos alimentos no Brasil é uma questão passageira e reversível. Para ele, esse deve ser o foco principal da atuação do governo Lula.
Segundo o governador do Piauí, o aumento da produção projetado para 2025 e a queda do dólar têm potencial para levar à diminuição no preço dos alimentos já nas próximas semanas.
A supersafra com mais incentivos à produção, tanto à agricultura familiar como a agronegócio, podem repercutir positivamente no arrefecimento desses preços, bem como na confiabilidade da política econômica, que pode estabiliza mais ainda a questão cambial do dólar, que já tem diminuído o valor nas últimas semanas
AVALIAÇÃO DE LULA
Na entrevista, ele comentou ainda sobre os índices de aprovação do governo Lula. O governador ressaltou que o indicador está ainda acima dos 65% e aponta a inflação dos alimentos como o principal problema hoje para a imagem do governo. “A comunicação não está chegando na ponta”, justifica Rafael, apontando as dificuldades do Governo Federal em levar à população o resultado das ações e obras realizadas. “É um problema passageiro e que tem solução”, reforçou o governador.
Diário Oficial confirma nomeação de Simone Pereira para a Cendfol
A deputada estadual Simone Pereira (MDB) foi anunciada como a nova coordenadora-geral da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (12/02). Ela assume a função até então ocupada pelo também deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB), que retorna à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para exercer o mandato parlamentar.
Com vasta experiência na gestão pública e forte atuação em pautas sociais, Simone Pereira assume a Cendfol com a missão de fortalecer ações articuladas entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de entidades da sociedade civil, no enfrentamento às drogas e na promoção do lazer como ferramenta de inclusão e bem-estar social.
A Cendfol trabalha com a premissa de substituir a tradicional abordagem repressiva pela construção de uma cultura preventiva, focada no cuidado integral e humanizado das pessoas que desenvolvem problemas com o consumo abusivo de substâncias. A nova coordenadora reforça seu compromisso com a ampliação das políticas públicas voltadas para a prevenção, tratamento da dependência química e reinserção social.
“Assumo essa missão com muita responsabilidade e dedicação, pois sei da importância desse trabalho na vida das famílias piauienses. O desafio é grande, mas tenho convicção de que, com diálogo, transparência e parcerias estratégicas, poderemos avançar na implementação de políticas eficazes para o enfrentamento às drogas no nosso estado”, afirmou Simone Pereira.
A chegada de Simone Pereira à Cendfol marca uma nova fase para a instituição, com a expectativa de continuidade e fortalecimento das políticas já desenvolvidas, além da implementação de novas estratégias para consolidar a coordenadoria como um modelo de referência no estado.
Trajetória e experiência
Simone Pereira tem uma trajetória marcada pela defesa das políticas públicas e sociais. Assistente social formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pós-graduada em Gestão Pública, Simone possui mais de 30 anos de experiência na administração pública e já ocupou importantes cargos no Governo do Estado e na Prefeitura de Teresina.
Em 2010, assumiu como secretária executiva da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) de Teresina, hoje Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASP). Também foi secretária Estadual de Defesa Civil (2014), Coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL) e secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (SEAGRO), em dois períodos (2019 e 2021-2022). Antes disso, foi diretora do Centro Educacional Masculino (CEM) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além de ter participado da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Piauí.
Na política, foi candidata à vereadora de Teresina (2004 e 2008) e candidata à prefeita da capital em 2020. Em 2022, foi eleita primeira suplente de deputada estadual pelo MDB, com 27.102 votos. Assumiu o mandato em fevereiro de 2023 e, em janeiro de 2025, tornou-se deputada titular. Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e integrou diversas comissões importantes, como a Comissão de Constituição e Justiça e a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância.
Simone Pereira ganhou destaque nacional com a aprovação do Estatuto da Pessoa com Obesidade, sancionado no Piauí em 2023. Inspirada em sua trajetória pessoal de superação — tendo perdido 54 kg após pesar 130 kg — a deputada propôs a criação do estatuto, tornando-se referência no tema. Em setembro de 2023, a deputada Gabriella Aguiar (PSD-CE) apresentou a Lei Simone Pereira, que institui o Estatuto da Pessoa com Obesidade no Ceará, inspirada pela legislação pioneira de Simone.
Com ampla experiência e reconhecimento, Simone Pereira chega à Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) com o compromisso de fortalecer políticas públicas de prevenção e cuidado humanizado, consolidando a coordenadoria como referência no enfrentamento às drogas no Piauí.
Projeto Viver fará até 10 mil atendimentos no interior do Piauí, anuncia Dr. Vinicius
Nos avisos da sessão desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Dr. Vinicius (PT) comemorou a ampliação do Projeto Viver para o interior do Piauí. A previsão é que sejam realizados até 10 mil atendimentos em 2025.
Idealizador do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, com objetivo promover saúde visual na infância e adolescência, Vinicius comemorou os 5 mil atendimentos já realizados na capital e ampliação para as cidades do inferior, prevista para iniciar até o fim de março.
“Todas essas crianças serão atendidas por oftalmologista, terá um treinamento com os professores das escolas, vamos fazer uma triagem destas crianças, e aquelas que precisarem da correção, do uso de óculos, será fornecido o óculos sem custo para as famílias”, conta o parlamentar.
Vinicius falou ainda do sucesso do programa Piauí Saúde Digital, do governo do Estado. “Pacientes de todo Piauí têm a possibilidade de renovar suas consultas e ter uma orientação médica, olhando só para o seu celular. Isso é um grande avanço para o estado do Piauí”, afirmou Vinicius.
Castro Neto sobre fusão cruzada: “Acredito no poder da matemática”
O deputado federal Castro Neto (PSD) comentou, durante participação da posse da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa no Piauí, sobre a fusão cruzada entre MDB e PSD. Ele disse que os partidos ainda estão em momento de diálogo para tomar a melhor decisão para cada sigla.
"Está sendo feito um diálogo, nós temos que ver que estamos ainda a mais ou menos 700 dias da eleição, então temos um prazo muito grande, é normal, é da democracia se conversar, dialogar fazer reunião para poder chegar a um consenso", disse.
"Eu sou engenheiro civil de prosissão, então eu acredito muito na força da matemática, quando os dois partidos fizerem as contas e verem o que é melhor para os dois, a fusão irá acontecer naturalmente, mas ainda tem muito tempo para o diálogo, para discutir, para botar na mesa, para poder isso acontecer. O importante agora neste momento são as ações em prol da população para a gente fazer o nosso trabalho"completou.
Marcelo diz que fusão cruzada precisa funcionar como casamento: “quando os dois querem”
O senador Marcelo Castro (MDB) falou sobre a fusão cruzada entre MDB e PSD para as eleições de 2026. Segundo o parlamentar, apesar de ainda não haver uma deliberação do partido, há da parte do MDB um desejo de continuar com essa aliança com o PSD.
"Esse não é um problema simples, é um problema complexo e problema complexo tem que ser resolvido com a devida complexidade, então não é uma coisa que se resolva de uma hora para outra, eu entendo que a fusão cruzada que nós fizemos na eleição passada foi benéfica para o MDB e para o PSD, então há uma tendência de a gente continuar com essa fusão, mas evidentemente que isso é um casamento e casamento só se realiza quando os dois querem", afirmou.
PT inicia ofensiva para reforçar chapa de estadual e mira nome do PSD
O Partido dos Trabalhadores, ou melhor, os petistas, começaram a ofensiva para reforçar a chapa de deputados estaduais em 2026. Nesta sexta-feira (31), Dr. Vinicius e Rubens Vieira almoçaram com Enzo Samuel (PDT), presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, e com Draga Alana (PSD), o mais votado na capital em 2024. Fernando Lima, o novo presidente do PDT no Piauí, também participou do encontro. Uma resposta às investidas de MBD e PSD? A coluna tem 100% de certeza que sim.
Vereador defende IPTU mais caro para donos de terenos baldios em Teresina
O vereador Daniel Carvalho (MDB) esteve reunido com a secretária executiva da Secretaria Municipal de Finanças (Semf), Noemi Rocha Monteiro, e defendeu o aumento na taxa do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para os proprietários de terrenos sem função social na cidade, os chamados terrenos baldios.
“O objetivo principal é propor uma lei para que aqueles que podem pagar mais, paguem mais. Por toda a cidade de Teresina vemos uma série de imóveis desabrigados, sem função social, com acúmulo de lixo, focos de dengue e abrigo para criminosos. A Prefeitura de Teresina pode e deve convocar esses proprietários e propor que eles deem uma destinação apropriada para esses espaços, incentivando o comércio ou a ocupação residencial”, destacou o vereador.
Coordenador Especial da Receita Municipal, Henry Portela ressaltou que desde 2002 o IPTU de Teresina não sofria reajuste. No entanto, Lei aprovada pelo Legislativo Municipal no final de 2024 alterou a alíquota de isenção, passando de R$ 63.807,01 para imóveis de até R$ 130 mil. A mudança englobou cerca de 30 mil novos imóveis, passando de 99 mil para cerca de 128 mil propriedades.
“O IPTU 2025 teve vários benefícios para a população teresinense. Primeiro que vai aumentar o limite de isenção para quem possui muitos imóveis e nele resida. Teremos 49 mil imóveis com alíquota reduzida e teremos também redução de alíquota para imóveis residenciais, imóveis não residenciais e os terrenos no município de Teresina”, justificou Henry Portela.
Atualmente, Teresina possui cerca de 353 mil imóveis, sendo que destes, 260 mil são residenciais. Em relação aos terrenos abandonados, a capital possui cerca de 64 mil, sendo que 30 mil deles não são residenciais. “Vamos trabalhar na Câmara Municipal para termos cada vez mais justiça fiscal em nossa cidade. É um assunto delicado, que mexe com o bolso daqueles que podem pagar, mas precisamos olhar para que os menos possuem poder aquisitivo”, finalizou Daniel Carvalho.