Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 11 de 97Pedro Alcântara toma posse na CMT dia 7. Será o líder?
O jornalista Pedro Alcântara, do Progressistas, vai tomar posse no mandato de vereador de Teresina na próxima terça-feira, 7 de janeiro. Suplente do Progressistas, a vaga será aberta com a posse de Ismael Silva e Aluísio Sampaio no secretariado de Silvio Mendes (UB). Pedro é um dos cotados para assumir a liderança de Mendes na Casa. À coluna, em rápida conversa após o término da solenidade de transmissão de cargo no Palácio da Cidade, o jornalista disse não ter sido convidado pelo prefeito. "É uma decisão muito pessoal", disse.
Joaquim do Arroz procura Ciro Nogueira de olho em parceria
Não é só com prefeitos petistas que Ciro Nogueira tem se reunido. Nesta segunda-feira (09), o senador recebeu em casa o vereador Joaquim do Arroz (PT), que foi tratar de parceria na área social, em Teresina.
Como a mãe de Ciro, Eliane Nogueira, será a futura secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Joaquim quer o apoio para ações importantes que desenvolve na capital.
À coluna, ele cita o Pelotão Mirin e o cozinha comunitária do Instituto PREÇA. “Pedimos ao senador uma emenda, que o instituto é apto a receber”, afirmou o vereador.
Segundo Joaquim, a pauta incluiu ainda ações para a Zona Sul de Teresina, como as galerias do Promorar e bairro Santo Antônio. “São focos de doença e de alagamento, na época das chuvas”, explica Joaquim, deixando claro que a discussão será feita com o futuro superintendente da Saad Sul, o deputado Aldo Gil.
Dr. Vinícius discute PL 63/24 e reforça o combate à tortura no Piauí
Na última audiência pública da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado Dr. Vinícius (PT) apresentou o Projeto de Lei 63/24, que busca substituir a Lei 8.198/23, estabelecendo um sistema mais moderno de prevenção e combate à tortura no estado. A iniciativa visa alinhar a legislação piauiense aos padrões internacionais de direitos humanos e fortalecer políticas públicas de proteção contra abusos em unidades de privação de liberdade.
O evento reuniu Sônia Terra, da Sasc; Viviane Martins, do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; Célia Teixeira, da Frente Estadual pelo Desencarceramento do Piauí; Lurdinha Nunes, do Comitê Nacional de Direitos Humanos; além de representantes da Defensoria Pública, OAB-PI e Sesapi.
Dr. Vinícius destacou a amplitude da tortura no sistema prisional, que vai além da violência física, incluindo negligência e mau atendimento, muitas vezes resultantes do racismo estrutural. Ele mencionou avanços feitos pela Secretaria de Justiça, como melhorias nas instalações e na classificação de risco dos internos, reforçando sua confiança no progresso do sistema.
Sônia Terra ressaltou a importância de mecanismos eficazes para fiscalizar e enfrentar as violações de direitos humanos no estado, que afetam não apenas pessoas privadas de liberdade, mas também idosos, crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Viviane Martins elogiou o projeto, considerando-o um dos mais avançados do Brasil, e sugeriu a criação de cargos remunerados para peritos, garantindo autonomia e evitando influências políticas.
O PL 63/24 propõe criar um Comitê Estadual e um Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, integrados e alinhados ao Protocolo Facultativo à Convenção contra a Tortura da ONU. A nova legislação fortalecerá o sistema estadual e atenderá às recomendações do Comitê Nacional, contribuindo para a efetiva implementação de políticas de proteção aos direitos humanos.
O relatório do deputado será apresentado à Comissão de Direitos Humanos na próxima terça-feira (26). A aprovação do projeto poderá representar um marco no fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos no Piauí, beneficiando as populações mais vulneráveis.
Jadyel Alencar shippa chapa 'CIMA' para o Senado: “Imbatível”
Jadyel Alencar já declarou a sua torcida pela chapa CIMA - shipper de Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB). Para o deputado federal, a composição tornaria a dupla quase que “imbatível” na disputa pelo Senado Federal, em 2026, quando serão disputadas duas das três vagas do Piauí.
Márcio Alencar, de Alegrete, fecha apoio a reeleição de Simone Pereira
Nem só de defender a vaga do PSD na chapa majoritária, em 2026, vive Georgiano Neto. O deputado estadual vem trabalhando também para formar a sua bancada na Assembleia Legislativa do Piauí. Desta vez, articulou o apoio do prefeito eleito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, à reeleição de Simone Pereira (MDB).
Marcelo admite rumores sobre Lira na Saúde e Progressistas com Lula
O senador Marcelo Castro (MDB) confirmou os rumores em Brasília sobre a possibilidade de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, assumir o ministério da Saúde do governo Lula.
E mais, o senador avalia que, neste cenário, o Progressistas pode sim apoiar a reeleição do petista em 2026.
Quanto a uma composição no Piauí, que poderia colocar Ciro na chapa governista, Marcelo respondeu: “Só são hipóteses”.
Dr. Vinicius debate projeto da bacia leiteira do Piauí em reunião na Sead
O deputado estadual Dr. Vinicius (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, conduziu uma série de reuniões nesta quinta-feira (14) na Secretaria Estadual de Administração (Sead), dentre elas, para tratar sobre a elaboração do projeto da bacia leiteira do estado.
O Plano, que propõe de melhorias para o setor, um dos mais importantes da economia do estado, deve ser lançado em São José do Divino, um dos polos leiteiros no Piauí.
Vinicius, que tem emendas para o setor, vai buscar parcerias com a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, para ampliar a assistência aos produtores. A Investe Piauí, representada no encontro pelo vice-presidente Ícaro Carvalho, já atua no projeto.
O deputado teve ainda audiência com auditores fiscais para debater planejamento de ações e sobre o papel do Estado quanto à qualificação e cuidado com a categoria. Ele tratou ainda sobre política estadual de criação e manutenção de parques estaduais, espaços tão fundamentais para a preservação de ecossistemas e do nosso patrimônio socioambiental
“Foi uma manhã de alinhamento e resoluções. Vários agentes do Estado, em diferentes estâncias, unidos em diálogo para o fortalecimento de projetos de proteção e da valorização dos profissionais inseridos nesses processos”, afirmou o parlamentar.
Rafael e Sílvio discutem saúde de Teresina em reunião no feriado
Em pleno feriado de Finados, o governador Rafael Fonteles (PT) se reuniu, no Palácio de Karnak, com o prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes (UB). Esse já é o segundo encontro entre os líderes políticos.
O assunto da conversa? Saúde. As equipes tanto do governo do Estado como da futura gestão estiveram presentes, incluindo o já indicado presidente da Fundação Municipal de Saúde, professor Charlles da Silveira.
Presentes ainda o secretário da Sesapi, Antônio Luiz, e o superintendente da pasta, Dirceu Campelo.
A expectativa é que haja o realinhamento das ações de saúde entre estado e município. Relação que hoje é desgastada, inclusive com cobranças por parte da PMT em relação a repasses do cofinanciamento.
João Pereira entra na briga pelo comando do PT em Teresina
Eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores, João Pereira já quer chegar chegando. E sim, vai brigar pela presidência do Diretório Municipal da sigla em Teresina.
João, que surpreendeu na votação em Teresina, defende renovação na diretoria petista e vem deixando claro que quer ser o principal representante petista na capital.
Hoje, o comando do PT na capital está com Cícero Magalhães, petista das antigas. E, desde a eleição de Rafael Fonteles lá em 2022, já se fala na necessidade – e tendência - de renovação no comando petista não só em Teresina, mas também a nível estadual.
Desta vez, vem aí?
Joaquim do Arroz e Enzo Samuel em armistício na pré-eleição da Câmara
Um quer se reeleger. Outro, busca apoio do partido para chegar à presidência. Estamos falando de Enzo Samuel (PDT) e Joaquim do Arroz (PT). Os dois tiveram uma conversa no início da noite desta terça-feira (15), na casa do petista e chegaram ao consenso: os dois estarão no mesmo grupo na eleição da Mesa Diretora da Câmara de Teresina.
Segundo Joaquim do Arroz, foi um diálogo aberto, para desarmar qualquer clima de animosidade. “Ninguém é melhor do que ninguém. Vamos marchar no mesmo grupo e vamos dar o tempo certo da definição”, disse o vereador.
Até o Natal, pelo menos, a promessa é de que os dois baixarão as armas. Paz que, segundo a coluna apurou, é defendida pelo próprio governador Rafael Fonteles (PT), que dificilmente irá se envolver na eleição da Câmara, mas que não quer ver aliados em pé de guerra após o resultado em Teresina.