Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 44 de 104Dr. Vinicius retoma agenda e fortalece base em São Felix do Piauí
Após o recesso de fim de ano, o deputado estadual Dr. Vinicius (PT) retomou a agenda política no último fim de semana, com uma visita ao município de São Felix (PI). Na cidade, o parlamentar foi recepcionado pelo prefeito Jailson Pio (Progressistas), na comemoração do Dia de Reis, que reuniu sete diferentes localidades do município.
O momento foi também de fortalecimento da base do deputado em São Felix, no diálogo com pré-candidatos que serão apoiados pelo petista na próxima eleição. É o caso da vereadora Anabel Madeira, que comemorou a visita de Dr. Vinicius. "Sua presença fortaleceu os laços com a nossa cidade e renovou nossa esperança em parcerias efetivas para o progresso de São Félix do Piauí", escreveu numa rede social.
Magalhães cutuca bancada do PT: “Não precisam disso para se reeleger”
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Teresina, Cícero Magalhães, avalia que manutenção dos cargos indicados por vereadores petistas, na gestão Pessoa, causa constrangimento o pré-candidato Fábio Novo e ao próprio PT.
"Como o PT tem pré-candidato, não tem sentido a bancada ter cargo na gestão. Isso prejudica a nossa pré-candidatura, já que vira e mexe o Fábio Novo é questionado sobre esse apoio da bancada", diz Magalhães à coluna.
O dirigente partidário vai mais longe, ao dizer que Dudu Borges, Elzuila Calisto e Deolindo Moura "não precisam disso para se reeleger" e aponta que a permanência da bancada na gestão, com a indicação da Fundação Wall Ferraz, atende a interesses pessoais.
Cícero falou ainda sobre a ausência de Dudu na sessão da última terça-feira (02), que debateu a crise na saúde de Teresina. Não fez juízo de valor, mas ressaltou que "os vereadores tem a obrigação de cobrar do prefeito quando acontece o que aconteceu [na saúde]".
Ouvido pela coluna, Dudu disse que está em viagem, e por isso não participou da sessão. Entende ainda que, como a reunião extraordinária foi convocada para tratar da retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina - o que já foi resolvido - o objeto da discussão está superado.
Presidente da Investe Piauí vai coordenar plano de governo de Dr. Hélio
O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, aceitou o convite e vai coordenar a elaboração do plano de governo do pré-candidato a prefeito de Parnaíba, Dr. Hélio Oliveira (MDB).
"O senhor tem aqui não somente o executivo da Investe Piauí, mas também o cidadão, que tem muita relação com Parnaíba", destaca Victor em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do deputado estadual emedebista. Ele acrescenta ainda que o documento será feito ouvindo os parnaibanos e as lideranças comunitárias do município.
Como nome da base do governo Rafael Fonteles (PT), Dr. Hélio segue o modelo adotado com o pré-candidato Fábio Novo (PT) em Teresina, que também tem um secretário estadual - Washington Bonfim, do Planejamento - na coordenação do seu plano de governo.
Joãozinho da Unimagem fecha apoio a Dr. Hélio em Parnaíba
O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB) tem aproveitado o recesso parlamentar para articular adesões à sua pré-candidatura a prefeito de Parnaíba. E a tarefa tem sido exitosa. Nesta quarta-feira (03), mais um ex-vereador formalizou apoio ao emedebista: Joãozinho da Unimagem.
Em seu escritório, Dr. Hélio recebeu também uma série de lideranças, como a pré-candidata a vereadora Mayara Azevedo, o professor Rilton, liderança comunitária, o suplente de vereador Luiz Passos, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Daniel Oliveira, e o presidente do Partido dos Trabalhadores em Parnaíba, Francisco Dourado.
Thiago Duarte é cotado para o comando da Semgov
O empresário Thiago Duarte é o mais recente cotado para assumir a Secretaria de Governo (Semgov) da prefeitura de Teresina. O nome foi defendido por um grupo de vereadores da base.
A coluna apurou que a ideia é ter um nome mais “linha dura” na pasta para marcar cerrado com a base aliada na Câmara de Teresina nos próximos meses. Justo o período de desincompatibilização de secretários e de definição partidária, com foco na eleição municipal. "Momento de separar quem é quem, quem vai ficar, quem vai sair", comenta uma fonte que pede sigilo da identidade.
No fim de dezembro, Thiago acompanhou o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) em viagem a Brasília. Lá, a dupla visitou nomes da bancada federal, incluindo o senador Marcelo Castro (MDB), em busca de recursos para a capital.
Procurado, Duarte negou ter recebido convite, mas uma fonte do Palácio da Cidade não descarta que a mudança aconteça ainda nesta semana, marcando a saída de Admilson Brasil da Semgov.
Wellington Dias lembra um ano da posse em ministério: “Governo humano”
O senador piauiense Wellington Dias (PT) comemorou, nas redes sociais, um ano de sua indicação para o comando do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do governo Lula III, que ele classifica como "um governo humano".
A pasta gerencia o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo, lembra Wellington, que se licenciou do mandato no Senado Federal para assumir a missão no ministério.
Ele reforçou ainda o compromisso, seu e do presidente, em tirar o Brasil do mapa da fome. "Não medirei esforços para que isso se torne realidade", escreveu o ministro.
Ciro Nogueira quer derrubada de veto a calendário para liberação de emendas
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) evidenciou, em declaração ao O Globo, que vai trabalhar para a derrubada do veto do presidente Lula ao trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias que previa um calendário para a liberação de emendas parlamentares.
Para o congressista, "ao impedir que recursos destinados por parlamentares cheguem aos municípios, o governo prejudica diretamente a população".
A norma foi apresentada pelo relator da LDO, Danilo da Fonte (UB-CE), tornando obrigatório ao governo o empenho das emendas impositivas até o dia 30 de junho. É que hoje, mesmo sendo obrigatório o pagamento das emendas, fica a cargo do Planalto a decisão de quando elas serão liberadas.
Para o governo, o tal calendário aumentaria a rigidez na gestão orçamentária e financeira e dificultaria a gestão das finanças públicas.
Venâncio lista desfechos possíveis para sessão extraordinária na Câmara
O vereador Venâncio Cardoso (PSDB) vê quatro possíveis cenários para a sessão extraordinária desta terça-feira (02), na Câmara de Teresina, convocada para debater a crise na saúde da capital.
São eles: a aprovação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito; um pedido de intervenção na Fundação Municipal de Saúde; um pedido de auditoria nas contas da prefeitura; ou, no pior dos cenários, não acontecer nada.
"O que o vereador Antônio José Lira [líder do prefeito na Câmara] e a prefeitura estão defendendo é a quarta opção, que não dê em nada a sessão. E o que vou defender é que a quarta opção não aconteça", comentou Venâncio sobre o movimento da liderança do prefeito na Casa para esvaziar a sessão de logo mais.
Rafael recorre ao bom senso; instabilidade política não ajuda em nada
Ao afirmar que um eventual processo de impedimento contra o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) não é o melhor caminho, o governador Rafael Fonteles (PT) recorre, claro, ao bom senso.
QUEM GANHA?
Em meio à crise, um processo que aumenta a instabilidade política não traz ganhos para o cidadão. Ganho mesmo só para quem torce pelo quanto pior, melhor. Ou para quem está interessado em passar alguns meses no comando do Palácio da Cidade, a qualquer custo.
FOCO É O POVO
O caminho da intervenção na saúde, ou mesmo a união de forças do Estado à prefeitura de Teresina, é muito menos traumático para a cidade. O foco precisa ser na solução dos problemas.
LEVA PRA URNA
E não custa lembrar: Pessoa está no último ano do mandato garantido nas urnas, pelo voto popular. E é no voto que a questão precisa ser resolvida.
TSE aponta o óbvio: Joel Rodrigues não pode ser vice de Sílvio Mendes
Joel Rodrigues (PP) não pode concorrer à vice-prefeitura de Teresina em 2024. É o que aponta o resultado da consulta feita pelo ex-prefeito de Floriano (PT) e presidente estadual do Progressistas, junto ao Tribunal Superior Eleitoral. A ideia do Progressistas era ter Joel na chapa majoritária de 2024, ao lado de Sílvio Mendes (UB), pré-candidato a prefeito.
De acordo com a decisão do ministro André Ramos Tavares, "a resposta buscada pelo consulente já se encontra na base jurisprudencial desta Corte".
Ramos lembra que o TSE já decidiu que "é vedado ao Prefeito, no exercício do segundo mandato, se candidatar ao cargo de Vice-Prefeito, ainda que haja renunciado anteriormente ao cargo, tendo em vista a possibilidade de assunção da titularidade do cargo nas hipóteses de sucessão ou substituição”.
Logo, "como o conhecimento da consulta demanda a existência de efetiva dúvida a ser resolvida", o ministro sequer deu conhecimento à consulta de Joel.
Joel foi eleito prefeito de Floriano em 2020 e renunciou em abril do ano passado para concorrer ao Senado Federal pelo Progressistas. Nas urnas, foi derrotado pelo hoje senador e ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT).