Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 45 de 97Câmara de Teresina aprova concurso da Semec; mais de 1 mil vagas
A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou nesta terça-feira (22/08), em regime de urgência especial, o Projeto de Lei Complementar de autoria do Executivo, que autoriza a realização de concurso com até 1.100 vagas no quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).
Das vagas previstas, cerca de 800 irão preencher postos hoje ocupados por professores substitutos. A previsão da prefeitura de Teresina é economizar mais de R$ 9,5 milhões por mês com a otimização do quadro de pessoal.
O vereador Antônio José Lira (Republicanos), líder do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Câmara, explica que a prefeitura planeja realizar o concurso ainda no ano de 2023, para convocação dos aprovados já para o ano letivo de 2024.
Também estão previstas vagas para assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bibliotecário, estatístico educacional, cientista social, analista técnico-administrativo, analista jurídico, administrador, contador, engenheiro agrimensor, engenheiro civil, arquiteto e analista de sistema. Além de vagas para auxiliar educacional.
Kakay vê debate tímido sobre porte de droga e sugere “descriminalizar tudo”
O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, defendeu, em entrevista exclusiva para a Rede Meio Norte nesta terça-feira (22/08), que o Supremo Tribunal Federal precisa ampliar a discussão sobre a descriminalização do porte de droga para consumo próprio.
Sustentando que a criminalização “leva ao fortalecimento do tráfico” no Brasil, Kakay entende que o STF deveria “descriminalizar tudo”. E avalia como tímido, mas necessário, o debate sobre uma quantidade mínima que o indivíduo pode portar sem gerar implicações criminais.
“Se você pega uma quantia mínima de maconha com um filho de alguém poderoso, com um homem branco, numa boate do centro de Teresina, de Brasília, essa pessoa, se presa for, será presa como usuário. Mas se você pega a mesma quantidade de maconha com um menino negro, na periferia das cidades, numa favela, ou num baile funk, essa pessoa será presa como traficante”, analisa o advogado.
Assim, ele segue, o Brasil acaba colocando no sistema prisional jovens que não são “efetivamente criminosos” e acabam sendo cooptados para trabalhar com o “crime pesado”.
RETOMADA DO JULGAMENTO
E o STF retoma nesta quarta-feira (23) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha. Desde 2015, quando o caso começou a ser analisado em plenário, quatro votos já foram colhidos, todos pela liberação. Como o tema tem repercussão geral, a decisão do supremo deverá ser seguida pelas demais instâncias da justiça.
Na sessão de amanhã, a expectativa é que o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, faça sugestões com base nas manifestações dos colegas. O último voto foi o do ministro Alexandre de Moraes, que defendeu a liberação do porte de até 25 a 60 gramas de maconha, ou seis plantas fêmeas.
Ciro Nogueira vai retirar tumor na coluna
O senador piauiense Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, será submetido, no início da tarde desta terça-feira (22/08), a uma cirurgia para retirada de um tumor benigno na coluna.
A informação foi confirmada pelo próprio congressista, em mensagem encaminhada pelo WhatsApp.
"Conto com as orações e boas vibrações de todos para que logo me recupere e possamos, mais um vez, estarmos juntos", escreveu o senador, ao comunicar seu afastamento da cena pública pelos próximos dias.
O procedimento será realizado em São Paulo, no hospital Sírio-Libanês. Em julho do ano passado, quando ocupava a chefia da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Ciro foi submetido a um outro procedimento cirurgico no mesmo hospital, para a remoção da vesícula.
Nem serradeira, nem machado, vem atitude! Dr. Pessoa planeja limpa na base
O prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) confirmou, nesta segunda-feira (21/08), que fará um "limpa" na sua base aliada. O prazo para separar "o joio do trigo", e eliminar aqueles que planejavam deixar a administração no limite do prazo eleitoral, é setembro.Mesmo prometendo "atitude", o prefeito diz que não pretende ser radical.
"Num país democrático, não podemos vir com o machado apontando que vamos partir o crânio, não é assim. Mas vai ter atitude, se fosse na Rússia, da antiga União Soviética, eu já vinha com a serradeira, com o machado, mas aqui é um país democrático", afirma o prefeito.
Nos bastidores, são recorrentes os rumores de que a base do prefeito sofrerá um baque com a aproximação do período eleitoral. Nomes - incluindo vereadores - que hoje ocupam espaços na gestão e que estariam dispostos a romper com Dr. Pessoa, caso a popularidade do prefeito não melhore.
Há até nomes que hoje compõem com o palácio, mas que nos bastidores defendem e trabalham por outros candidatos, inclusive indicando lideranças. Mas, até setembro, o prefeito está disposto a saber "quem é quem".
Enzo Samuel discute projetos para Teresina com a vice-prefeita de Recife
Em viagem a Pernambuco, o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina (PI), vereador Enzo Samuel (PDT), adiou seu retorno à capital piauiense após ser convidado para conhecer outros projetos da prefeitura de Recife (PE).
Enzo está na capital pernambucana para conhecer o projeto "Recentro", voltado para a requalificação, manutenção e desenvolvimento das potencialidades econômicas do Centro de Recife.
“Falamos sobre os desafios de uma capital, como a implantação do saneamento básico e da drenagem urbana, assim como o transporte público de qualidade. Precisamos buscar parcerias dentro e fora do país com o intuito de modernizar a gestão para resolvermos os problemas atuais”, conta Enzo.
O vereador reuniu-se ainda com secretária responsável pelo programa Recentro, Ana Paula Vilaça, e a convidou para visitar Teresina. Na capital pernambucana, o projeto foi gestado pela Câmara de Vereadores. E Enzo quer repetir a empreitada na capital.
Bárbara do Firmino dá “chega pra lá” e nega fazer parte de planos do PT
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) se manifestou nesta sexta-feira (18), através de nota, sobre os convites dos colegas de parlamento Fábio Novo (PT) e João Madison (MDB), para trocar de partido com vistas às eleições municipais.
No caso do petista, ele afirmou à coluna ter conversado pelo menos quatro vezes com Bárbara, convidando-a para compor com ele majoritariamente. A deputada disse ter recebido tal convite pela imprensa.
"Recebi pela imprensa convites para participar de grupos políticos para concorrer à Prefeitura de Teresina, nas Eleições de 2024, mas eu não estou fazendo parte de nenhum plano de grupo, que seja diferente do que o em que eu estou", alega Bárbara.
Na nota, segue dizendo que quer "apenas cuidar de Teresina", citando os exemplos do pai, o ex-prefeito Firmino Filho, e de outros ex-gestores, como Wall Ferraz, Chico Gerardo e o próprio Sílvio Mendes (UB), cotado para compor chapa com Bárbara. "Quero o bem de Teresina", completa.
Franzé Silva quer título para Gleisi Hoffmann; nada a ver com peleja no PT
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta quinta-feira (17), proposição do deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Casa, para a concessão de título de cidadania piauiense à deputada federal Gleisi Hoffmann, que é presidente nacional do Partido dos Trabalhadores.
Em entrevista, Franzé logo fez questão de explicar que a proposição não tem nenhuma relação com o momento de (in)definição no diretório municipal do PT.
"De preferência que ela venha depois do resultado que existe hoje, da disputa interna do PT. Porque, não é o fato de uma disputa interna que nos levou a sugerir o nome de Gleisi Hoffmann como cidadã piauiense", afirma o presidente da ALEPI à coluna.
É que, em caso de impasse sobre a escolha do candidato majoritário para 2024 nas capitais, a decisão caberá justamente ao diretório nacional. Ou seja, Gleisi tem a palavra final.
E, até agora, Franzé e também deputado estadual Fábio Novo, não conseguiram chegar a um consenso sobre quem irá concorrer ano que vem. Prometeram resolver até o fim deste mês de agosto, com base em pesquisas de intenção de voto. E agora com a visita de Lula agendada para 31 de janeiro, a pressa na definição se impõe.
Wellington Dias confirma Lula no Piauí dia 31 de agosto
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), confirmou para o dia 31 de agosto a visita do presidente Lula (PT) ao Piauí.
Na agenda, estão previstas inaugurações de obras federais, a apresentação do plano de ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o estado e o lançamento do plano Brasil sem Fome, que será coordenado por Dias, junto a outros 24 ministérios do Governo Federal.
A data foi acertada em agenda do ministro com o presidente da República, na manhã desta quinta-feira (17). A agenda será apenas na capital Teresina (PI).
“Ele vai tratar do tema dos investimentos do estado, junto com o governador Rafael, com os municípios, com o setor privado, para gerar emprego, para gerar renda e com a inauguração de obras”, explica o ministro.
Uma destas obras é justamente o viaduto do Mercado do Peixe, na Zona Sudeste de Teresina, executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A outra é a duplicação da BR-316, em direção a Demerval Lobão (PI).
Fábio Novo recebe adesão do presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí
O deputado estadual Fábio Novo (PT) recebeu, nesta quinta-feira (17), mais uma adesão à sua pré-campanha a prefeito de Teresina. Trata-se do presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odali Medeiros.
Ex-vereador de Teresina, Odali foi recentemente eleito presidente da Central Única dos Trabalhadores no Piauí.
A liderança foi atraída também com a articulação da vereadora Elzuila Calisto (PT).
“É uma figura que tem muito respeito da classe que representa, e que mostra também o seu poder de articulação neste último final de semana, com a sua eleição para a presidência da Central Única dos Trabalhadores. Uma pessoa experiente, já teve mandatos de vereador aqui na capital, e eu fico muito feliz”, comenta o deputado petista à coluna.
Bárbara do Firmino retira queixas ao Progressistas: “Fiel escudeiro”
Se na reunião do último sábado (12), na casa do senador Ciro Nogueira (Progressistas), a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) teria reclamado da falta de apoio do seu partido na pré-campanha a prefeita de Teresina, em entrevista à coluna ela decidiu "retirar" tais queixas.
"O Partido Progressistas foi o fiel escudeiro na nossa campanha, ele sempre defendeu nossas causas, sempre coloca nosso nome à frente. Então, não tenho nada a me queixar dentro do partido Progressistas", disse a parlamentar.
A informação da reunião dá conta ainda que Bárbara teria reclamado de "fogo amigo" dos tucanos, que fazem questão de ressaltar os "pontos fracos" da deputada. Versão que ela não confirma.
DEFINIÇÃO EM OUTUBRO
Mas a deputada insiste que a definição do nome seja feita até outubro. Ela confirma que o escolhido ou escolhida será apontado com base em pesquisas de intenção de voto, chamando atenção para as qualitativas.
E o presidente do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues, endossa a posição de Bárbara sobre a necessidade de escolher o pré-candidato. "Não tem como estar no processo que tem três nomes, e isso dificulta a integração de um grupo de oposição. Quem é pré-candidato a vereador não sabe qual nome defende, não quer criar atrito com nenhum. Ela está correta quando ela cobra essa definição", afirma.