Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 52 de 98Wellington visita obras em Teresina e DNIT anuncia prazo de entrega
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, visitou neste sábado (17), em Teresina, o andamento das obras do rebaixamento da Avenida João XXIII, na Zona Leste, e do viaduto do Mercado do Peixe, na Zona Sudeste. As obras são tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Das obras, a mais adiantada é exatamente o viaduto do Mercado do Peixe, que tem previsão de entrega na primeira quinzena do mês de agosto.
Segundo o superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos, o viaduto vai ajudar a desafogar o trânsito na região, por onde passam cerca de 40 mil veículos por dia.
Já o rebaixamento da João XXIII, no trecho da Ladeira do Uruguai, deve ser entregue em setembro de 2024. A obra tem investimentos na ordem de R$ 49 milhões, com recursos federais e emendas parlamentares.
“É uma obra que faz parte do contorno rodoviário de Teresina, que inclui ainda a duplicação da BR-343 até a Avenida Miguel Rosa, o viaduto é esse rebaixamento, que é o lote 4 do contorno. E vem diante do crescimento dos empreendimentos imobiliários nesta região. Acreditamos que essa obra vai resolver definitivamente o problema”, diz Ribamar.
O ministro destaca que, assim como no Piauí, mais de 14 mil obras federais estão sendo retomadas no país. “Obras que [no governo Bolsonaro] estavam até andando, mas de certa forma lenta e outras paralisadas, e o presidente Lula deu um comando para todas as áreas para a retomada das obras. E isso ajuda que a gente tenha maior resultado no crescimento do PIB”, diz Wellington.
Após a visita, a comitiva composta por vereadores, deputados estatais, membros da bancada federal, como o senador Marcelo Castro (MDB), e o governador em exercício, Themistocles Filho (MDB), seguiu para a sede do DNIT, para a apresentação do plano de trabalho do órgão até 2026.
Fábio Novo se reúne com Themistocles e defende união da base em Teresina
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo (PT), fez na manhã desta sexta-feira (16) uma visita de cortesia ao governador em exercício, Themístocles Filho (MDB). Na agenda, foi acompanhado do secretário de Cultura, Carlos Anchieta, e do membro da executiva nacional do PT, João Pereira.
Em entrevista à coluna, Fábio defendeu a união do campo político que hoje está ligado ao Palácio de Karnak. Campo que inclui, além do PT, partidos como PSD, MDB e Solidariedade. Lembrou que na campanha de 2020 a divisão das forças políticas fragilizou o grupo e argumentou que hoje o Partido dos Trabalhadores vive um outro momento.
Para Fábio, o PT tem hoje uma "chance real" de "reconstruir Teresina". "E para reconstruir Teresina você vai precisar justamente de união de forças. Inclusive de pessoas que pensam diferente da gente", completou.
O QUE DIZ THEMÍSTOCLES?
Mais cedo, o governador em exercício preferiu ser cauteloso ao ser questionado se o MDB vai lançar candidatura em Teresina, ou apoiar o candidato de Rafael Fonteles (PT). "A gente tem que ter muita cautela. O Fábio Novo não é do MDB, eu sou vice do Rafael que é do PT, a gente tem que ter muito cuidado nas declarações. Deixa dezembro chegar, ou até janeiro chegar, para nós acertamos nas tomadas de decisões", disse.
Coronel Nixon e o ex-secretário de Governo, Antônio Neto, também estiveram presentes no encontro que ocorreu na vice-governadoria do Estado, de onde despacha Themístocles.
Sílvio e Bárbara terão conversa “aberta”; antes, ex-prefeito vai pescar
O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), confirmou à coluna que terá um encontro com a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas), na próxima semana. A agenda servirá para alinhar as estratégias do grupo de oposição à atual gestão Palácio da Cidade.
“Marcamos pra conversar próxima semana, com pauta aberta. Hoje [estou] indo pra Amarante, pescar no Rio Parnaíba, com amigos”, afirmou Sílvio em mensagem enviada pelo WhatsApp.
Ele foi convidado pela deputada Bárbara para participar das plenárias de pré-campanha da parlamentar, que devem iniciar na próxima semana. Sílvio não respondeu se pretende acompanhar as agendas. Os dois são os principais nomes da oposição, ligada a Ciro Nogueira, para concorrer às eleições municipais em 2024. A tendência é de que a dupla esteja unida na composição majoritária.
Sílvio lidera praticamente todas as sondagens de intenção de voto até agora divulgadas. Contudo, pelo alto índice de conhecimento do seu nome entres os teresinenses, o ex-prefeito não tem tido um crescimento substancial. Já Bárbara avança, tem se tornado mais conhecida e, nos levantamentos, está crescendo nas sondagens.
SEM PRESSA
Ao enfatizar na resposta à coluna sobre a pescaria, Silvio deixa claro que não tem pressa em botar o bloco na rua. A avaliação do próprio ex-prefeito e de assessores próximos é de que uma maior exposição neste momento poderia ter efeito contrário, de desgaste na imagem. Como líder nas pesquisas, a escolha tem sido aguardar.
Listas: as três chapas proporcionais do grupo de Dr. Pessoa para 2024
“Se todo mundo que esteve lá for candidato, a gente elege 15 [vereadores]”. Foi a análise feita por um parlamentar da base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), ao comentar sobre a primeira reunião dos pré-candidatos proporcionais do grupo do Palácio da Cidade. A princípio, três chapas serão formadas (listas abaixo).
A coluna ouviu vereadores e secretários da base do prefeito e traz as listas de como está hoje a organização das chapas. A primeira delas, no Republicanos, vai abrigar gestores e vereadores de mandato com mais de quatro mil votos (com base na última eleição). A formação, avaliam os pré-candidatos, tem potencial para eleger até sete vereadores.
CHAPA REPUBLICANOS
- James Guerra
- Thanandra Sarapatinhas
- Samuel (filho do Jeová)
- Luís André
- Renato Berger
- Valdemir Virgino
- Neto do Angelim
- Thiago Duarte
- Roncalinho
- Juca Alves
- Gustavo Gayoso
- Gustavo de Carvalho
- Alan Cavalcante
- Caio Bucar
- Levino de Jesus
A segunda chapa vai abrigar vereadores com até quatro mil votos. Ela está sendo organizada pelos vereadores Markim Costa e Bruno Vilarinho. A previsão é eleger até cinco vereadores com essa segunda chapa, que também vai abrigar suplentes.
CHAPA PARTIDO 2
- Bruno Vilarinho
- Markim Costa
- Pollyana Rocha
- Alan Brandão
- Zé Filho
- Paulo da Iluminação
- Joninha
- Ximenes da Educação
- Graça Amorim
- Inácio Carvalho
- Carlos Ribeiro
- Camila da Eturb
- Luciana Sebim
- Aline da Semcaspi
- Urbano Eulálio
- Lucas Pereira
A terceira chapa, que vem sendo chamada de “grupo dos bodinhos”, é puxada pelo vereador capitão Roberval Queiroz. Vai abrigar nomes como Antônio José Lira e Sérgio Bandeira, hoje secretário executivo da Semcom.
Os vereadores Teresinha Medeiros (UB), Leonardo Eulalio (PL) e Joaquim Caldas (MDB) também entram no cálculo do Palácio da Cidade, mas ainda não há definição sobre quais legendas irão disputar.
Enquanto Franzé e Dr. Vinícius visitam a CMT, Enzo se reúne com Chico Lucas
Os deputados Franzé Silva (PT) e Dr. Vinícius (PT) estiveram na Câmara de Vereadores de Teresina, nesta terça-feira (06), participando da audiência pública para discutir melhorias e direitos dos profissionais que atuam com Atendimento Terapêutico.
AUSENTES
A audiência foi proposta pelos vereadores Deolindo Moura (PT) e Pollyana Rocha (PV). Contudo, a parlamentar acabou não participando da agenda.
No mesmo horário, Pollyana estava com o presidente da Câmara Enzo Samuel, em reunião com o secretário Chico Lucas, da Segurança.
ALINHADOS
Enzo e Chico Lucas estão cada dia mais alinhados. Além de contar com a simpatia do governador - dentre os pré-candidatos da base aliada do Karnak - Enzo é o “preferido do secretário”, aponta uma fonte da coluna.
Joseane Borges quer ser a primeira mulher trans na Câmara de Teresina
O Partido dos Trabalhadores vem reforçando sua chapa proporcional para a disputa em Teresina no ano que vem. Um dos nomes já confirmados é o da Diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ do Governo do Piauí, Joseane Borges. Ela é a primeira mulher transexual a conquistar, no estado, o título de bacharel em Serviço Social.
O anúncio oficial da sua pré-candidatura deve ocorrer nos próximos dias. Ela quer ser a primeira mulher trans na Câmara de Teresina.
Nesta terça (06), ela posou ao lado da vereadora Pollyana Rocha (PV) e do presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel (PDT). Nas redes sociais, destacou os parlamentares como parceiros da luta contra o preconceito à população LGBTQIA+.
Joseane não ainda não anunciou apoio a nenhum dos pré-candidatos do PT à prefeitura de Teresina. Mas a apuração da coluna indica: a decisão já está tomada.
Esquecido em reunião no Karnak, Joaquim Caldas se reúne com Rafael Fonteles
“Esquecido” na reunião de Rafael Fonteles (PT) com os vereadores de Teresina, realizada no dia 15 de maio, Joaquim Caldas (MDB) teve nesta terça-feira (06) uma audiência particular com o governador no Palácio de Karnak. Na agenda ampla, quando foram chamados os parlamentares da base, o emedebista acabou não sendo convidado por uma falha da equipe de Rafael, que se comprometeu em receber Caldas num segundo momento.
“Falamos sobre as obras que estou querendo levar para Zona rural de Teresina, principalmente mobilidade e água”, afirmou Joaquim à coluna.
Segundo o vereador, Rafael autorizou o calçamento da comunidade Nova Alegria, conhecida como Mucuim. Os encaminhamentos serão dados pelo secretário de Governo, Marcelo Nolleto, que também participou do encontro. Caldas aproveitou ainda para presentear Rafael com um exemplar do livro ‘A construção do Brasil’, escrito pelo pai do vereador, Sílvio Caldas.
ELEIÇÕES
Joaquim disse que o tema eleições 2024 não entrou na pauta. O emedebista está hoje na base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), mas já foi visto nesta pré-campanha em reunião do deputado estadual Dr. Vinícius (PT), apontado como “queridinho” de Rafael, dentre os petistas, na corrida pela PMT. Ele insiste que segue na base do Palácio da Cidade.
Eleição da Mesa: Franzé recua e garante cumprir acordo com o MDB
O deputado estadual Franzé Silva (PT) mudou o tom ao falar da possibilidade de nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em consequência de um julgamento no Supremo Tribunal Federal que avalia a legalidade ou não da antecipação da escolha do presidente do Legislativo no Tocantins, para o segundo biênio da Legislatura.
Dois dias depois de convocar uma reunião da Mesa e admitir a anulação da votação que elegeu Severo Eulálio (MDB) para o biênio 2025/2026, mesmo sem que o caso do Piauí esteja em análise pela Corte, o presidente da Assembleia Legislativa diz agora que é preciso aguardar.
“A situação do Tocantins precisa ser revista lá no Tocantins. Nós vamos ter uma situação de julgamento agora no Pleno. Inclusive pode se desfazer o que foi decidido monocraticamente pelo ministro Dias Toffoli. Havendo uma jurisprudência, a Casa vai se reunir e encontrar o melhor caminho”, diz Franzé.
EMEDEBISTAS ATENTOS
O maior desconforto provocado pela fala de Franzé no início da semana foi, claro, com o MDB. Ontem, Severo reagiu e defendeu a manutenção do acordo dos partidos da base de Rafael Fonteles (PT), para que o MDB continue com a presidência no segundo biênio, mesmo que haja uma nova votação.
Hoje, Franzé deixou claro que pretende cumprir esse acordo. “O que não pode acontecer é desfazer um acordo que já foi firmado por essa Casa. O PT ter os dois primeiros biênios e o MDB conduzir os dois últimos biênios desta legislatura. Em relação a isso, não existe nenhum desconforto”, garante.
MOVIMENTO ERRADO
A avaliação de boa parte dos deputados ouvidos pela coluna é de que, ao cogitar nova eleição, sem que sequer o caso do Piauí estivesse em análise na Corte Suprema, Franzé acabou gerando desgaste desnecessário com os colegas. Problema que implicaria o próprio governador Rafael Fonteles (PT), que foi avalista do acordo lá em fevereiro, quando decidiu-se que os dois maiores partidos da base aliada “dividiram” o comando da Alepi nos quatro anos da Legislatura.
PDT confirma pré-candidatura de Enzo Samuel a prefeito de Teresina
Presidente estadual do PDT, o vereador Evandro Hidd confirmou que o partido terá candidato a prefeito de Teresina em 2024. O nome é o do presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel.
A declaração vem após investidas de pré-candidatos do PT, como Dr. Vinícius e Franzé Silva, manifestando o desejo de ter Enzo na composição majoritária, mas com candidato a vice.
“A gente tem uma plena certeza: o PDT já tem o seu candidato a prefeito, trabalha uma candidatura que é a do presidente Enzo Samuel. Aqueles que queiram somar a essa candidatura, serão todos bem vindos”, afirma Evandro à coluna.
O dirigente partidário diz que a sigla vai continuar dialogando com outros grupos, mas avalia que no PT o caminho para uma candidatura já está sendo construído, mesmo que ainda não haja consenso em torno do nome.
Questionado sobre a declaração de Evandro, Enzo Samuel disse apenas que questões relativas à candidatura serão tratadas por ele somente em 2024. “Eu agradeço, sei que meu nome vem saindo bem nas pesquisas, mas acredito que neste momento meu foco maior é a gestão à frente da Câmara Municipal”, diz.
Rafael solicita à ALEPI autorização para viagem a cinco países da Europa
Foi lido no Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí o pedido do governador Rafael Fonteles (PT) para viajar ao exterior, no próximo dia 8 de junho. O roteiro inclui Espanha, Alemanha, Suécia e Inglaterra. A Casa deve autorizar ainda a ausência de Rafael do país entre 27 e 30 de junho, neste caso para ir à Itália. Nos dois casos, o governador cumpre agenda oficial.
O recém empossado secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Thesco Silva, vai “bater ponto” às terças-feiras na Câmara de Vereadores. “Todas as terças se quiser me encontrar, vá no café da Câmara. Meu trabalho é conversar com a imprensa e com os vereadores”, avisa Thesco, que posou com o vereador Dudu (PT) na primeira destas visitas.
NA VIA CERTA
O superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, e o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Antônio José Lira, visitaram na manhã desta terça-feira (30/05) as obras da Via Sul, no trecho do Povoado Alegria. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega para dezembro deste ano.
MAIS TRABALHO
Além da Via Sul, outras obras de grande importância para a população serão tocadas nos próximos meses pela Saad. Jeová Alencar destacou a galeria do bairro São Pedro, que impacta diretamente em pelo menos dez bairros da região, e a galeria do Torquato Neto, obra esperada pelos moradores.
REAÇÃO EMEDEBISTA
Severo Eulálio (MDB), se manifestou sobre a possibilidade de anulação da eleição realizada em 1º de fevereiro deste ano, como repercussão de decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a eleição antecipada da Mesa da Assembleia do Tocantins, para o segundo biênio da Legislatura.
CONTRASSENSO
“Todos nós respeitamos a justiça, somos cumpridores da Justiça, queremos é honrar o que a Justiça determina. Mas o que ela determina em relação ao Piauí. Nós não vamos cumprir uma decisão referente ao Tocantins, é um contrassenso”, argumenta o parlamentar.