Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 53 de 97Robert Rios e seu amigo Evaldo Gomes no grupo de secretários da PMT
Na semana em que o Palácio da Cidade decidiu romper com o Solidariedade, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), compartilhou em grupos de WhatsApp - inclusive no grupo de secretários da prefeitura - fotos com o deputado estadual Evaldo Gomes, que preside a sigla no Piauí.
"Eu e meu amigo Evaldo Gomes", escreveu o vice-prefeito, que desde janeiro está afastado politicamente do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Na época, chegou a apresentar denúncias contra a gestão, mas "mergulhou" nos últimos meses e tem evitado aparições.
ROMPIMENTO COM O SOLIDARIEDADE
O deputado Evaldo estava em lua de mel, no exterior, quando o prefeito Dr. Pessoa decidiu exonerar seu indicado na Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Ênio Portela. No lugar, foi nomeado o vereador Neto do Angelim (sem partido).
Com a decisão, a bancada de oposição ao prefeito na Câmara ganha mais um nome. A vereadora Fernanda Gomes, que é filha de Evaldo, assumiu nova posição e já eleva o tom nas entrevistas contra o prefeito de Teresina.
A declaração de independência de Zé Nito
Oficialmente fora da gestão Pessoa, agora que Vani Queiroz foi nomeada superintendente da Saad Sudeste I, o vereador Zé Nito (MDB) afirmou que terá, no mandato, uma postura independente em relação ao Palácio da Cidade.
"Não vou dizer da bancada de oposição (...) Eu me considerava um vereador totalmente da base do prefeito. Nestas circunstâncias, eu me sinto independente", disse à coluna nesta quarta-feira (17).
O rompimento político de Dr. Pessoa com Zé Nito era dado como certo, já que o MDB articula uma candidatura de oposição ao prefeito, para concorrer em 2024. Trabalho este que vem sendo coordenado por Themístocles Filho, vice-governador do Piauí. E não há dúvidas da fidelidade de Zé Nito a Themístocles.
Em 2020, o MDB acreditou na candidatura do hoje prefeito de Teresina, que disputou nas fileiras emedebistas. Mas, em três meses de mandato, a relação entre Pessoa e o MDB chegou ao fim.
Recentemente, Themístocles reafirmou que não há chances desta parceria ser retomada, deixando claro que não pretende "errar duas vezes" no caminho tomado na capital. E mesmo que Zé Nito não queira usar todas as letras, e do respeito que tem com o prefeito, o seu lugar hoje na Câmara é na oposição.
Dr. Vinícius reúne lideranças no São Joaquim. É pré-campanha que chama?
O deputado estadual Dr. Vinícius (PT) botou a pré-campanha na rua. Pré-candidato a prefeito de Teresina, ele fará uma série de reuniões na capital apresentando a prestação de contas dos cem primeiros dias do seu mandato na Assembleia Legislativa do Piauí.
O primeiro destes encontros aconteceu na noite desta terça-feira (17), no bairro São Joaquim, Zona Norte de Teresina. As agendas servirão também para ouvir as demandas da população, que serão consideradas na construção de uma plataforma do petista para a capital.
"Conversamos, fizemos planos, construímos projetos e compartilhamos ideias. Pude prestar contas do que foi feito desde que assumi como deputado estadual, ao mesmo tempo em que tomei nota das demandas da população", escreveu o deputado em publicação no Instagram.
TAREFA
O deputado concorre no PT com outros três nomes: Franzé Silva, Merlong Solano e Fábio Novo, que lidera as pesquisas de intenção de voto. E é a principal tarefa de Vinícius, ultrapassar Fábio nas pesquisas.
A seu favor, conseguiu que Rafael Fonteles (PT) emplacasse três projetos seus como ações de governo. Depois do Pacto pelas Crianças e Saúde Digital, chegou a vez do Projeto Viver, que leva consultas oftalmológicas e óculos para crianças e adolescentes em idade escolar. O primeiro final de semana do Viver foi na CETI Pequena Rubim, no Mocambinho e foi um sucesso.
“É mais fácil o Ciro ser o candidato dele [Rafael] do que a Bárbara”
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) acredita que é "zero" a possibilidade de a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) renunciar o mandato para compor com a base de Rafael Fonteles (PT), a fim de concorrer às eleições em Teresina, em 2024.
"É mais fácil o Ciro ser o candidato dele [Rafael] do que a Bárbara. Esqueça isso. Se ela for, ela perde", afirmou o senador em conversa com jornalista Ieldyson Vasconcelos, para o podcast IelCast.
Contudo, nos bastidores, muito se ouve sobre as investidas do grupo de Rafael para tentar atrair a filha do ex-prefeito Firmino Filho. A aliança só seria possível se Bárbara renunciasse ao mandato na ALEPI, já que até 2024 não há janela partidária para mudança de sigla.
O senador também admitiu que a chapa ideal para concorrer à prefeitura de Teresina, em 2024, tem de reunir o ex-prefeito Sílvio Mendes (UB) e a deputada Bárbara. Contudo, evitou dizer quem pode encabeçar a chapa no próximo ano.
"Temos é que juntar [os dois]. Se eles estiverem juntos, acabou a eleição", avalia Ciro.
Fábio Novo entrega instrumentos de fisioterapia para o Instituto Rizo
O deputado estadual Fábio Novo (PT) entregou, nesta terça-feira (16), kits com instrumentos de fisioterapia que serão encaminhados para o Instituto Rizo Movement.
A entrega foi feita na sede da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a presença do secretário Mauro Eduardo, da presidente do Instituto Rizo, Clara Linda, do presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, do deputado estadual Dr. Vinícius, e do vereador Joaquim Caldas (MDB), a convite de Novo.
Os equipamentos, e mais R$ 112 mil, vão ajudar no atendimento a mais de 200 crianças que têm paralisia cerebral, atendidos pelo Rizo. Com o material, será montada uma sala de estimulação. "Com o centro de estimulação precoce, a nossa meta é diminuir o dano causado a essas pessoas que podem vir a ter paralisia cerebral. E, com isso, mudar a história das pessoas com deficiência", diz Clara Linda.
"Agradeço ao secretário da Seid, Mauro Eduardo, por viabilizar, em tempo recorde, que essa nossa emenda pudesse beneficiar mais crianças", escreveu Fábio Novo, em publicação no Instagram.
Dr. Vinícius ressalta que o Instituto Rizo já é reconhecido no Brasil, premiado pelas ações de inclusão. "E recebem aqui, pelas mãos do deputado Fábio, equipamentos que fazem parte de uma parte do projeto, que é a estimulação precoce", completa.
Vereadores vão poder indicar obras no orçamento estadual, anuncia Rafael
Os vereadores de Teresina poderão fazer indicação de obras no orçamento estadual, durante os quatro anos do governo Rafael Fonteles (PT). O anúncio foi feito pelo próprio governador, em reunião na tarde desta segunda-feira (15), no Palácio de Karnak.
Parlamentares ouvidos pela coluna saíram animados do encontro. Além da destinação de recursos com a indicação dos parlamentares, o governador sinalizou que pretende intensificar a agenda na capital, com a execução de programas do Estado.
A boa nova está associada ao Orçamento Participativo, lançado hoje pelo governo. Para Teresina, serão destinados 40 milhões de reais. Cálculos informais estimam que cada vereador terá até 1 milhão de reais em obras para indicar.
Vereadores terão indicação de obras no Orçamento estadual em cada ano a partir de 2023. A novidade foi anunciada pelo governador Rafael Fonteles em reuniões com os vereadores de Teresina e Parnaíba nesta segunda-feira, 15, no Palácio de Karnak.
"Vamos responder à confiança em nós depositada e mostrar o compromisso do Governo com as cidades de Teresina e Parnaiba com obras e ações concretas", destacou Rafael, após o encontro.
Nomes da base de Dr. Pessoa (Republicanos) estiveram presentes, a convite do Karnak. São vereadores que ajudaram Rafael na campanha em Teresina, como Zé Filho (Republicanos), Neto do Angelim (sem partido), Thanandra Sarapatinhas (Republicanos), Valdemir Virgino (sem partido), e até Renato Berger (PSD), um dos mais próximos do prefeito de Teresina.
Estiveram presentes também o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), além de Deolindo Moura (PT), Fernanda Gomes (SDD), Leonardo Eulalio (PL), Dudu (PT), Markim Costa (sem partido), Zé Nito (MDB), Elzuila Calixto (PT), Pollyana Rocha (PV), Bruno Vilarinho (PTB), Luiz Lobão (MDB), Gustavo de Carvalho (PSDB), Venancio Cardoso (PSDB) e Vinicio Ferreira (PSD).
Fábio Abreu dá as cartas no Podemos e indica presidente da sigla no Piauí
A certidão da Justiça Eleitoral não deixa dúvidas. O comando do Podemos no Piauí está agora com Fábio Abreu, hoje na Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Como ainda está filiado ao PSD, Abreu indicou o cunhado, o professor Robério Batista Almeida, para presidir a comissão provisória da legenda.
Com Abreu dando as cartas no Podemos, o grupo do governador Rafael Fonteles (PT) ganha mais um partido aliado. Em 2024, vai abrigar candidatos proporcionais em Teresina.
FÁBIO SEGUE NO PSD
Mesmo indicando a presidência do Podemos, Abreu - que é o primeiro suplente de deputado federal do PSD - vai continuar filiado ao partido que, no Piauí, é comandado pelo deputado federal Júlio César. Sem janela partidária, corre o risco de perder a suplência na Câmara dos Deputados.
Neto do Angelim e Caio Bucar aceitam convite para FCMC e Prodater
Pelo menos duas pastas da gestão Dr. Pessoa (Republicanos) devem passar por mudanças nos próximos dias. Alterações que também mexem na bancada do Progressistas na Câmara de Vereadores.
A primeira mexida envolve a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, hoje de indicação do Solidariedade. O vereador Neto do Angelim (PP) aceitou o convite do prefeito para assumir a pasta.
Com a licença de Neto do mandato, quem assume na Câmara é o suplente Inácio Carvalho (PP).
Outra mudança será na Prodater. Até ontem a pasta estava sob o comando de Ronney Lustosa (UB), que sumiu na gestão e foi empossado na Secretaria de Administração.
O ex-vereador Caio Bucar foi convidado para chefiar a Prodater e aceitou.
Contudo, ambos aguardam as nomeações serem formalizadas no Diário Oficial do Município.
Marcelo Castro descarta interesse em disputar a prefeitura de Teresina
O senador Marcelo Castro (MDB) negou interesse em disputar a prefeitura de Teresina. O nome do congressista é defendido por lideranças do partido na capital, como o vereador Luiz Lobão (MDB).
Em entrevista, o senador disse que nunca tratou do assunto internamente. "O trabalho que estou fazendo como senador, eu preciso dar continuidade. Não passa pela minha cabeça deixar o Senado", enfatiza o emedebista.
Mesmo que ainda não tenha um nome definido, o MDB tem uma certeza: estará na composição majoritária para 2024. Até o nome de Themístocles Filho, vice-governador do Piauí, é cogitado nos bastidores, mesmo que ele negue interesse.
Assim como Marcelo, Themístocles defende a união da base aliada de Rafael Fonteles (PT) em Teresina. Contudo, esbarram no interesse do governador em ter um nome do Partido dos Trabalhadores na disputa.
Themístocles Filho aposta em debandada na gestão Pessoa
O vice-governador Themístocles Filho (MDB) acredita em debandada na gestão de Dr. Pessoa (Republicanos), até meados do próximo ano. Ao comentar sobre a situação de Zé Nito (MDB), que mantém indicações na prefeitura de Teresina, ele disse respeitar a liberdade do parlamentar e deu voto de confiança no colega de partido, que considera como um "irmão".
— Quase todo mundo que está dizendo que está na administração municipal, perto da eleição ninguém tá — avalia Themístocles.
Em seu discurso na convenção municipal do MDB, que reconduziu Zé Nito ao comando do diretório, o vice-governador disse ter certeza de que o MDB vai decidir quem será o próximo prefeito de Teresina. Na última eleição, o então presidente da ALEPI apostou em Dr. Pessoa.
Ganhou a eleição, mas não levou. Logo no terceiro mês de mandato, Pessoa rompeu com Themístocles. Contudo, alguns emedebistas continuaram na gestão, a exemplo do próprio Zé Nito. Desta vez, o vice quer escrever um roteiro diferente.
— Aconteceu o que aconteceu? Isso faz parte da vida. Mas a gente só erra uma vez, errar duas vezes é burrice — conclui Themístocles.