Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 53 de 98Severo Eulálio se manifesta sobre chance de anulação de eleição da Mesa
Eleito para presidir a Assembleia Legislativa do Piauí no biênio 2025/2026, o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), se manifestou sobre a possibilidade de anulação da eleição realizada em 1º de fevereiro deste ano, como repercussão de decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu a eleição antecipada da Mesa da Assembleia do Tocantins, para o segundo biênio da Legislatura.
"Tem que ter calma, tranquilidade, aguarda o próximo passo, as decisões do STF. Se for uma decisão que passe a valer para todo o Brasil, de acordo com a modulação, aí sim, podemos pensar em fazer alguma coisa, cumprir a decisão do STF, se for referente ao Piauí, não tem nem o que se discutir. Todos nós respeitamos a justiça, somos cumpridores da Justiça, queremos é honrar o que a Justiça determina. Mas o que ela determina em relação ao Piauí. Nós não vamos cumprir uma decisão referente ao Tocantins, é um contrassenso", afirmou Severo.
Severo argumenta ainda que, apesar das semelhaças entre os casos do Piauí e do Tocantins, há distinções. "Nossa eleição foi feita respeitando todos os critérios, toda a legislação vigente, nossa Constituição, o nosso regimento interno. Todos os pares votaram favoravelmente tanto às alterações, como na eleição. Foram 30 votos para o presidente Franzé, foram trinta votos para a gente como presidente. Apesar de ter algumas semelhanças, tem também várias diferenças", diz o deputado, lembrando que os eleitos no Piauí são de partidos diferentes e que a antecipação do pleito não acontece pela primeira vez, sustentando que não houve ilegalidade.
A possibilidade de anulação da eleição no Legislativo do Piauí foi levantada pelo atual presidente da Casa, Franzé Silva (PT). Em entrevista, disse que a Casa não seguiria na ilegalidade. Logo, via ato da Mesa, a eleição seria refeita caso o Plenário, na análise do mérito na ação direta de inconstitucionalidade relativa ao Tocantins, decidisse pela anulação.
ANULA UMA, ANULA OUTRA
Mas a questão não pode não ser tão simples. Deputados emedebistas e fontes do partido ouvidos pela coluna entendem que a decisão poderia implicar na eleição do próprio presidente Franzé Silva, já que o ato da Mesa que antecipou o pleito autorizou a eleição para os dois biênios na mesma sessão. E caso a eleição seja anulada, Severo avisa, vai concorrer novamente.
Via Sul será entregue em dezembro; obra segue em ritmo acelerado
O superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, e o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Antônio José Lira, visitaram na manhã desta terça-feira (30/05) as obras da Via Sul, no trecho do Povoado Alegria. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado, com previsão de entrega para dezembro deste ano.
"Estamos aqui visitando e, ao mesmo tempo, fiscalizando, o prefeito pediu que a gente desse maior celeridade às obras, não só a Saad Sul, mas todas as Saads de Teresina. Então nós viemos aqui hoje, acompanhado dos nossos técnicos e do vereador Antônio José Lira para pedir maior agilidade com os empresários e dar suporte. É uma obra importante para Teresina, uma das maiores obras de mobilidade urbana, que liga a Zona Sul, a Zona Norte, a Zona Leste e a Zona Sudeste, e o prefeito quer entregar essa obra até dezembro", afirmou Jeová.
Para o vereador Antônio José Lira, a obra representa a realização de um sonho dos moradores da região. "Eu recebi essa missão de acompanhar de perto cada obra, cada superintendente, todas as obras oriundas do empréstimo e marcar firme. O sonho de 30 anos será realizado pelo prefeito Dr. Pessoa", ressalta Lira.
Além da Via Sul, outras obras de grande importância para a população serão tocadas nos próximos meses pela Saad. Jeová Alencar destacou a galeria do bairro São Pedro, que impacta diretamente em pelo menos dez bairros da região, e a galeria do Torquato Neto, obra esperada pelos moradores.
Com Bárbara liberada para disputar no PSDB, Luciano retira pré-candidatura?
O presidente estadual do PSDB, Luciano Nunes, diz que mantém sua pré-candidatura a prefeito de Teresina, mesmo com a sinalização do Progressistas de liberar a deputada estadual Bárbara do Firmino para concorrer às eleições pela legenda tucana.
Em entrevista à coluna, Luciano diz que a questão ainda não foi debatida entre a deputada e o PSDB, mas diz que Bárbara seria bem vinda. Contudo, o dirigente partidário defende que a definição do candidato do grupo de oposição - que inclui PP, União Brasil e PSDB - aconteça apenas em 2024.
"Seria antecipar o jogo para os adversários. O PSDB tem pré-candidatura, mas não é uma questão fechada. Nós vamos discutir e defendo que essa discussão seja exaustiva", afirma Luciano.
Para ele, o PSDB tem "obrigação" de lançar um candidato no próximo ano. "Apresentar uma alternativa para Teresina, por tudo que representa as suas gestões ao longo deste tempo, por todas as políticas publicas que foram desenvolvidas, por todas as obras que foram executadas e pelo próprio reconhecimento da população", explica.
BÁRBARA NO PSDB
No fim de semana, o deputado federal Júlio Arcoverde (PP) confirmou ao jornalista Ari Carvalho que o Progressistas estaria disposto a liberar Bárbara do Firmino para concorrer em Teresina pela legenda na qual o pai, Firmino Filho, fez história. A posição foi reforçada pelo presidente do Progressistas no Piauí, Joel Rodrigues.
Isabel Fonteles elogia projeto idealizado por Dr. Vinícius
No fim de semana, o deputado estadual Dr. Vinicius (PT) acompanhou os trabalhos do Projeto Viver, que atende crianças carentes com algum tipo de deficiência visual. No sábado (27), esteve ao lado da primeira-dama Isabel Fonteles, no CIES Ilhotas, e secretário Mauro Eduardo, da Seid.
BOAS IDEIAS
"Um modelo a ser seguido para a nossa carretinha da saúde, que irá percorrer os 224 municípios do Piauí”, destaca Isabel ao elogiar a iniciativa idealizada pelo deputado. Além de consultas gratuitas, o projeto Viver entrega a crianças e adolescentes óculos que são escolhidos pelos pequenos.
QUEM VÊ ASSIM…
Na sexta (26) foi com Dr. Vinicius (PT). E no sábado, o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, posou com o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), em clima pra lá de amistoso na Nova Ceasa. Nem parece que disputam a atenção e a intenção de voto na pré-campanha pra prefeito da capital.
DEBATE NAS REDES
O deputado federal Orlando Silva, relator do PL 2.630/2020, apelidado PL das Fake News, participa nesta segunda (29), via Zoom, de uma mesa redonda da OAB/PI, para debater a proposta. O acesso à palestra é gratuito, com transmissão pelo canal do YouTube da Ordem.
PIAUÍ MODELO
Wellington Dias visitou o Banco de Alimentos da Nova Ceasa, em Teresina, agora como Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, de olho em levar o modelo do Piauí para ser replicado no Brasil. Hoje já são quase 15 mil pessoas atendidas pelo projeto, que ajuda a combater o desperdício de alimentos e a matar a fome de quem mais precisa.
Deolindo anula chances da bancada do PT apoiar reeleição de Dr. Pessoa
O vereador Deolindo Moura (PT) disse com todas as letras que a bancada do partido na Câmara de Teresina não tem condições de se comprometer com apoio político à reeleição do perfeito Dr. Pessoa (Republicanos).
"Não precisa chegar a outubro, nós já temos posição. Se o partido tem um nome à disposição da população, nós logicamente seguiremos esse nome. Em tendo um outro nome desta base do governador Rafael, nós seguiremos esse nome. Nós estamos, inclusive eu, tenho um compromisso com o presidente [da Assembleia Legislativa] Franzé. E, nesse sentido, nós estamos construindo um nome para colocar à disposição da cidade", afirmou em entrevista concedida nesta quarta-feira (24/05).
Quando ao apoio administrativo, nas votações das pautas de interesse do Palácio da Cidade, Deolindo diz que essa precisa ser uma decisão tomada em conjunto pela bancada, que inclui o vereador Edilberto Borges, o Dudu, e a vereadora Elzuila Calisto.
Já em relação aos cargos que o PT - e o próprio Deolindo - indica na gestão, o vereador deixou à disposição do prefeito. "Quem monta a equipe, quem trabalha a gestão, é o Executivo. Assim como o prefeito sempre coloca, que o Legislativo tem a sua independência, o poder Executivo tem a sua independência. Nós temos posição política e nós manteremos essa posição independente de qualquer outra questão. Nós vamos sentar e definir", esclarece.
PESSOA VAI ARRISCAR
A pergunta que fica é: Dr. Pessoa vai retirar os cargos que o PT indica hoje na gestão e arriscar a sua base no Legislativo, ou manter os petistas mesmo sabendo que não há compromisso da bancada com sua reeleição? A vez está com o prefeito!
Cúpula da oposição discute Bárbara do Firmino no PSDB
Não é mera especulação. A possibilidade de Bárbara do Firmino disputar a eleição para prefeitura de Teresina pelo PSDB é real e vem sendo discutida pelo grupo chefiado pelo senador Ciro Nogueira, como admite a própria deputada em entrevista à coluna.
"Existe essa conversa com o senador Ciro, mas é um momento muito precoce para a gente decidir e bater o martelo", diz Bárbara, que em seguida reafirma seu compromisso com o grupo político do senador.
A deputada colocou a pré-campanha na rua. Nas reuniões, tem ouvido da população teresinense sobre a vontade de ter de volta no Palácio da Cidade o modelo tucano de administrar. Sentimento potencializado pelo retrato da gestão do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), que em seu terceiro ano ainda não conseguiu mostrar a que veio.
CABEÇA DE CHAPA
Bárbara diz que não é o momento de forçar uma candidatura a qualquer custo, nem de discutir a possibilidade de deixar o mandato para concorrer por outra sigla - caso Ciro não a escolha como candidata. Mas insiste que, neste momento, deseja contribuir concorrendo à prefeitura de Teresina.
"É o momento de dar a contribuição para a população, sendo candidata a prefeita", conclui a parlamentar.
Progressistas perde mais um prefeito no Piauí, desta vez para o MDB
O Progressistas perdeu mais um prefeito no Piauí, desta vez para o MDB. Dr. Karlão, prefeito de Santo Antônio de Lisboa, assinou ficha de filiação nesta segunda-feira (22), a convite do senador Marcelo Castro, presidente estadual da sigla.
“O Karlão é uma pessoa querida e respeitada. Para nós, é uma honra muito grande, o MDB se sente fortalecido e engrandecido. Estamos fazendo essa parceria em prol do município de Santo Antônio de Lisboa, para que ele deixe sua marca lá bem merecida, como um grande prefeito que passou pela cidade”, afirmou Marcelo.
Em discurso, o prefeito Karlão agradeceu e frisou o alinhamento em prol do desenvolvimento do município. “Me sinto lisonjeado em fazer parte do MDB, um partido histórico. Tudo que eu defendo é o desenvolvimento da minha cidade, e eu tenho certeza de que estamos alinhados. Agradeço muito a oportunidade”, disse.
Este é o quarto prefeito que deixa o Progressistas em menos de uma semana. Na semana passada, Neto Mendes (Prata do Piauí), Guilherme Maia (Wall Ferraz) e Dr. Maurício (Rio Grande do Piauí) deixaram o partido presidido pelo senador Ciro Nogueira e assinaram ficha de filiação ao PSD, do deputado federal Júlio César.
Fora da Saad Norte, Ademar Jr. vai comandar Escola do Legislativo Municipal
Exonerado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) da secretaria executiva da Saad Norte, Ademar Canabrava Júnior foi convidado pelo presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), para comandar a Escola do Legislativo Municipal.
Ademar estava na Saad por indicação de Venâncio Cardoso (PSDB). A exoneração, indicam fontes ligadas ao parlamentar, ocorreu sem aviso prévio. Gesto que colocou de vez o "tucano quase petista" no colo da oposição ao prefeito da capital.
Neste domingo (21), Ademar posou ao lado de Enzo. "Obrigado meu amigo e futuro prefeito", escreveu na legenda da foto compartilhada no grupo de WhatsApp do Jogo do Poder.
ÊPA, ÊPA..
Na semana passada, à coluna, o líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira, jogou no colo do G9, grupo do qual Venâncio faz parte, a exoneração do indicado do vereador.
"É um entendimento que tem que haver entre alguns membros do G9. Olha o fuxico que eu estou entrando aqui. Primeiro, tem que conversar entre eles. A saída da diretoria executiva não partiu do Palácio da Cidade. Pode ter sido feita porque é o trâmite legal. Mas isso foi um entendimento entre eles. E não partiu nenhuma perseguição por parte do prefeito Dr. Pessoa", afirmou Lira.
Lira joga no colo do G9 exoneração do indicado de Venâncio na Saad Norte
O líder do prefeito de Teresina na Câmara Municipal, vereador Antônio José Lira (Republicanos), jogou no colo do G9 a exoneração de Ademar Canabrava Junior, da superintendência executiva da SAAD Norte. Ele era indicado do vereador Venâncio Cardoso (PSDB), que faz parte do grupo de nove parlamentares que articulam em bloco na relação com a prefeitura de Teresina.
"É um entendimento que tem que haver entre alguns membros do G9. Olha o fuxico que eu estou entrando aqui. Primeiro, tem que conversar entre eles. A saída da diretoria executiva não partiu do Palácio da Cidade. Pode ter sido feita porque é o trâmite legal. Mas isso foi um entendimento entre eles. E não partiu nenhuma perseguição por parte do prefeito Dr. Pessoa", afirmou Lira em entrevista nesta quarta-feira (19).
Contudo, a exoneração do indicado de Venâncio provocou mal-estar na relação do vereador com o Palácio. O tucano - que aguarda a janela para se filiar ao Partido dos Trabalhadores - é presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, e tido como peça importante na base, afinal o Executivo terá nas próximas semanas pautas importantes a tramitar na Casa.
Agora, o gabinete do prefeito avalia sobre o retorno da indicação em outro espaço na gestão. Mas a ferida na relação com Venâncio fica aberta, já que o vereador tem feito questão de deixar claro que, em 2024, estará no palanque do candidato a prefeito apoiado pelo governador Rafael Fonteles (PT). Ou seja, na oposição a Dr. Pessoa (Republicanos).
Vani Queiroz assume o comando da Saad Sudeste I
A fonoaudióloga Vani Queiroz, esposa do vereador Roberval Queiroz, tomou posse nesta sexta-feira (19) no comando da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad) Sudeste de Teresina.
A superintendência foi dividida pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), em reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores. Mas, até que a segunda Saad seja estruturada, Vani vai coordenar as ações em toda a região Sudeste.
"Vocês sabem que divisão não ocorre do dia para a noite. Mas, enquanto os tramites vão correndo, paralelamente a gente vai trabalhando na região em comum, na região toda. Quando houver a divisão, nós vamos ficar com uma parte e a outra pessoa indicada pelo prefeito vai ficar com a outra", explica a nova superintendente.
A princípio, a Saad Sudeste I será responsável pela gestão de uma área de 26 km² e a Saad Sudeste II, por 18 km².
A informação é do líder do prefeito no Legislativo, o vereador Antônio José Lira, que anunciou ainda a assinatura da ordem de serviço da Avenida Camilo Filho. Serão 12 km de asfalto, interligando a BR-343 até o rodoanel, com iluminação, sinalização e alargamento.
INDICAÇÕES DA SUDESTE II
Os vereadores Markim Costa e Alan Brandão, que vão indicar o comando da Saad Sudeste II, participaram da posse de Vani. Marcos Vinícios, pai de Markim, comanda a superintendência e Alan indica o executivo da pasta.