Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 55 de 98Neto do Angelim e Caio Bucar aceitam convite para FCMC e Prodater
Pelo menos duas pastas da gestão Dr. Pessoa (Republicanos) devem passar por mudanças nos próximos dias. Alterações que também mexem na bancada do Progressistas na Câmara de Vereadores.
A primeira mexida envolve a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, hoje de indicação do Solidariedade. O vereador Neto do Angelim (PP) aceitou o convite do prefeito para assumir a pasta.
Com a licença de Neto do mandato, quem assume na Câmara é o suplente Inácio Carvalho (PP).
Outra mudança será na Prodater. Até ontem a pasta estava sob o comando de Ronney Lustosa (UB), que sumiu na gestão e foi empossado na Secretaria de Administração.
O ex-vereador Caio Bucar foi convidado para chefiar a Prodater e aceitou.
Contudo, ambos aguardam as nomeações serem formalizadas no Diário Oficial do Município.
Marcelo Castro descarta interesse em disputar a prefeitura de Teresina
O senador Marcelo Castro (MDB) negou interesse em disputar a prefeitura de Teresina. O nome do congressista é defendido por lideranças do partido na capital, como o vereador Luiz Lobão (MDB).
Em entrevista, o senador disse que nunca tratou do assunto internamente. "O trabalho que estou fazendo como senador, eu preciso dar continuidade. Não passa pela minha cabeça deixar o Senado", enfatiza o emedebista.
Mesmo que ainda não tenha um nome definido, o MDB tem uma certeza: estará na composição majoritária para 2024. Até o nome de Themístocles Filho, vice-governador do Piauí, é cogitado nos bastidores, mesmo que ele negue interesse.
Assim como Marcelo, Themístocles defende a união da base aliada de Rafael Fonteles (PT) em Teresina. Contudo, esbarram no interesse do governador em ter um nome do Partido dos Trabalhadores na disputa.
Themístocles Filho aposta em debandada na gestão Pessoa
O vice-governador Themístocles Filho (MDB) acredita em debandada na gestão de Dr. Pessoa (Republicanos), até meados do próximo ano. Ao comentar sobre a situação de Zé Nito (MDB), que mantém indicações na prefeitura de Teresina, ele disse respeitar a liberdade do parlamentar e deu voto de confiança no colega de partido, que considera como um "irmão".
— Quase todo mundo que está dizendo que está na administração municipal, perto da eleição ninguém tá — avalia Themístocles.
Em seu discurso na convenção municipal do MDB, que reconduziu Zé Nito ao comando do diretório, o vice-governador disse ter certeza de que o MDB vai decidir quem será o próximo prefeito de Teresina. Na última eleição, o então presidente da ALEPI apostou em Dr. Pessoa.
Ganhou a eleição, mas não levou. Logo no terceiro mês de mandato, Pessoa rompeu com Themístocles. Contudo, alguns emedebistas continuaram na gestão, a exemplo do próprio Zé Nito. Desta vez, o vice quer escrever um roteiro diferente.
— Aconteceu o que aconteceu? Isso faz parte da vida. Mas a gente só erra uma vez, errar duas vezes é burrice — conclui Themístocles.
Jeová Alencar se recupera na UTI após passar por cateterismo
O deputado estadual licenciado e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar (Republicanos), se recupera bem após passar por um cateterismo na tarde desta quarta-feira (03), em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital Unimed, o quadro de saúde de Jeová é estável e ele segue internado na UTI, onde deve permanecer nos próximos dias.
O boletim, assinado pelos cardiologistas Paulo Márcio e Alexandre Adad Alencar, explica que o superintendente apresentou "obstrução grave em uma artéria do coração". Além do cateterismo, no mesmo procedimento foi realizada angioplastia coronária com implante de Stent. "O procedimento ocorreu sem intercorrências, com sucesso".
Jeová procurou atendimento médico nesta manhã após sentir fortes dores no peito.
O deputado tem 49 anos e foi eleito em 2022 para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Até então, comandava a Mesa Diretora da Câmara de Teresina. Hoje, está licenciado do legislativo, ocupando a superintendência da Zona Sul de Teresina na gestão de Dr. Pessoa.
Jeová Alencar sente dores no peito e passará por cateterismo
O deputado estadual e superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar (Republicanos) está internado no hospital Unimed, na Zona Norte de Teresina, após sentir fortes dores no peito.
Após uma bateria de exames, foi confirmado que o superintendente sofreu um princípio de infarto e passará por um cateterismo na tarde desta quarta-feira (3).
De acordo com Franssuelio Monteiro, filho de Jeová, o médico cardiologista Paulo Márcio vai acompanhar o deputado. Apesar do susto, o quadro de saúde de Jeova é estável.
O deputado tem 49 anos e foi eleito em 2022 para o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Até então, comandava a Mesa Diretora da Câmara de Teresina. Hoje, está licenciado do legislativo, ocupando a superintendência da Zona Sul de Teresina na gestão de Dr. Pessoa.
Candidato a prefeito ou vice de Bárbara? Sílvio Mendes dá fim à dúvida
Silvio Mendes admitiu que pode sim, em 2024, disputar a eleição compondo como candidato a vice-prefeito na chapa da oposição, que reúne Progressistas, União Brasil, PL e o PSDB.
– Eu posso não ser candidato, posso ser vice, posso ser prefeito. O que eu não posso é virar as costas para Teresina. Isso eu nunca fiz, e nem farei – afirmou em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (28), durante a convenção estadual do União Brasil.
O partido tem planos de lançar candidatura no próximo ano. Contudo, o grupo oposicionista tem outros nomes além de Sílvio, como o ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) e a deputada Bárbara do Firmino (PP) que, para ele, é a legítima herdeira política de Firmino Filho.
– Ela é a herdeira legítima do Firmino. Tanto que adotou o nome Bárbara do Firmino, e é do Firmino – enfatizou.
A deputada, inclusive, esteve no evento partidário e sentou ao lado de Sílvio. Em entrevista, ela reforça que o grupo ainda não definiu quem concorrerá na cabeça de chapa, mas considera o processo bem avançado.
A expectativa é de que no segundo semestre deste ano o nome para concorrer pelo grupo seja anunciado. É o que defende o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), que aponta a data de 16 de agosto como “ideal”.
Sílvio Mendes vice de Bárbara? Deputada diz desconhecer acerto
A deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) disse desconhecer qualquer acerto com o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), sobre a composição da chapa de 2024. Nos bastidores, a informação é de que Sílvio teria aceitado ser vice de Bárbara.
– Não sei se já houve essa conversa com o Dr. Sílvio. Venho conversando com ele por um bom tempo, mas não sei se realmente existiu essa proposta ou não – afirmou a deputada.
À coluna, a deputada disse que a oposição ainda não definiu quem irá concorrer à prefeitura. Contudo, na lista que inclui Joel Rodrigues e Elmano Férrer, é a deputada que desponta na preferência interna. Sílvio tem bom recall eleitoral, mas a avaliação de bastidores é de que Bárbara teria melhor desempenho na campanha. Mas ela rejeita falar em preferência.
– A gente não pode tirar um candidato do bolso, fabricar um candidato – argumenta.
A definição do candidato do grupo liderado por Ciro Nogueira (Progressistas) deve sair no segundo semestre deste ano. A oposição quer tempo para trabalhar a pré-candidatura e chegar no processo eleitoral com chances reais de vitória contra a atual gestão do Palácio da Cidade.
Luciano Nunes reafirma pré-candidatura em reunião com executiva do PSDB
Luciano Nunes reafirmou a candidatura própria do PSDB em Teresina, nas eleições municipais de 2024, durante reunião virtual da executiva nacional tucana, na noite desta quarta-feira (28/04).
O ex-deputado, que preside o diretório do PSDB no Piauí, tem protagonizado embate com o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, pelo comando da projetada federação entre PSDB/Cidadania e o Podemos.
A reunião foi conduzida pelo presidente nacional tucano, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Foram discutidas pautas nacionais, o posicionamento do partido no atual cenário político e estratégias para as eleições municipais.
Nunes colocou seu nome à disposição como pré-candidato. Contudo, Silvio Mendes tenta, nos bastidores, o retorno à legenda para concorrer no próximo ano com a grife tucana. Mas o ex-prefeito enfrenta resistência de setores do PSDB, justamente pela proximidade com o senador Ciro Nogueira (Progressistas).
Motivo: em 2022, nas eleições estaduais, foi por influência de Ciro que o PSDB deixou de lançar chapa proporcional e acabou ficando de fora da disputa majoritária. Movimento que enfraqueceu ainda mais a base tucana na capital.
PT terá candidato e exigirá fidelidade dos vereadores, diz Cícero Magalhães
O presidente do diretório do PT em Teresina, o ex-deputado estadual Cícero Magalhães, diz que o partido vai exigir dos vereadores Dudu, Elzuila Calisto e Deolindo Moura, fidelidade ao candidato lançado pela sigla na disputa pela prefeitura da capital, em 2024. Hoje os três indicam o comando a Fundação Wall Ferraz na gestão de Dr. Pessoa (Republicanos).
“O PT está trabalhando essa candidatura e exigirá fidelidade dos vereadores”, diz o dirigente partidário, reforçando que até outubro o diretório tomará sua decisão.
À coluna, ele nega que a instância partidária tenha participação nas indicações e diz que a aliança de hoje dos vereadores é meramente administrativa. “Se ele [Pessoa] tiver dando cargo com intuito de receber apoio de voto [eleitoral] dos vereadores, está se enganando. E se os vereadores estiverem prometendo isso, estão enganando o prefeito”, reforça.
ME DÊ MOTIVOS
Do outro lado, o vereador Dudu sustenta que não há razão para entregar os cargos na fundação. “Qual é o motivo da bancada de vereadores romper com o prefeito? Qual? Não existe! Qual o motivo? O que mudou? Nós apoiamos ele, então, nós temos legitimidade de participar”, conclui.
Aluísio Sampaio alfineta ao dizer que reforma é para acomodação política
O vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) manifestou voto contrário à proposta da prefeitura de Teresina, que divide as SAADs Sul e Sudeste. Pelo que ouviu nos “corredores” da Câmara Municipal, ele diz, a reforma servirá apenas para acomodação política.
“Se for comprovado que essas implementações, elas sejam para melhorar a gestão pública, vamos votar a favor. Mas o que nós estamos vendo aqui nos corredores desta Casa, é que estas criações destes cargos é para atender questões políticas”, afirma o parlamentar.
VAI PASSAR FÁCIL
Mas mesmo com os reclames da bancada de oposição ao prefeito, o líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira (Republicanos), garante que o texto será aprovado na integralidade, com voto de pelo menos 18 membros da base aliada, na sessão da próxima terça-feira, 2 de maio.
DESTINO CERTO
Na divisão da Saad Sudeste, uma “banda” deve ficar com o vereador Roberval Queiroz (DEM), que pode indicar a esposa, Vani Queiroz, e a outra metade será dividida entre os vereadores Alan Brandão (PDT) e o vereador Markim Costa (sem partido).
Já a Saad Sul deve ser dividida entre Jeová Alencar, atual superintendente, e Juca Alves, que chefiou a pasta por indicação do atual gestor.