Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 63 de 97PT encomenda pesquisas para medir o “efeito Lula” na pré-campanha de Rafael
O Partido dos Trabalhadores encomendou pesquisas de intenção de voto, uma delas já registrada na Justiça Eleitoral, para medir o "efeito Lula". O núcleo da campanha de Rafael Fonteles quer saber o impacto eleitoral da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Piauí em favor do candidato ao governo, que recebeu oficialmente as bençãos do presidenciável no ato em Teresina, realizado nesta quarta-feira (04).
Ainda com índice considerável de desconhecimento pelo eleitorado, Rafael aposta na associação da sua imagem à de Lula para crescer na corrida eleitoral. Uma das pesquisas sai a campo ainda nesta semana e a grande expectativa é com relação aos números da capital.
Com o bom resultado da visita de Lula, o Partido dos Trabalhadores e os candidatos da base petista sonham com a volta do presidenciável ao estado durante a campanha. Com 50 mil pessoas reunidas no dia de ontem, a militância bateu a meta e fez o maior evento para Lula nesta pré-campanha. Empolgou tanto que ele mesmo prometeu voltar! E se o fizer, a festa promete ser ainda maior.
Gessivaldo avalia que Republicanos pode garantir 4 cadeiras na Alepi
Candidato homologado à reeleição, o deputado estadual Gessivaldo Isaías acredita que o Republicanos têm condição de eleger não apenas três, mas quatro deputados estaduais. Em discurso na convenção da legenda, realizada nesta quinta-feira (04/08), Gessivaldo enalteceu o trabalho do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) para organizar o grupo. "Quero agradecer ao senhor, que quando esteve em Brasília, com o nosso presidente Marcos Pereira, e disse: eu me comprometo em eleger um deputado federal republicano, e me comprometo em eleger de dois a três [estaduais] e eu acredito que esse time vai eleger é quatro", disse.
Vereador Zé Filho sela parceria com a deputada Marina Santos
Liberado da chapa do Republicanos, o vereador Zé Filho selou parceria com a deputada federal Marina Santos, candidata homologada à reeleição. Os dois posaram juntos na convenção do partido, na tarde desta quinta-feira (04/08), e realizam evento ainda hoje com a presença de Henrique Pires (MDB), candidato de Zé Filho a deputado estadual. O apoio a um nome do Republicanos foi condição imposta pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, para que o vereador fosse liberado de entrar na corrida proporcional.
Jeová Alencar: “Quem apostava na ruptura com Dr. Pessoa quebrou a cara”
Em seu discurso na convenção que homologou as candidaturas do Republicanos, o vereador Jeová Alencar reforçou seu compromisso com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. No palanque, abraçado com o gestor, bradou que os dois ainda têm "muita história juntos" e que essa relação política "ninguém vai separar".
"Quem apostava na ruptura do Jeová com o Dr. Pessoa quebrou a cara. Eu e o Dr. Pessoa ainda temos muita história juntos, para fazermos por Teresina, ainda vamos mostrar para Teresina e o estado do Piauí como se faz política de verdade. Ninguém vai separar, nós vamos trabalhar mais", disse o agora candidato homologado a deputado estadual pelo Republicanos.
Republicanos homologa candidaturas proporcionais em convenção na capital
O Republicanos realizou nesta quinta-feira (04/08), no Clube do Gari, zona Norte de Teresina, convenção para homologar os nomes do partido para a disputa proporcional.
O presidente do diretório da sigla no Piauí, o advogado João Duarte Pessoinha, confirmou 11 candidaturas para deputado federal e 20 para deputado estadual. Em entrevista, ele comemorou e disse que o partido está organizado para a disputa.
Coordenador político do grupo, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, destacou o trabalho para estruturar o Republicanos em um tempo curto.
Presente na convenção, o vice-prefeito Robert Rios garante chapa forte da sigla. "Montamos uma chapa forte para federal, vamos eleger um federal fazendo a legenda, e vamos eleger três estaduais", avalia.
Um dos nomes fortes da legenda na disputa para estadual, o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, aposta em boa surpresas para o partido. "Primeiro muito feliz, com o calor da população, abraçando o Jeová. É muita felicidade e eu tenho certeza que o Republicanos vai fazer sua parte. Pelos nomes que estão aí, o Republicanos será uma surpresa agradável nesta eleição", diz o parlamentar.
De mãos dadas com Iracema, Ciro Nogueira diz: “Eles têm vergonha do vice”
Na convenção que homologou os nomes da coligação "Vamos Mudar o Piauí", o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), voltou a afirmar que a base governista esconde seu candidato a vice-governador, o deputado estadual Themístocles Filho (MDB).
De mãos dadas com Iracema Portella (Progressistas), homologada candidata a vice de Sílvio Mendes (UB), Ciro ainda alfinetou ao dizer que a oposição confia nas mulheres.
"Vocês sabem qual é o vice do outro lado? Themístocles Sampaio, o homem que eles mesmos têm vergonha. Alguém já viu o cartaz do Themístocles com o Rafael? Tenho certeza que não, porque eles têm vergonha do vice, nós temos orgulho da nossa vice. Nós confiamos nas mulheres do Piauí", disse.
COMPARAÇÃO
Ao longo do seu discurso, Ciro convidou a militância a fazer a comparação entre os nomes governistas e oposicionistas. Ao falar de Sílvio e Rafael, o ministro citou a experiência do ex-prefeito de Teresina no comando do Palácio da Cidade.
"Querem comparar Sílvio com Rafael Fonteles? É como comparar água e vinho, é incomparável. Não pudemos mais esperar mais quatro anos", falou Ciro.
Jair Bolsonaro “aparece” na convenção de Sílvio Mendes
Mesmo com todo o esforço da pré-campanha de Sílvio Mendes (União Brasil) em afastá-lo da associação com Jair Bolsonaro (PL), a imagem do presidente está presente na convenção que homologa as candidaturas de oposição no Piauí.
Nos fundos do espaço no Theresina Hall, a foto de Bolsonaro está estampada em um banner, junto com a imagem de Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil, e o símbolo do Progressistas, que nesta semana aprovou em convenção a coligação com o PL de Bolsonaro.
Prefeitura assina contrato de R$ 500 milhões com o BB na próxima semana
A prefeitura de Teresina assina na próxima semana o contrato da operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 500 milhões. A solenidade está prevista para a próxima terça-feira (02/07), no Palácio da Cidade.
Em entrevista à Rede Meio Norte, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) comemorou a agilidade na tramitação do pedido, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 28 de junho.
– Andou na velocidade da luz. E não tem mimimi político, nem de um lado nem do outro – diz o gestor.
Ele destacou ainda o trabalho da equipe econômica do município que permitiu à prefeitura avançar na classificação junto à instituição financeira.
A operação de crédito tem prazo total de 120 meses e carência de 12 meses. A maior parte dos recursos será destinada para a conclusão de importantes obras de mobilidade na capital, incluindo o rebaixamento da Avenida Miguel Rosa, no trecho de cruzamento com a Avenida Frei Serafim.
Novo é o 1º partido a solicitar registros de candidatura no Piauí
A Justiça Eleitoral recebeu os primeiros pedidos de registro de candidatura no Estado do Piauí. São nove solicitações do Partido Novo, que homologou nomes para a disputa na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
Para deputado federal, foram solicitados os registros de Alexandre Sampaio, Eudilene Silveira, Italo Bezerra, Professor Fabrício Fortaleza, Wallace Miranda e Wilderlane Nascimento. Apresentados ainda os pedidos de registros de candidatura para Analu, Artur Ramos e Petrus Evelyn, para disputa para deputado estadual. Conforme o site 'DivulgaCandContas', do Tribunal Superior Eleitoral, todos ainda aguardam julgamento do Tribunal Regional Eleitoral.
De acordo com o calendário Eleitoral, 12 de setembro, 20 dias antes da data do primeiro turno, é o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos decorrentes do processo – tenham sido devidamente processados, analisados e julgados pelos tribunais eleitorais competentes.
Ciro Nogueira é recebido com gritos de “fora Bolsonaro” na convenção do PDT
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), foi recebido com gritos de "fora Bolsonaro" na convenção do PDT (vídeo abaixo), realizada na manhã deste sábado (30/07). Ele chegou acompanhado de Sílvio Mendes (UB) e Joel Rodrigues (Progressistas), pré-candidatos a governador e senador, cujo apoio do partido foi oficializado há alguns dias.
Além dos gritos de protesto, alguns pré-candidatos se retiraram do Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Teresina, onde acontecia a convenção. Outros retiraram seus cartazes. A vice-presidente do PDT, Amanda Costa, deixou a mesa de honra.
PDT NA CHAPA DE OPOSIÇÃO
Na convenção das oposições que acontece logo mais, o nome de Charles da Silveira será homologado na primeira suplência de Joel Rodrigues ao Senado Federal. O nome é de indicação do PDT. A segunda suplência ficará com Belê Medeiros (Progressistas).
ENZO É 'FORA BOLSONARO'
Assediado pela oposição e por membros do próprio partido, em busca do apoio para Joel, o presidente eleito da Câmara de Vereadores de Teresina, Enzo Samuel (PDT), esteve na convenção pouco antes da chegada da comitiva de Ciro. Em seu discurso, reforçou que acima de tudo é "fora Bolsonaro". Gesto que afasta Enzo ainda mais do palanque da oposição.