Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 64 de 97Jeová Alencar assegura chapas: “Republicanos fez o dever de casa”
O vereador Jeová Alencar, pré-candidato a deputado estadual pelo Republicanos, assegura que o partido conseguirá montar chapa não só para a disputa por vagas na Assembleia Legislativa, como para deputado federal.
– O Republicanos tem feito seu dever de casa nas chapas proporcionais para deputado federal e também para deputado estadual. Pode ter certeza que será uma surpresa agradável. Pelo menos um federal e três estaduais nós vamos fazer – afirma o parlamentar em entrevista.
Jeová contesta ainda informações de bastidores de que a chapa de federal estaria se esfacelando, em razão da desistência dos pré-candidatos sob a alegação de falta de estrutura para a pré-campanha.
– Problema tem em todo partido. Se não tivesse problema, se não tivesse divergência, o nome não seria partido, seria inteiro. E o Republicanos não fica fora – argumenta.
Segundo ele, na composição para a chapa de federal há sobra de nomes, demandando um “filtro” para acertar a composição final. Diz ainda que o prefeito Dr. Pessoa, “nosso maior líder”, tem conduzido pessoalmente o comando do partido e a formatação da chapa.
Charles vira trunfo de Joel com os vereadores; Enzo é 'alvo' preferencial
Confirmado na primeira suplência do pré-candidato a Senador, Joel Rodrigues (Progressistas), o professor Charles da Silveira (PDT) entrou em campo na Câmara de Vereadores de Teresina, com foco em Enzo Samuel (PDT), presidente eleito da Casa, cuja adesão é cobiçada pelo grupo oposicionista.
Nesta quinta-feira (28/07), ele se reuniu com Enzo, na presença do presidente do PDT, vereador Evandro Hidd, e do presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos). Ao blog, Charles disse que a conversa se resumiu a “amenidades”. Mas em entrevista, Joel admitiu a importância do professor na articulação com os vereadores de Teresina.
– É uma referência de homem público de Teresina, de um cidadão, de um grande professor-reitor, mas acima de tudo um grande político, de articulador. Ele fez isso muito bem em Teresina, tanto com Firmino, com o Sílvio Mendes. Naturalmente ele está fazendo essa articulação – disse o pré-candidato, mencionando a experiência de Silveira como secretário de Governo do Município, que demandava articulação direta com os vereadores.
Sílvio Mendes após Jorge Lopes pedir vaga ao Senado na chapa: “Não será”
Pré-candidato a governador pelo União Brasil, Sílvio Mendes reagiu às investidas do pré-candidato Jorge Lopes, que requereu junto à executiva estadual da sigla sua inscrição na votação que definirá o candidato ao Senado Federal pela oposição, na convenção do próximo sábado (30).
Descartado na composição proporcional, Jorge quer agora “bater chapa” com Joel Rodrigues (Progressistas), que tem o apoio irrestrito dos partidos de oposição, e foi lançado pelo próprio ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas).
– Agradecemos ao Jorge pela disponibilidade, mas essa discussão é interna, sequer falei com ele. Esse caminho está estabelecido com regras absolutamente claras, transparentes e públicas. O presidente [do União Brasil] é o Marcos Elvas, mas garanto para você, ninguém será candidato ao Senado concorrendo com o Joel, não será. O que é isso? Nós não estamos brincando de fazer política – afirmou Sílvio.
À imprensa, ele destacou ainda o esforço exitoso do partido na construção de uma chapa de candidatos a deputado federal.
– Quando disseram que nós não faríamos uma chapa, nós fizemos. Foi o primeiro partido que fez, aqui no Piauí – completa.
Mesmo tendo dito em comunicado à imprensa que aguardava por uma solução pacífica da situação, Jorge não descarta acionar a Justiça para dirimir o pleito.
– Estou na política por um ideal, e defendo a união do partido e fortalecimento da nossa chapa – pontua o pré-candidato.
Seu nome acabou sendo cortado da chapa de federal em razão do excesso de nomes. Até ontem, 8 homens e 4 mulheres estavam pré-candidatos. Contudo, a regra eleitoral permite aos partidos a homologação de chapas com apenas 11 nomes, no caso do Piauí. Assim, o União Brasil precisou descartar um homem e uma mulher da chapa. Sobrou para Jorge Lopes.
Nel Lopes desiste da disputa ao Senado: “Só interessava ao lado de lá”
Mais uma desistência na disputa para o Senado Federal. Nel Lopes, do PTB, confirmou na convenção do partido, que acontece nesta quinta-feira (28), que irá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Movimento que faz parte da estratégia dos partidos de oposição em unificar as candidaturas em torno de Joel Rodrigues (Progressistas), principal adversário de Wellington Dias (PT).
“Foi uma das minhas reflexões depois de ouvir muitas pessoas. Eles trabalham com a divisão e política se faz somando. Interessava a quem minha candidatura a senador? Ao grupo de lá!”, avalia Nel.
O PTB está ainda de olho no potencial de votos de Nel na disputa proporcional, importante para o partido no objetivo de superar a cláusula de desempenho.
Nel Lopes 'balança' e não descarta disputar eleição para deputado federal
Desde sempre convicto de sua pré-candidatura ao Senado Federal, Nel Lopes “balançou” em entrevista nesta quarta-feira (27) e não descartou a possibilidade de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Um dos fatores que pesam na mudança de estratégia é o interesse do PTB no potencial de votos de Nel, como forma de ajudar o partido com a cláusula de desempenho.
“Se dependesse de mim [ele sairia para deputado], com certeza”, disse em entrevista o presidente do diretório estadual do PTB, Venício do Ó. Contudo, ele explica que a palavra final será a de Nel. “A gente confia muito no trabalho que ele fez para senador, um trabalho independente, sem político, sem apoio, sem nada, inclusive sem recursos. Ele tem feito tudo cavando com as próprias unhas. Então, é decisão dele”, explica.
Com a convenção do partido marcada para esta quinta-feira (28/07), Nel evita antecipar sua decisão. “Não decidi nada ainda, estou neste momento difícil, ouvindo muitas pessoas que eu conheço, que eu confio”, diz o pré-candidato, garantindo uma escolha pelo bem do Piauí.
Caso Nel desista, a tendência do PTB é apoiar a pré-candidatura de Joel Rodrigues (Progressistas). Movimento bom para estratégia da oposição em reduzir o número de candidatos ao Senado Federal, o que - em tese - beneficiaria Joel.
PDT trabalha para ter Enzo Samuel no palanque de Joel Rodrigues
Indicando a primeira suplência na chapa majoritária oposicionista, o PDT trabalha para que o vereador Enzo Samuel suba no palanque de Joel Rodrigues (Progressistas), pré-candidato ao Senado Federal. Ao blog, o presidente do partido, vereador Evandro Hidd, admite conversas com o colega de parlamento, mas deixa claro que não há pressão, considerando que Enzo já manifestou apoio à candidatura de Rafael Fonteles (PT).
"A gente sabe da posição do vereador Enzo Samuel, mas sabe também que de sexta-feira para cá, com esse anúncio [da suplência para o PDT], já mexe um pouco com o jogo de xadrez. É lógico que o partido deseja ter o apoio de Enzo, mas só o vereador que pode falar", diz Evandro.
O ponto de convergência entre Enzo e Joel seria o próprio professor Charles da Silveira, indicado pelo PDT para a suplência. "Seria natural que ele pudesse dar esse apoio a Joel", avalia Evandro, mencionando a boa relação do vereador com Silveira.
A articulação não incluiria apoio do presidente eleito da Câmara de Teresina a Sílvio Mendes (União Brasil). Enzo continuaria com Rafael.
VAI TER MATCH?
As chances de êxito do PDT são grandes, mas ainda há um caminho a percorrer. Além da ligação do vereador com Charles da Silveira, uma fonte próxima a Enzo relata que ainda há insatisfação com relação ao grupo governista.
Rafael Fonteles e Wellington Dias seguem usando o nome de Enzo como aliado forte em Teresina. Mas é uma via de sentido único. O vereador não teve seus pleitos atendidos como imaginava, mesmo após subir no palanque petista.
Mas do lado governista a situação é a mesma: para ter o apoio de Enzo, Ciro Nogueira, Joel e companhia terão de tratar o vereador como ele espera: como o futuro presidente da Câmara de Teresina.
E uma fonte lembra: "Ele nunca declarou apoio a Wellington. Além disso, ele poderia ser acusado de infidelidade partidária se não apoiasse Charles. E mesmo estando com Rafael, não quer dizer que vá trabalhar para ele".
Ciro Nogueira convoca caravanas para convenção de Sílvio e pede empolgação
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), gravou vídeo direcionado à militância da oposição no Piauí, convidando lideranças e prefeitos a organizarem caravanas para a convenção que irá homologar a candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) ao governo do Piauí.
– Temos feito uma grande pré-campanha, vocês têm acompanhado, o sentimento de mudança está por todo Piauí, mas nós temos que iniciar a nossa campanha efetivamente com o pé direito, com uma belíssima convenção – diz Nogueira.
Na gravação, ele lança ainda o desafio aos aliados, para que a convenção de Sílvio seja mais animada que a do Partido dos Trabalhadores, realizada no último sábado (22), para a oficialização do nome de Rafael Fonteles.
– Vamos montar as nossas caravanas, fazer uma convenção com muita empolgação, muito diferente daquela convenção fria do Rafael, do Wellington e do Themístocles, muita frieza e sem empolgação. A nossa tem que ser muito diferente, vamos levar esse sentimento de mudança – completa Ciro.
A convenção da oposição liderada por Sílvio Mendes está marcada para o próximo sábado (30). O ato deve homologar ainda os nomes de Iracema Portella (Progressistas), para vice de Silvio, e de Joel Rodrigues (Progressistas) para a disputa ao Senado Federal.
“Nem Sílvio, nem Ciro, sou do lado da turma do Dom Barreto”, diz Robert
Questionado sobre a sua presença na convenção do Partido dos Trabalhadores, que homologou a candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí, o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), disse que escolheu ficar do lado da “juventude” nas eleições de 2022.
– Não estou nem do lado do Sílvio [Mendes], nem do lado do Ciro [Nogueira], nem do lado do PT. Hoje sou do lado do Dom Barreto, da juventude, esse bando de gente do Dom Barreto, inteligente, e eu tenho certeza que quem vai administrar o Piauí vai ser a turma do Dom Barreto – disse em entrevista.
Mesmo com a insistência do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, em seguir no que chama de “terceira via”, sem declarar apoio seja ao candidato do PT ou a Sílvio Mendes (União Brasil), os membros do Republicanos têm escolhido de que lado irão ficar. Robert havia declarado que iria esperar a manifestação do prefeito, mas não esconde mais sua preferência por Rafael, a quem rasga elogios.
– Acho que o Piauí vai ter uma cara nova,vai tirar toda essa velharia e se aposentar. O mundo é de quem se preparou, de quem estudou, esse povo do Dom Barreto é um povo preparadíssimo. E conheço poucas pessoas mais inteligentes do que o Rafael – completa.
Republicanos reúne pré-candidatos e Dr. Pessoa avisa: “Arrumamos o partido”
O Republicanos reuniu nesta segunda-feira (25/07) os pré-candidatos a deputado estadual da sigla, em encontro preparatório para a convenção que acontece nesta quarta-feira (27).
Ao blog, o prefeito Dr. Pessoa demonstrou otimismo com as metas do partido em eleger três deputados estaduais e também um deputado federal.
– Pegar um partido para arrumar, para chegar a ter um proporcional competitivo, tanto no campo estadual como federal, é difícil. Mas graças a Deus nós arrumamos o partido – afirmou.
Já o vice-prefeito Robert Rios enfatizou que a chapa de federal do partido - desacreditada nos bastidores - será fechada até amanhã (26).
– A chapa esquentou, a chapa ficou muito boa. Hoje nós temos 14 pré-candidatos, vamos ter que escolher ainda, até amanhã, quem são os três que irão sair da chapa, porque iremos ter uma chapa muito forte. Aqueles que diziam que não íamos fazer um federal, quebrou a cara. Hoje está preocupado que a gente faça o segundo – desafia Robert.
Dr. Pessoa recrimina ida de Pessoinha à convenção petista: “Ele escorregou”
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, desaprovou a presença do filho, João Duarte Pessoinha, na convenção do Partido dos Trabalhadores, que no último sábado (23) homologou a candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí.
“O João Pessoinha escorregou. O Pessoão, que sou eu, só irei definir, se tiver segundo turno”, disse em entrevista ao blog.
A avaliação do prefeito é de que João deveria ter esperado a convenção do Republicanos e a própria manifestação dele, como maior líder do Republicanos na capital, antes de subir no palanque petista. “O João Pessoinha se excedeu um pouco. Ele depende ainda da identidade do pai”, completou.
VICE TAMBÉM FOI
Já ao avaliar a presença do seu vice, Robert Rios, o prefeito considerou que o político tem autonomia para declarar apoio.
“O Robert Rios é vice, tem sua identidade própria”, pontuou.