Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 65 de 97Dr. Pessoa recrimina ida de Pessoinha à convenção petista: “Ele escorregou”
O prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, desaprovou a presença do filho, João Duarte Pessoinha, na convenção do Partido dos Trabalhadores, que no último sábado (23) homologou a candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí.
“O João Pessoinha escorregou. O Pessoão, que sou eu, só irei definir, se tiver segundo turno”, disse em entrevista ao blog.
A avaliação do prefeito é de que João deveria ter esperado a convenção do Republicanos e a própria manifestação dele, como maior líder do Republicanos na capital, antes de subir no palanque petista. “O João Pessoinha se excedeu um pouco. Ele depende ainda da identidade do pai”, completou.
VICE TAMBÉM FOI
Já ao avaliar a presença do seu vice, Robert Rios, o prefeito considerou que o político tem autonomia para declarar apoio.
“O Robert Rios é vice, tem sua identidade própria”, pontuou.
Demora na definição deixa 2º suplente 'de fora' do material da convenção
A demora na definição da segunda suplência de Wellington Dias (PT) acabou deixando José Amauri (Solidariedade) de fora do material produzido para a convenção governista. Seu nome foi anunciado na tarde de sexta-feira (22), véspera da convenção do “Time do Povo”.
No telão do palco principal, imagens apenas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos candidatos homologados, Rafael Fonteles (PT), Themístocles Filho (MDB), do próprio W.Dias, e da primeira suplente dele, Jussara Lima (PSD).
Vale destacar que Jussara é a única mulher na chapa. Sua presença no material da convenção é também parte da estratégia para evidenciar a presença feminina no quadro majoritário.
Dr. Pessoa não escolhe lado, mas filho e vice sobem no palanque petista
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ainda não orientou o voto majoritário do Republicanos na eleição para governador do Piauí. Mas boa parte dos membros do partido já tomaram sua decisão política e estão subindo nos palanques, seja do "lado A" ou do "lado B", como ele mesmo gosta de se referir aos grupos liderados por Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (UB).
E na noite que homologou os nomes de Rafael e Wellington Dias (PT) para o governo e o Senado, respectivamente, diversos nomes do Republicanos foram vistos no palanque petista. A surpresa - nem tanto assim - ficou para João Duarte Pessoinha, presidente estadual do Republicanos e filho do prefeito Dr. Pessoa.
Presença ainda de Robert Rios (Republicanos). Menos surpreendente, considerando que o vice-prefeito de Teresina já foi visto outras vezes com Rafael na pré-campanha. Ele promete ainda atuar firmemente contra a oposição. "Sílvio nunca", repetiu diversas vezes à imprensa.
Ciro Nogueira vê reação de Bolsonaro: “Pessoas vão reconhecer o trabalho”
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), acredita na melhora do desempenho do presidente Jair Bolsonaro (PL), nas pesquisas de intenção de voto, até o fim do mês de agosto. Em entrevista ao blog, durante agenda em Teresina nesta sexta-feira (22/07), ele avaliou que as recentes medidas aprovadas em benefício da população vão ter sim reflexo na avaliação do chefe do Planalto.
"Com a economia retomando, as pessoas sendo melhor tratadas, o Auxílio Emergencial, o Vale Gás, a inflação sendo reduzida, e o emprego voltando, as pessoas vão reconhecer esse trabalho que foi feito", diz Ciro.
"Tivemos a coragem de enfrentar a esquerda, que não queria dar o Auxílio Emergencial. Tivemos a coragem de cuidar das pessoas", enfatizou.
DOIS PALANQUES NO PIAUÍ?
Escalado para coordenar a campanha de Bolsonaro à reeleição, no Piauí, Ciro Nogueira - líder da oposição estado e maior incentivador da pré-candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil) - esteve mais cedo ao lado do Coronel Diego Melo, candidato a governador homologado pelo PL.
Nogueira tem a tarefa de conciliar a missão dada pelo presidente junto à direita conservadora no Piauí, e ainda assim ajudar Sílvio - que publicamente afasta qualquer ligação com Bolsonaro.
Mas se equilibrar entre os dois palanques não é encarado por Ciro como sendo um grande problema. "Meu grande desafio é mudar o Piauí. Darmos esperança. Seja como Diego, seja com o Sílvio, que é o [pré]candidato mais viável. Temos agora que concretizar esse desejo de mudança, as pessoas vão saber [diferenciar]. Se eu quisesse me acomodar teria ficado com o governo, já fui ao lado do [ex]governador Wellington Dias. Saí porque optei ficar do lado do povo do Piauí", pontuou.
Wellington Dias anuncia José Amauri como 2º suplente ao Senado
Nem Caio Bucar, nem Daniel Jackson. O último nome da chapa majoritária governista confirmado na tarde desta sexta-feira (22) foi o de José Amauri. Por indicação do Solidariedade, ele ocupará a segunda suplência de Wellington Dias, pré-candidato ao Senado Federal pelo Partido dos Trabalhadores.
A definição sai na véspera da convenção que irá homologar as candidaturas governistas, após dias de impasse sobre a escolha do nome. De um lado o Solidariedade pedindo independência para a indicação, como ocorreu no caso do PSD com a primeira suplência, e do outro a vontade de Wellington em somar eleitoralmente com a indicação do vereador de Parnaíba, Daniel Jackson, colégio onde o pré-candidato a governador Rafael Fonteles (PT) precisa de reforço.
"Depois de muita conversa da direção do nosso partido, juntamente com os pré-candidatos, chegamos ao entendimento que o melhor nome para representar, nesse momento, a construção da chapa do nosso pré-candidato a senador Wellington Dias, é o nosso amigo já suplente de senador, Amauri", declarou Evaldo após a reunião que definiu a indicação.
Wellington Dias ressaltou a "confiança da direção do Solidariedade por este entendimento". "Ele já conhece a realidade do nosso estado e já contribui com seu desenvolvimento, tanto na condição de empreendedor, como também na vivência política. Amauri já tem um bom diálogo com esse time de muitos anos, além da experiência anterior como senador e suplente de senador", completou o ex-governador, que terá Jussara Lima (PSD) como sua primeira suplente.
2ª suplência indefinida: Rafael nega impasse entre W.Dias e Solidariedade
Rafael Fonteles (PT) negou impasse na definição do último nome da chapa majoritária governista. Trata-se da segunda suplência de Wellington Dias (PT), pré-candidato ao Senado Federal. A vaga é do Solidariedade, partido presidido pelo deputado estadual Evaldo Gomes, que ainda não bateu o martelo sobre o indicado.
A demora, avalia Rafael, é fruto de discussão para que seja tomada uma decisão democrática.
Entre os nomes cotados para a segunda suplência de Wellington estão o ex-vereador de Teresina, Caio Bucar, o ex-senador José Amauri e o vereador de Parnaíba, Daniel Jackson.
A primeira suplência do petista foi indicada pelo PSD, com a escolha de Jussara Lima, esposa o deputado federal Júlio César.
Sílvio Mendes rejeita embate após Rafael acusar oposição de criar “fuxicos”
Pré-candidato a governador pelo União Brasil, Sílvio Mendes preferiu não responder às declarações de Rafael Fonteles (PT) de que a oposição tenta criar "fuxicos" sobre supostos rompimentos dentro da base petista. Ele disse que sua pré-campanha "é propositiva" e que repudia qualquer tipo de "agressão".
"Não quero disputar uma eleição por qualquer caminho, agressão eu repudio, venha de onde vier, não terá resposta. A nossa pré-campanha é propositiva, é de construir um estado que todos merecem e não têm, esse é o nosso caminho, eu não vou responder esse tipo de agressão. Não cabe, nunca fiz isso", disse à imprensa.
O pré-candidato comemorou ainda a adesão do PDT, que será oficializada nesta sexta-feira (22). Mesmo com o partido ficando com a vaga de 1ª suplência ao Senado, Sílvio diz que a parceria não é condicionada. "Não foi tratado disso, temos o apoio pelos objetivos, pela experiência que a gente teve como prefeito de Teresina, a gente dizendo o que pode ser feito no interior, a gente oferece a nossa experiência", explica.
RUMOR SOBRE IRACEMA
Aos jornalistas, ele ainda afastou rumores sobre a suposta saída de Iracema Portella (Progressistas) da chapa majoritária a ser confirmada em convenção. Disse ainda que seu grupo não esconde nomes dentro da chapa, diferente da ala governista. "Isso é rumor de mau gosto, que eles aumentem a sua inspiração para dizer menos bobagem. E nós mostramos a chapa inteira, a chapa do governo não mostra. Eles têm vergonha do vice, a gente mostra, e a gente não tem dúvida e nem esconde nada", completou.
Júlio aposta em reação petista na capital: “Tempo está a favor de Rafael”
O deputado federal Júlio César, presidente do PSD no Piauí, acredita que Rafael Fonteles (PT) tem chances de alcançar vantagem em Teresina. O parlamentar avalia que "o tempo está a favor" do petista, se considerado o fato de que a vantagem de Sílvio Mendes (União Brasil), pré-candidato de oposição, já foi bem maior.
"Silvio sempre foi uma pessoa que eu tenho uma admiração muito grande, mas quem cresce no Piauí todo e em Teresina é o Rafael, pela estrutura de campanha, com os 10 partidos que são da nossa coligação, mas acima de tudo, pela sua disponibilidade, de trabalhar 12, 15, 18, se for necessário 24 horas por dia. Então, o povo faz esta avaliação. Em relação a Teresina, eu admito que seu concorrente está um pouco na frente, mas já esteve muito mais, e o tempo está a favor do Rafael", avalia Júlio.
E Júlio lembra que dos 11 prefeitos que aderiram à Rafael na pré-campanha, três se filiaram ao PSD. "Três que vieram do PP", diz o parlamentar, reforçando a baixa na base oposicionista.
Iracema Portella fora da chapa? “fake news para desestabilizar”
A pré-candidata a vice-governadora pela oposição, Iracema Portella (Progressistas), rebateu o que chamou de "fake news" sobre sua suposta saída da chapa majoritária encabeçada por Sílvio Mendes (União Brasil). Para ela, tudo não passa de tentativa de desestabilizar o grupo oposicionista.
"Eu nunca ouvi falar nessa possibilidade, isso não existe", disse Iracema quando questionada sobre a chance de Adalgisa Moraes Sousa, primeira-dama de Parnaíba (PI), compor a chapa em seu lugar.
Iracema disse ainda que a oposição confia em um bom resultado nas urnas e deixa claro que as "fake news" não irão abalar sua pré-candidatura.
"A gente fica impressionado, com a capacidade que tem a situação, de elaborar e fazer fake news com a gente, para desestabilizar essa campanha. Mas nada vai nos desestabilizar. Nós estamos muito bem, extremamente confiantes", concluiu.
Enzo Samuel cumpre agenda com Rafael Fonteles e reforça tendência de apoio
Afastando rumores sobre rompimento com a base governista, o vereador e presidente eleito da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), cumpriu agenda nesta quinta-feira (21/07) ao lado de Rafael Fonteles (PT), em visita à Associação Down The Amo. Em entrevista, ele reforçou a tendência de apoiar o pré-candidato petista, mesmo com a decisão do seu partido em apoiar a pré-candidatura de Sílvio Mendes (UB), pela oposição.
"O PDT tem uma posição, mas lá nós chegamos a um consenso, embora o partido siga para um lado, os municípios têm sua autonomia, e em Teresina não seria diferente. E como eu sempre disse, a nossa tendência é estar marchando aqui com o Time do Povo", diz Enzo, se referindo à chapa petista.
Já Rafael aponta Enzo como um dos vereadores que manifestou apoio ao seu nome desde o primeiro momento. "E com relação à chapa majoritária não há dúvidas, a posição dele tem sido sempre muito firme, e cada vez mais a gente tem contado com Enzo para ampliar nosso trabalho em Teresina", diz o petista, destacando ainda o trabalho de "coordenação" do vereador no Legislativo Municipal.