Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 74 de 104Ciro confia que Joel pode repetir feito de Elmano e derrotar ex-governador
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), não perde o otimismo com a pré-campanha de Joel Rodrigues. Em discurso para mais de 90 ex-prefeitos piauienses, ele afirmou que o ex-prefeito de Floriano pode repetir nas eleições o feito de Elmano Férrer, que em 2014 foi eleito senador derrotando o ex-governador Wilson Martins.
Ao lado de Sílvio Mendes (União Brasil) e Iracema Portella (Progressistas), Ciro lembrou que ele quem insistiu no nome de Elmano para a disputa. Na época, o senador estava no palanque de Wellington Dias (PT), que defendia Margarete Coelho na disputa ao Senado.
"Eu disse: o nome para ganhar do Wilson é o Elmano. E eu disse, 'Elmano, tu vai chegar nos municípios e vai ter problema, porque as pessoas vão estar votando só no Wellington e o prefeito não vota em ti, e tu vai querer desistir em agosto. Foi dito e feito. Em agosto o Elmano disse, 'rapaz, não vai dá, não'. E disse, 'moço, segure, você vai ganhar'. E foi dito e feito. Elmano ganhou muito mais fácil do que o Wellington [para governador]", contou Ciro.
No mesmo ato político, o ministro demonstrou confiança com relação ao nome de Sílvio Mendes, apostando no "sentimento de mudança".
APOIO DO PODEMOS
Ainda em agenda na capital, Ciro se reuniu com o ex-senador João Vicente Claudino, que tem coordenado a articulação política no Podemos. Em conversa pelo WhatsApp, o ministro admitiu que está trabalhando para ter o apoio de JVC a favor da pré-candidatura de Sílvio Mendes. O próximo passo será buscar o mesmo endosso ao nome de Joel Rodrigues. Mas o obstáculo tem nome: Fábio Sérvio. O pré-candidato ao Senado do Podemos vai recuar? A conferir!
Com Eturb cobiçada, Robert defende permanência de Pessoinha na pasta
O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), se manifestou sobre os rumores de que João Duarte, o Pessoinha, deixe o comando da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) para se dedicar à coordenação política do Republicanos, com foco na eleição proporcional.
"O Pessoinha hoje é um dos motores aqui da prefeitura, certo? Ele está aí cada dia trabalhando mais. É de madrugada, é sábado, domingo.. Então, ele não pode deixar a Eturb de jeito nenhum", pontuou.
Ao Jogo do Poder, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) apontou "fogo amigo" nos rumores sobre mudança na Eturb.
Mas uma coisa é fato: com uma operação de crédito de R$ 500 milhões prestes a ser efetivada pela prefeitura de Teresina, muita gente tem 'crescido o olho' para a pasta comandada por Pessoinha, que é responsável pela execução de obras de grande monta na administração, com as de asfaltamento. Abre o olho Pessoinha.. e Pessoão!
Chapa do Republicanos sofre baixa: Wagner Torres fecha com Jadyel Alencar
Mais uma baixa na lista de pré-candidatos a deputado federal do Republicanos. Nesta segunda-feira (27/06), o coronel Wagner Torres se reuniu com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), para comunicar sua desistência. Na conversa, que aconteceu na presença do vice-prefeito Robert Rios (Republicanos), Torres alegou motivos pessoais para o seu recuo.
Ao blog, ele informou que segue filiado ao Republicanos, mas irá retomar seu compromisso com o empresário Jadyel Alencar (PV), que disputará uma vaga na Câmara Federal. Para deputado estadual, Wagner Torres ainda não definiu apoio.
Outro nome que saiu do páreo foi o da jornalista Karla Berger. Alegando ter sido vetada na chapa pela deputada Marina Santos (Republicanos), ela desistiu da disputa para Federal, mas sinaliza apoiar a congressista na pré-campanha à reeleição. Ela aguarda agora a decisão do grupo político de Dr. Pessoa sobre sua candidatura a deputada estadual.
ROBERT MINIMIZA
Em entrevista, o vice-prefeito Robert Rios - sempre com boas projeções para o Republicanos - não fez caso com a desistência de Wagner Torres. "Temos 14 pré-nomes, e só podemos lançar 11 nomes. Então, três nomes tem que sair. É melhor que alguém peça para sair da chapa, do que a gente ter que escolher", disse.
Câmara recebe mensagem do Executivo com pedido para empréstimo de R$ 500 mi
Os secretários João Henrique Sousa e André Lopes, das pastas do Planejamento e Governo, respectivamente, entregaram à Câmara de Vereadores de Teresina, nesta quinta-feira (23/06), mensagem do Poder Executivo com pedido de autorização para realização de operação de crédito no valor de R$ 500 milhões junto ao Banco do Brasil.
A mensagem chega à Casa com pedido de tramitação de regime de urgência especial.
De acordo com o secretário André Lopes, o valor é destinado a obras de infraestrutura, habitação, transporte, melhorias do Polo Industrial, dentre outras ações.
“Como existe a burocracia interna do banco, e essa burocracia leva um tempo, quanto antes a gente conseguir a aprovação da Câmara melhor para a cidade”, justifica o secretário.
O pedido foi discutido com os parlamentares, que questionaram sobre as obras a serem executadas.
Em entrevista, o secretário João Henrique destacou que as medidas adotadas pela Secretaria de Finanças no último ano permitiram a busca por recursos para investimentos. "Esse é um trabalho da administração do Dr. Pessoa no sentido de buscar recursos para o desenvolvimento de Teresina. Todos sabem que a prefeitura hoje tem suas finanças equilibradas, e nós voltamos à situação da letra B, que permite esse tipo de investimento. A avaliação da prefeitura havia caído para letra C por que? Porque o balanço do ano de 2020 fechou negativo, em 21 milhões. E, em 2021, primeiro ano da administração Dr. Pessoa, com o Dr. Robert no comando da secretaria, nós fechamos positivo, e isso permitiu nós sairmos da letra C e voltar para a letra B, e isso nos permitiu buscar recursos", diz.
Líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara, o vereador Antônio José Lira explica que o empréstimo, se aprovado, será liberado 5 parcelas semestrais de R$ 100 milhões, e ajudará no andamento de obras importantes. "Teremos, o Executivo, uma liberdade de trazer para o município de Teresina, obras que a população sonha. Por exemplo, agora numa licitação de 16 milhões de reais, que é o sonho da Zona Sudeste, da BR-343 até o rodoanel, 12 quilômetros de pavimentação. Um projeto que já está na Eturb, do presidente Pessoinha, que pode ser usado com estes 500 milhões de reais", detalha o parlamentar.
Dr. Pessoa confirma presença em noite que selará apoio de Jeová a Silvio
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), foi convidado pelo presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar (Republicanos), para participar do lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual, que acontece no próximo dia 28 de junho. Em entrevista, o prefeito informou que estará presente.
O detalhe, segundo apurou o blog, é a presença já confirmada do pré-candidato a governador pelo União Brasil, Silvio Mendes. E Pessoa foi avisado! Logo, ambos estarão juntos, em torno de Jeová, no mesmo palanque político.
Ao blog, o prefeito fez questão de ressaltar que sua presença ao lado de Silvio não significa apoio ao pré-candidato.
"Fui convidado para o lançamento dele de deputado estadual. Ele é Republicano e eu estarei lá", diz Dr. Pessoa.
Adesões: Iracema projeta mais surpresas e diz que aguarda momento de Jeová
Iracema Portella, pré-candidata a vice-governadora do Piauí, acredita em mais “surpresas” a favor da oposição. Adesões que, segundo ela, são impulsionadas pelos bons resultados da chapa encabeçada por Sílvio Mendes (UB) nas pesquisas.
“Com certeza surpresas virão. É normal, diante deste favoritismo, que pessoas venham compor aqui conosco”, avalia.
JEOVÁ VEM AÍ?
Uma adesão projetada e bastante esperada é a do presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar. “Sempre digo que cada um tem a sua hora e o seu momento. Então, vamos aguardar, o Jeová é um grande nome, uma grande liderança aqui na nossa capital, e nós vamos certamente ficar felizes com a vinda dele para nos apoiar”, avalia Iracema.
VICE NADA DECORATIVA
Reforçando seu protagonismo na discussão do projeto da oposição para o Piauí, Iracema diz que jamais seria uma vice decorativa. “Estarei ao lado de Sílvio Mendes. Até porque conheço profundamente o estado do Piauí e desde o ano passado estamos fazendo esta pré-campanha, elaboramos um plano de governo juntos”, pontua.
Sílvio Mendes sobre teto para ICMS dos combustíveis: “Tem que ter regra”
O pré-candidato a governador pelo União Brasil, Sílvio Mendes, se posicionou a favor da implementação de teto na cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis, medida aprovada pelo Congresso Nacional na tentativa de reduzir o preço da gasolina e do diesel para o consumidor.
Em entrevista concedida nesta terça-feira (21/06), ele mencionou a crise pela qual passa o Brasil, afetando o preço dos alimentos. “Eu acho que está correta a limitação do valor uniforme para todos os estados, mas põe um teto. Tem que ter regra. E essa regra, para mim, começa pelo tabelamento sim, por mais que possa se discordar, mas o preço do petróleo, o preço da gasolina, ele incide sobre o preço dos alimentos, e tem muita gente passando fome”, disse Sílvio.
O pré-candidato também falou sobre a situação da Petrobras. “Não é tão simples entender que tem que ser feito um esforço no sentido de reduzir seu custo, o preço ao consumidor, porque dele depende, por exemplo, o valor dos alimentos, que só aumenta. Quem faz supermercado sabe. O presidente da Petrobras acabou de renunciar pela pressão. Como é que se pode ganhar mais do que todas as empresas de petróleo, num país em desenvolvimento?”, completou.
Júnior Macedo confronta Jeová, que reage: “Ninguém pegou na mão dele”
O suplente de vereador do PSD, Júnior Macedo, retornou nesta terça-feira (21/06) à Câmara de Vereadores de Teresina, para cobrar o cumprimento do seu pedido apresentado à Mesa Diretora para assumir o mandato. À imprensa, ele reforçou que irá judicializar a questão caso não seja empossado até esta quarta-feira (22).
“O que estará acontecendo é o rasgamento da Constituição, do regimento interno. Eu acho que teve um erro de interpretação por parte do presidente, sei que o Antônio José Lira é um aliado, é um compadre dele, mas nós não podemos usar a estrutura da Câmara para manter um vereador irregular nesta Casa. Regular é eu, que sou o segundo suplente e estou na vez”, disse Júnior, se referindo à sinalização de Jeová de que o suplente não poderia assumir.
Júnior alega que não renunciou e que isso foi deixado claro ao presidente há dois meses, quando ele escolheu não assumir o mandato após sofrer uma perda familiar. “Não sou um covarde, sou um jovem batalhador, lutador, consegui tudo na minha vida com muito suor. E eu não sou covarde de estar renunciando suplência, ou mandato, ou qualquer coisa que seja”, completou.
PRESIDENTE REAGE
Ao comentar as declarações de Júnior Macedo, Jeová sustentou a posição de que o suplente não poderia assumir neste momento com base em um parecer da procuradoria da Câmara. E negou que Antônio José Lira esteja no mandato por influência sua.
“Ele [Antônio José Lira] não está aqui de favor, não está aqui porque eu quero. Nem nele eu votei, eu voto em mim. Eu vejo sim, o direito dele [Júnior Macedo] de recorrer, procurar os direitos dele, mas acho que ele tem que ter um pouquinho de juízo e medir as palavras. Ele mesmo assinou, ninguém pegou na mão dele para assinar, nem da vereadora Cida”, reagiu o chefe do Legislativo.
Júnior Macedo protocola requerimento para assumir mandato e nega retaliação
O suplente de vereador do PSD, Júnior Macedo, protocolou nesta segunda-feira (20/06) requerimento à Mesa Diretora para assumir o mandato na Câmara de Teresina. Com o movimento, Antônio José Lira terá que se afastar do mandato.
Júnior diz que irá integrar a base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e nega que a decisão tenha sido tomada sob influência da base de Wellington Dias (PT) e Rafael Fonteles (PT), como forma de retaliação à Jeová Alencar (Republicanos) que fechou com a oposição liderada por Ciro Nogueira (Progressistas).
Do protocolo, o documento será encaminhado à presidência da Casa, para que seja dada posse ao suplente.
Antônio José Lira
Nas redes sociais, o vereador chegou a se despedir do mandato, afirmando que a cidade perde com sua saída do Legislativo.
“Na Vida, nunca podemos parar de sonhar! A caminhada da luta continua, perdeu Teresina, perdeu a gestão, perdeu o parlamento, venceu o ódio e a vingança, por enquanto! Dei tudo de mim! Ao prefeito, só agradecimentos! Muito obrigado Teresina!”
Setut sobre reajuste da tarifa de ônibus: “Cabe ao município decidir”
Com a manifestação do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), descartando a possibilidade de reajuste no valor da tarifa de ônibus, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) se posicionou em nota.
No breve texto enviado à imprensa, o Setut diz entender que "cabe ao município decidir ou não pelo reajuste", bem como do valor pago às empresas operadoras do sistema como forma de subsídio, para compensação da diferença entre a tarifa técnica e o valor cobrado ao usuário na catraca.
"Somente assim os serviços prestados à população teresinense serão realizados com qualidade e regularidade", completa o sindicato.
Ontem, Dr. Pessoa se manifestou contrário à proposta de tarifa apresentada pelo Setut à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, com valor de até R$ 8. O dobro da tarifa inteira cobrada hoje. Após análise da planilha apresentada pelas empresas, a questão será deliberada pelo Conselho Municipal de Transporte, e só então chega à mesa do prefeito de Teresina.