Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 75 de 104Rafael aponta “fake news” em adesão de prefeita do PT a Sílvio Mendes
À imprensa, o pré-candidato a governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), tentou afastar rumores sobre a suposta adesão de prefeitos da base governista ao grupo de oposição, que tem como pré-candidato o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil). A mais recente delas, comentada nos bastidores pelos oposicionistas, seria a da prefeita Elisa Paz (PT), de Novo Santo Antônio.
"Pelo que eu saiba é uma fake news, que foi colocada pela oposição. A prefeita está conosco. Recentemente teve uma fake news com o prefeito de Ribeiro Gonçalves, que se revelou uma mentira, agora com relação à prefeita, que esteve comigo nesta semana. Então a oposição, numa situação de desespero, tenta a todo custo inventar apoios que não existem", avalia Rafael.
APOIO NA CAPITAL
Fonteles também fez as contas em relação aos apoios em Teresina. De acordo com o pré-candidato, 19 dos 29 vereadores no mandato manifestaram apoio à base petista. Diz ainda contar com "a grande maioria dos suplentes".
Prefeito sobre reajuste da tarifa de ônibus: “Depois de eu morto pode ser”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) descartou a possibilidade de reajuste no preço da tarifa de ônibus. Para o gestor, o valor de até R$ 8 proposto pelo Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), é muito alto e penalizaria ainda mais a população, que já vive um grave momento de crise econômica.
"Depois de eu morto pode ser que tenha aumento da passagem de ônibus, mas eu vivo não vai ter. O prefeito veio para cuidar do povo pobre, vulnerável. Ainda não estou satisfeito com o transporte coletivo. Avançou? Avançou. Esse negócio de reajuste, o dobro, aumentou gasolina, petróleo, etc., aumentou o nervosismo do Bolsonaro e do grupo do PT, mas o prefeito não, está com o cérebro equilibrado", disse.
O pedido de reajuste foi apresentado ao Conselho Municipal de Transporte ainda em maio, para análise, considerando a planilha adotada pela Prefeitura para a apuração dos custos operacionais e da tarifa pública. Com isso, o valor da tarifa técnica, segundo o Setut, ficaria entre R$ 7 e R$ 8. Após análise do conselho, a decisão final sobre o preço é tomada pelo prefeito.
Há dois anos sem reajuste, a tarifa de ônibus custa hoje em Teresina R$ 4 a inteira e R$ 1,35 a meia. Para segurar o preço, o município paga subsídio às empresas operadoras do transporte coletivo para bancar a diferença entre a tarifa técnica e o valor pago na catraca pelo usuário.
Rafael: governo federal é leão com governadores e gatinho com a Petrobras
No dia em que a Petrobras anuncia novo reajuste no preço da gasolina e do diesel, o pré-candidato a governador do Piauí pelo Partido dos Trabalhadores, Rafael Fonteles, classificou como "tiro no pé" a manobra do Governo Federal, com aprovação do Congresso Nacional, que implementa teto de 17% na alíquota de ICMS para os combustíveis. Para o petista, o reajuste anula os efeitos da redução tributária e penaliza a população brasileira.
"O governo tem a maioria das ações da Petrobras. Foram incapazes de impedir o aumento que acabou de ser anunciado, de 14% no diesel, então das duas coisas: ou são frouxos e não conseguem enfrentar a Petrobras, seus acionistas, ou são levianos, fazendo algo só para a plateia. Esse aumento de 14% do diesel já é maior que qualquer benefício com a redução tributária, que não vai acontecer, por que se define o preço é pela matriz de tributos. A chance de não ter efeito nenhum no preço na bomba é muito grande, ou se tiver, é muito pouco. Essa decisão tomada prejudicou o povo brasileiro duas vezes", disse.
Aos jornalistas, Rafael ainda classificou a implementação do teto para o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias, conhecido como ICMS, como "medida eleitoreira" e defendeu que o problema só pode ser verdadeiramente enfrentado com o debate sobre a política de preços da Petrobras.
"Realmente, o governo federal é frouxo. Fala como um leão diante de governadores e prefeitos, e diante da população que sofre, e fala como um gatinho na hora de lidar com os acionistas da Petrobras, que estão tendo um lucro histórico à custa do sofrimento do povo brasileiro, que é o dono majoritário da Petrobras, veja que loucura", concluiu.
Dr. Pessoa: reforma com viés político só depois da eleição
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), disse que nunca passou pela sua cabeça a possibilidade de tirar André Lopes da Secretaria de Governo, como querem alguns vereadores. Em entrevista à imprensa nesta sexta-feira (17), disse ainda que qualquer reforma administrativa com caráter político só será feita após a eleição.
“Só fica com o prefeito quem quiser bem a Teresina. Nunca nem pensei de mudar o Andre Lopes. É lógico, a gente conversa. Mas o André é cria do Banco do Brasil, de carreira. É um dos melhores advogados que tem no estado do Piauí. Sério, honesto, mas tem que ter pequenas flexibilidades”, diz o gestor.
Na sequência, ele completa que não cogita a ida de Renato para a pasta do Governo. “Nenhuma movimentação por parte da prefeitura. O resto é mimimi, tititi”.
REFORMA
Mesmo com planos de enviar à Camara de Teresina texto propondo uma reforma administrativa, o prefeito diz que mudanças com viés político só serão feitas após a eleição de outubro. “Aguarde aí”, indica Pessoa.
Berger descarta assumir a Secretaria de Governo e nega retorno à Câmara
O vereador licenciado Renato Berger (PSD), que está no comando da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, descartou a possibilidade de assumir a secretaria de Governo na Prefeitura de Teresina.
A mudança é defendida, nos bastidores, por alguns parlamentares da base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), insatisfeitos com o atual gestor da Semgov, André Lopes.
“Minha área é o esporte”, afirmou Berger, deixando claro que permanece na Semel.
Sobre a possibilidade de retornar ao mandato na Câmara, Berger também descartou. “Só volto quando ele sair”, disse apontando para Antônio José Lira, que assumiu o mandato após a saída de berger da Casa Legislativa.
Robert sobre apoio majoritário: Dr. Pessoa nem libera, nem amarra ninguém
Mesmo que o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), tenha dito que seu grupo político ficará “neutro” no primeiro turno das eleições estaduais, o vice-prefeito Robert Rios (Republicanos) disse à imprensa não acreditar que tal neutralidade possa ser executada na prática.
“Eu entendo que fica muito difícil você andar na cidade, ir no interior, fazer acordo com vereador, prefeito, ex-prefeito, e ele vai perguntar: E quem é seu governador? E quem é seu senador. Então, eu tenho a impressão que cada um vai responder aquilo que seu coração tem vontade de falar. Dr. Pessoa nem vai dizer eu libero, nem vai amarrar ninguém”, explica Robert.
Sobre a posição do prefeito, o vice lembra da dificuldade do Republicanos, em razão do tempo, para a construção de uma chapa majoritária. Logo, a alternativa foi focar nas chapas proporcionais. Uma articulação que, na visão de Robert, pode ser suficiente para a sigla eleger até quatro deputados estaduais.
Papas enfraquecidos? Jeová e Enzo rejeitam disputa de poder
Os vereadores Jeová Alencar (Republicanos) e Enzo Samuel (PDT), atual presidente e presidente eleito da Câmara de Teresina, trataram logo de afastar qualquer possibilidade de desentendimento ou disputa de poder nos próximos meses, como projetado pelo próprio vice-prefeito de Teresina, Robert Rios (Republicanos), ao dizer que “quando você coloca dois papas no Vaticano, os dois ficam fracos”.
Ao blog, os dois parlamentares destacaram a amizade e respeito mútuo.
“O vice deixou bem claro, disse muito bem. Existe um presidente em exercício, é o vereador Jeová Alencar. E todos respeitam isso. Ele conquistou o seu espaço e aqui haverá esse mútuo respeito. Hoje não estou presidente, só no próximo biênio. O atual presidente é Jeová. É ele quem toma as decisões, é o maior líder hoje nesta casa”, afirmou Enzo.
Já Jeová ressaltou a amizade com Enzo e disse que o futuro presidente irá imprimir seu ritmo de trabalho. “E a gente vai respeitar”.
Lembrou que é pré-candidato a deputado estadual e que, se não tiver êxito nas urnas, estará na Câmara “ajudando Enzo” e “colaborando com essa casa e com o município de Teresina”.
Prefeito sem pressa para definir seu novo líder na Câmara: “No fim do mês”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), não demonstrou pressa para escolher seu novo líder na Câmara de Vereadores, após a saída de Enzo Samuel (PDT), que acabou eleito presidente do Legislativo Municipal para o biênio 2023/2024. A escolha, segundo o gestor, pode sair só no fim do mês.
“O líder permanente é Deus. E qualquer um da Câmara Municipal, que tem esse amor profundo por Teresina, poderá ser líder, sem nenhuma indicação de grupo, de pressão, de ser mais bonito… O líder sairá daqui para o fim do mês”, disse aos jornalistas nesta quarta-feira (15/06).
REPUBLICANOS INDICA
Agora com cinco parlamentares na Casa, após a filiação de Markim Costa, o Republicanos deve ficar com a indicação da liderança do prefeito Dr. Pessoa. Tanto Enzo Samuel, como o próprio presidente Jeová Alencar, serão consultados nesta definição.
FOGO AMIGO CONTRA OS SUPLENTES
Líder em exercício, Antônio José Lira (Republicanos) já sofre com o fogo amigo nos bastidores. Alguns colegas acreditam que a vaga não deveria ficar para um suplente.
Berger critica eleição antecipada e fala de apoio a Jeová: “Por enquanto”
O secretário de Esporte e Lazer de Teresina, Renato Berger (PSD), admitiu em entrevista à imprensa que tinha a intenção de retornar à Câmara de Vereadores no fim deste ano para disputar a eleição para presidência da Casa, e lamentou que o processo tenha sido antecipado “sem razão nenhuma”. Na conversa, ele também avaliou o apoio ao presidente da Câmara, Jeová Alencar na eleição para deputado estadual.
Com a antecipação, Enzo Samuel (PDT) acabou sendo eleito por 28 votos a 1 nesta quarta-feira (15), com apoio de Jeová.
“A grande maioria [dos vereadores] achou importante antecipar, mesmo sem eu saber o porquê. Mas é natural. Eu estou fora da Câmara e não tenho nem que ficar muito assim… Não tinha apoio [da prefeitura], até porque eu nunca tinha conversado aqui sobre isso, nem com o Robert, nem com o prefeito. Se fosse o processo natural eu acho que poderia até participar, tinha a intenção. A única coisa que estranhei, que eu não sabia, foi esse trabalho de antecipar uma eleição sem razão nenhuma, sem motivo nenhum”, disse Renato.
Aos jornalistas, o secretário fez elogios a Enzo Samuel, apontando-o como “uma pessoa bacana” e “bem relacionado com todos os vereadores”. Disse ainda que pretende continuar na Semel fazendo “um trabalho importante para a cidade de Teresina.
APOIO A JEOVÁ ALENCAR
Vale lembrar que a ida de Renato para a Semel é apontada, nos bastidores, como um movimento do próprio Jeová, hoje pré-candidato a deputado estadual, na intenção de fortalecer seus espaços e sua base na capital. Logo, Berger teria o compromisso de apoiar Alencar.
Apoio que permanece, pelo menos por enquanto, avalia o secretário da Semel. “Estou apoiando ele, por enquanto estou apoiando. Se for esse o pensamento de continuar assim, que eu acho que é, tanto o prefeito como o Robert, é de continuar apoiando”, pontuou.
Enzo Samuel é eleito presidente da Câmara de Teresina para o biênio 2023/24
A chapa de consenso encabeçada pelo vereador Enzo Samuel (PDT) foi eleita para o comando da Mesa Diretora da Câmara de Teresina, para o biênio 2023/2024.
Apenas o vereador Ismael Silva (PSD) não votou na chapa de consenso. Ele manifestou seu voto “contrário não à chapa, mas ao processo”.
A eleição, que estava prevista para o mês de dezembro, foi antecipada para esta quarta-feira (15) após a aprovação do requerimento apresentado pelo vereador Deolindo Moura (PT).
A manobra impossibilitou a candidatura de Renato Berger (PSD), que está licenciado da Casa e ocupa hoje a secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semel). Ele chegou a avaliar o retorno ao mandato, mas desistiu.
Mesmo não tendo sido informado antecipadamente sobre a mudança na data da eleição, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), manifestou que não iria interferir no processo eleitoral no Legislativo, considerando a independência entre os poderes.
A sessão foi marcada ainda por elogios à gestão de Jeová Alencar (Republicanos), um dos incentivadores da candidatura de Enzo.
Confira a composição da Mesa Diretora eleita:
Presidente: Enzo Samuel
1ª Vice-presidente: Pollyana Rocha
2º Vice-presidente: Markin Costa
Secretários
Paulo Lopes
Elzuila Calisto
Valdemir Virgino
Vinício Ferreira
Thanandra Sarapatinhas
Fernanda Gomes
Corregedor: Bruno Vilarinho
Corregedor substituto: Gustavo de Carvalho
Ouvidor: Roberval Queiroz