Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 77 de 97Dr. Pessoa quer comando do União Brasil e põe PL como “última opção”
Após o encontro em Brasília com o presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (11/01), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, manifestou interesse de se filiar ao União Brasil.
A conversa aconteceu no Palácio do Planalto na presença do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e foi rápida, segundo o prefeito.
E nela, Bolsonaro e Ciro colocaram na mesa a possibilidade de Dr. Pessoa assumir no Piauí o comando do Partido Liberal, sigla na qual está filiado o presidente, ou do União Brasil.
“Ciro e Bolsonaro citaram o União Brasil ou o PL. E eu optei pelo União Brasil, embora e pedi desculpa, pois é o partido do presidente, mas eu sou verdadeiro”, disse o prefeito ao blog, em conversa por telefone.
Dr. Pessoa não descartou a filiação ao PL, mas ao contrário do que circulou nos bastidores nos últimos dias, o partido é hoje sua “última opção”.
No União Brasil, o prefeito teria mais chances de consolidar seu projeto de terceira via nas eleições de 2022. Já no PL, estaria intrinsecamente à oposição comandada por Ciro Nogueira.
Dr. Pessoa garante: “Terceira via está sendo trabalhada”
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, confirmou que uma “terceira via” na corrida ao governo do Estado está sendo articulada por seu grupo político.
“Essa terceira via está sendo trabalhada, já. Pelo João Henrique, o Pessoinha, o Robert Rios… Isso não quer dizer que vai ter a terceira via, mas está sendo trabalhada”, disse ao blog, na manhã desta sexta-feira (07/01).
Contudo, ele negou que tenha escolhido o secretário de Planejamento, João Henrique Souza, para a disputa.
“É um grande cidadão, nem está sendo colocado como terceira via por mim, nem por ele, que negou, nem pela equipe”, explicou o prefeito.
Aguardando a janela! Georgiano confirma Carlos Augusto e Dr. Hélio no PSD
O deputado estadual Georgiano Neto reafirmou a filiação dos deputados Carlos Augusto e Dr. Hélio ao seu partido, o PSD. Os parlamentares, ambos aliados à base de Wellington Dias (PT), estão de saída do PL, sigla que agora tem como filiado o presidente Jair Bolsonaro.
“Falaram comigo ontem, reafirmando a intenção de agora, no período da janela partidária, poderem se filiar ao PSD. É um partido que não tem rejeição e nenhum tipo de limitação aos filiados e, com certeza é um partido que vai receber importantes lideranças, com mandato e sem mandato, para disputar a eleição”, garante Georgiano rebatendo especulações de que a dupla poderia migrar para o Republicanos.
Georgiano disse ainda que Carlos Augusto e Dr. Hélio trabalham na articulação da chapa do PSD e anunciou conversa com o governador, com intuito de fortalecer a legenda - que chegou a reivindicar a vaga de vice-governador na composição da chapa majoritária.
Iracema rejeita prévias para definição de pré-candidato da oposição
A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) rejeitou a possibilidade de realização de prévias, com a finalidade de escolher o nome da oposição que irá disputar o governo do Piauí no pleito de outubro. No grupo, ela disputa a indicação com o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.
Ao blog, comentou que se trata apenas de especulação e defendeu que dentro do partido apenas seu nome foi apresentado até o momento. “A única pessoa que se colocou como [pré]candidata pelo Progressistas sou eu. E não existe prévia quando não há disputa”, afirmou a parlamentar.
Sobre a condição para que Sílvio Mendes se filie ao Progressistas para concorrer ao governo, Iracema defendeu que ele pode sim encabeçar a chapa mesmo estando no PSDB. “Nós estamos alinhados, essa decisão será tomada por volta do dia 5 de fevereiro, com todas as nossas lideranças presentes”, explica.
Dr. Pessoa cada vez mais próximo de assumir o comando do PL
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, está cada vez mais próximo de assumir o comando do Partido Liberal no Piauí. Ao blog, o secretário de Planejamento, João Henrique Souza, que tem ajudado o prefeito nesta articulação, admitiu que se discute essa possibilidade.
Contudo, ele revela torcida para que o prefeito continue nos quadros emedebistas. Desejo, garante, que não é só dele, mas de muitos dentro da legenda. “Naturalmente todo o MDB torce para que ele continue no MDB”, disse.
Câmara de Teresina aprova texto da Previdência Complementar dos servidores
Em primeira votação, o Plenário da Câmara de Vereadores de Teresina aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (30/11), o Projeto de Lei Complementar nº 235/2021, que institui o Regime de Previdência Complementar dos servidores municipais.
O texto, que faz adequações previstas na Emenda Constitucional nº 103, de 2019, também fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo Regime Próprio de Previdência Social do Município, autoriza o Município a aderir a plano de benefícios de entidade fechada de previdência complementar.
A adesão ao Regime de Previdência Complementar não é obrigatória, e será aplicada somente aos servidores que ingressarem no serviço público municipal a partir da data de sua instituição. Para os servidores na ativa, aqueles que recebem acima do teto de R$ 6.433,57 serão automaticamente inscritos no novo regime, mas poderão cancelar a inscrição no prazo de 90 dias. Para o excedente será aplicada alíquota de 8,5%.
Para os demais a adesão é facultativa, porém irrevogável. Assim que o regime complementar for implantado, será dado prazo de 48 meses para que o servidor faça essa opção.
“Entendemos que esse projeto não traz prejuízo ao servidor. Se trata de um projeto de Previdência Complementar, que só atinge servidores que entram no serviço público a partir de agora e que ganham acima do teto, que como todos os outros municípios e estados foram obrigados a se adaptar pela Lei Federal”, avalia o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas).
O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), lembra que a proposta foi discutida com seis entidades representativas de servidores da prefeitura, em reunião com a presença do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT), que permitiu dirimir dúvidas sobre o texto.
A Casa Legislativa também irá analisar o texto da Reforma da Previdência, que traz alterações na alíquota de contribuição dos servidores de 11% para 14%. O texto ainda será encaminhado pelo Palácio da Cidade.
Deputada vê tentativa de fazer “intriga” entre ela e Sílvio Mendes
A deputada federal Iracema Portella (Progressistas) acredita que há uma tentativa de fazer “intriga” entre ela e o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB). Ambos estão em pré-campanha pelo interior do estado, e a estratégia distinta dos dois políticos, em especial nas redes sociais, tem gerado comentários sobre o quão saudável é a disputa pela indicação da candidatura ao governo na oposição.
“O clima entre eu e Dr Silvio é sempre ótimo, rimos, brincamos, um ouve o outro. Estamos juntos nessa. Agora uma coisa é fato: temos estilos diferentes , e eu acho que isso é bom porque um complementa o outro”, diz Iracema.
Ao blog, a parlamentar admite que é mais “acelerada” e já tem o hábito de viajar pelo interior.
“Para o Dr. Silvio vejo que isso é um pouco novo, essa rotina de correria por várias cidades em poucos dias. Mas ele gosta, dá pra ver isso. Ele gosta de conversar olho no olho com as pessoas, assim como eu”, completou.
No Instagram, o tucano avaliou e concordou com o comentário de Iracema. “Talvez essas insinuações [de disputa] cresçam, mas a harmonia na oposição política que fazemos e faremos tem bom alicerce, pela paz e justiça reclamada pelos piauienses”, pontuou Sílvio.
Georgiano rebate petistas e confirma PSD “determinado” pela vaga de vice
O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) rebateu declarações dos deputados Fábio Novo e Ziza Carvalho, do Partido dos Trabalhadores, apontando que o PSD, liderado pelo deputado federal Júlio César, não teria densidade eleitoral para reivindicar a vaga de vice na chapa majoritária governista.
“Só queremos ser reconhecidos pelos resultados eleitorais que tivemos em 2018 e 2020”, afirmou Georgiano.
Nas declarações ao Jogo do Poder, da Rede Meio Norte, Fábio Novo chegou a dizer que não é possível que partidos da base aliada trabalhem com ameaças e chantagens.
Georgiano respondeu que o PSD nunca fez chantagem ao governo. “Lamentável essas declarações de parlamentares do PT contra o aliado PSD”, completou.
Ao blog, o deputado reinterou que o seu partido segue “firme e determinado” a disputar a vice-governadoria, em composição com o Partido dos Trabalhadores.
Themístocles sobre Dr. Pessoa: “Eu não gostaria que ele saísse do MDB”
Mesmo que nos bastidores seja apontado o rompimento entre o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho, e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o deputado manifestou em entrevista que seu desejo é pela permanência do chefe do Executivo municipal nos quadros do MDB.
Ao blog, Themístocles disse que seu desejo principal é que Dr. Pessoa seja um bom prefeito para Teresina. "E não gostaria que ele saísse do MDB, que foi aqui que ele se elegeu. Mas eu não vou discutir agora, deixa isso acontecer", afirmou. “Essa é uma discussão tão pequena”, completou.
CHAPA RAFAEL E THEMISTOCLES
Cotado para disputar a vice-governadoria em chapa a ser encabeçada por Rafael Fonteles (PT), Themístocles não quis mensurar as chances de ser ou não escolhido para a composição majoritária. “Eu coloquei meu nome à disposição do MDB, e eu acredito que até janeiro deve estar tudo organizado e oficialmente saindo para a opinião pública”, disse o parlamentar.
TERCEIRA VIA
Político experiente, ele avaliou ainda a viabilidade de uma terceira via em 2022. Themístocles acredita que serão muitos os nomes colocados na corrida rumo ao Palácio de Karnak, contudo “a disputa mesmo vai acontecer entre dois candidatos”.
Iracema nega disputa com Sílvio Mendes: “Mais juntos que nunca”
Pré-candidatos ao governo pela oposição, Sílvio Mendes (PSDB) e Iracema Portella (Progressistas) têm nas redes sociais estratégias distintas. Durante as agendas no interior do Piauí, por exemplo, ao invés de gravarem lado a lado o conteúdo para divulgação, preferem fazer sozinhos.
Foi o que ocorreu neste fim de semana em São Gonçalo do Gurguéia, durante a visita a uma usina fotovoltaica.
MAIS JUNTOS QUE NUNCA
“Distantes?”. Foi a mensagem enviada pela parlamentar após o comentário desta jornalista no quadro “Jogo do Poder”, apontando a disputa entre ela e o ex-prefeito de Teresina.
Iracema mandou ainda uma selfie, ao lado de Sílvio, com o comentário em seguida: “Mais unidos que nunca”.
Senado
Na mesma conversa, Iracema reforçou ainda a pré-candidatura de Joel Rodrigues ao Senado Federal pela oposição. Diferente de Kleber Montezuma - que almeja a vaga na composição majoritária - o prefeito de Floriano é assíduo nas caravanas da oposição.
Material publicitário
E contrapondo as especulações de que pode recuar da candidatura, Joel foi protagonista em material publicitário divulgado neste fim de semana nas redes sociais, replicado pelo próprio ministro Ciro Nogueira. “Joel, um homem do povo”, traz o vídeo de três minutos e meio contando a história do prefeito.
Caiu na rede
E por falar em vídeo, a gravação do pré-candidato do governo, Rafael Fonteles, deu o que falar no fim de semana e virou munição nas mãos da oposição. Nele, o petista aparece falando sobre o uso das redes sociais para impulsionar sua pré-campanha.
“O nome disso é vergonha! Uso descarado da máquina”, comentou Iracema Portella no Twitter. Rafael, que falou ao Jogo do Poder, rebateu: “Não vou entrar em polêmica, principalmente quando chega ao deboche, há um desequilíbrio emocional por parte de figuras de oposição”.