Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 77 de 98Na campanha, Sílvio quer deixar questão nacional em segundo plano
Com reais chances de encabeçar a chapa de oposição a ser montada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, tem sido cobrado de maneira recorrente a se posicionar sobre o apoio - ou não - à reeleição de Jair Bolsonaro. Mas, em entrevista ao blog, ele deixou claro que a questão nacional ficará em segundo plano na campanha.
"O destino me levou a essa situação que estamos hoje. Então, eu não quero saber de uma questão nacional que eu não tenho alcance nem influência. Então, já é muita coisa, já é uma tarefa muito difícil cuidar do Piauí. Pra mim, é suficiente", disse.
Pressionada por Dudu, Teresa reage: “Tem que cuidar da vida dele”
Hoje na oposição ao governador Wellington Dias, Teresa Britto não gostou nadinha da declaração do vereador Edilberto Borges, o Dudu, exigindo da deputada uma posição pró-Lula caso o Partido Verde acerte a federação com o Partido dos Trabalhadores. "Se ela assim não fizer, deverá buscar outro caminho", avisou o petista.
"O vereador Dudu tem que cuidar da vida dele", rebateu Teresa em conversa com jornalistas na Assembleia Legislativa do Piauí, nesta quarta-feira. "Cada partido tem sua estratégia, cada um fala pelo seu partido", completou. Contudo, se o desejo de Teresa for mesmo permanecer no PV e houver federação, terá de seguir a orientação estatutária que orientará o apoio a Lula.
Marcos Aurélio Sampaio e Georgiano Neto duelam por Fábio Abreu
O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio admitiu: a atual composição da chapa do MDB para a Câmara Federal têm potencial de eleger apenas um parlamentar. E para reforçar a composição, a legenda ainda tenta atrair o deputado federal Fábio Abreu, que deixará o PL. À imprensa, nesta quarta-feira (02/02), Sampaio fez convite público ao colega.
Mas Abreu está articulando sua ida para outro partido da base aliada de Wellington Dias. O acerto - até agora - é com o PSD de Júlio César e Georgiano Neto, que ao saber das investidas de Sampaio, rebateu: "O deputado Fábio Abreu já tem um entendimento com o PSD, e a gente aproveita também ao deputado Marcos Aurélio e ao Castro Neto para se filiarem ao PSD".
Edson Melo na mira do PL para compor chapa de federal
Edson Melo, hoje no PSDB, foi sondado para compor a chapa de pré-candidatos a deputado federal do PL, cujo diretório no Piauí será entregue nas mãos do grupo político do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. O vereador - que já não está contente com a federação entre PSDB e Cidadania - não descartou a possibilidade. "Conversa superficial com alguns colegas! Porque me perguntaram se eu votaria no Presidente Bolsonaro! Difícil [sair candidato], mas não é impossível", disse.
Prefeito de União recusa convite de Dr. Pessoa para se filiar ao PL
O prefeito de União, Gustavo Medeiros, descartou a possibilidade de deixar o Democratas e se filiar ao Partido Liberal. Nesta semana ele se reuniu com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), que fez o convite ao gestor.
“Não penso em sair. Estou aguardando os fatos que envolvem o Democratas, no qual continuo filiado”, afirmou Medeiros ao blog.
Ele negou ainda interesse em disputar eleição proporcional no próximo pleito. “A cidade de União precisa ser reconstruída. É o que estamos fazendo”, completou.
Gustavo confirmou ainda que, na eleição majoritária, irá apoiar o candidato a ser lançado pelo grupo do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Rede estadual não vai exigir vacinação de crianças na volta às aulas no PI
O governador Wellington Dias (PT) afirmou que no retorno das aulas na rede estadual, não será obrigatória a comprovação de vacinação para crianças e adolescentes. Contudo, os pais serão recomendados a imunizar os filhos, como medida de proteção individual e coletiva contra a Covid-19.
“Não vamos impedir que um aluno assista aula se ele não tem sintomas e não foi vacinado. Apenas os pais são orientados a fazer a vacinação [dos filhos]. É claro, que na perspectiva de mais à frente, tanto em proteção à família quanto àqueles com quem a criança estuda, há a necessidade da vacinação”, explicou.
Diante da nova onda de infecções por Covid-19 em razão da variante Ômicron, o governador não sinalizou para novas medidas restritivas, mas disse que segue em agenda permanente com o Comitê de Operações Emergenciais e deixou claro que, se houver necessidade de ações embasada na ciência, não deixará de adotá-las.
O início do ano letivo na rede estadual de ensino está previsto para 7 de fevereiro.
Sem tempo hábil, Dr. Pessoa admite recuar de chapa pela 3ª via
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, admitiu a possibilidade de recuar do lançamento de uma chapa majoritária pela terceira via no Piauí, nas Eleições 2022. A tese é há muito defendida pelo gestor, que já manifestou seu apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nos próximos dias, o grupo político do prefeito deve assumir o comando do Partido Liberal no Piauí. Ainda nesta semana, o advogado João Pessoa Duarte, o Pessoinha, irá a Brasília para tratar da questão com Valdemar da Costa Neto. E é com o PL nas mãos que o prefeito pensa em montar uma chapa. Mas admite, o tempo pode ser curto demais.
“A minha decisão de apoiar Jair Bolsonaro só [muda] se ele não for candidato a presidente. Vamos tentar fazer uma chapa de cima até embaixo, com presidente da República, candidato a governador, a senador, deputado federal e estadual. Se isso não for possível, devido ao tempo, que ainda o partido não está nestas mãos que Deus me deu, nós podemos fazer parcialmente. Ou seja, deputado federal e deputado estadual”, explicou.
Se a chapa não sair será um alívio para aliados do prefeito, que confidenciam nos bastidores ser essa uma investida “sem rumo” e que pode trazer prejuízos políticos.
Rafael sobre PT entregar cargos na PMT: “Vamos aguardar os fatos”
Questionado se o Partido dos Trabalhadores deveria entregar os cargos na gestão de Dr. Pessoa, agora que o prefeito assumirá - com seu grupo político - o comando do Partido Liberal, o secretário de Fazenda e pré-candidato ao governo do Piauí, Rafael Fonteles, defendeu que o momento é de ter calma e de esperar o desenrolar dos acontecimentos.
“Vamos aguardar os fatos, tudo dentro do partido dos trabalhadores é muito debatido, discutido, e depois é que toma uma decisão. Vamos aguardar os fatos para a gente não precipitar essas discussões. É um momento certamente muito tenso, porque você tem essa janela partidária, prazo de desincompatibilização, de quem vai ser candidato, então é natural que haja muita tensão”, afirmou Fonteles em entrevista.
Contudo, o diretório municipal do PT e membros da bancada estadual da sigla no Piauí tem pressionado para que os vereadores petistas entreguem seus cargos, considerando que no PL e com o apoio declarado ao presidente Jair Bolsonaro, a aliança política com o prefeito da capital é insustentável.
Pessoinha inclui Major Diego na lista de pré-candidatos do PL
Prestes a assumir o comando do diretório do Partido Liberal no Piauí, João Duarte Pessoinha confirmou o nome do major Diego Melo entre os pré-candidatos a deputado federal pela sigla. O militar articulava sua ida para o Progressistas de Ciro Nogueira.
Ainda nesta semana, Pessoinha deve retornar a Brasilia com o pai, o prefeito de Teresinha, Dr. Pessoa, para acertar a transição e definir a nova composição do diretório no estado.
Outros pré-candidatos já confirmados na chapa são o vereador Leonardo Eulálio (PL) e o ex-deputado federal Paes Landim, além do próprio Pessoinha.
Ao blog, disse ainda que buscará o diálogo com os deputados Fábio Abreu e Marina Santos, para que ambos permaneçam no PL. No caso de Fábio, o parlamentar já anunciou que aguarda a janela partidária para ingressar no PSD de Júlio César.
Pessoinha disse ainda que a posição do prefeito de continuar no MDB segue a mesma, por enquanto.
Gessy se coloca à disposição de Dr. Pessoa para disputar 3ª via
A presidente estadual do PSC, Gessy Fonseca, disse nesta segunda-feira (24/01) que seu nome está à disposição do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, para disputar o governo do Piauí nas próximas eleições pela chamada “terceira via”.
“Meu nome está aqui à disposição para o prefeito, para essa terceira via, que eu nem considero tanto terceira via. A gente olha a primeira e a segunda via e a gente vê que já é uma coisa muito batida, já são nomes muitos tradicionais”, avalia Gessy, que nos próximos meses irá se desincompatibilizar da Secretaria de Economia Solidária do município.
Ao blog, ela afirmou que no próximo dia 8 estará em Brasília para definir a estratégia do partido no âmbito estadual.
A princípio, o interesse da Executiva Nacional é lançar pré-candidatura ao governo, como estratégia para o fortalecimento de uma chapa de candidatos a deputado federal. Mas ela não descarta disputar a eleição proporcional, mesmo que pelo PL, que deve ficar sob o comando do grupo de Dr. Pessoa.
“A gente não descarta nenhuma possibilidade", diz.
Apoio à reeleição de Bolsonaro
A secretária comentou ainda que irá manter seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro, mesmo fazendo críticas ao chefe do Executivo.
“É o ideal para o Brasil? Não acho que seja. Mas dentro daquilo que eu zelo, dos meus valores e dos meus princípios, é o que mais se aproxima. Tenho as minhas críticas em relação a ele? Sim. Mas diante dos [pré]candidatos que estão aí postos eu vejo que o nome dele tem sido ainda o mais indicado”, explicou.