Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 79 de 104Regina Sousa: “Se eu quisesse ser a candidata eu seria”
Em entrevista exclusiva à Rede Meio Norte, a vice-governadora Regina Sousa (PT) afirmou que não é hoje pré-candidata ao governo do Piauí por uma decisão pessoal. Ela negou qualquer tipo de insatisfação com a definição em torno de Rafael Fonteles (PT) e se diz confiante com a escolha da base aliada do governador Wellington Dias (PT).
“Se eu quisesse ser a candidata eu seria, tanto o meu partido, quanto o governador acatariam perfeitamente. No PT não teve disputa nenhuma. E eu tenho certeza que homologariam meu nome com todo prazer”, diz Regina.
Ela afirma que não se colocar para a disputa está diretamente ligado à questões pessoais.
“Tem questões minhas pessoais, que eu não preciso ficar propagando. Mas eu não tenho condições de fazer uma campanha eleitoral. Então, logo em 2020 eu já disse isso para o Wellington”, explica.
Sobre Rafael Fonteles, Regina destaca o secretario como um “menino muito inteligente, novo e com muita garra”. “Ele organizou as contas do estado e já tem coisas para mostrar”, completa.
E lembra que, diferente de anos anteriores, quando havia disputa interna de pré-candidaturas, desta vez não há outros nomes colocados para a deliberação do partido. “Rafael foi unanimidade e vamos trabalhar para tudo dar certo”, completou.
Nome de Samara Conceição para “Federal” é bem aceito nos bastidores
A primeira-dama de Teresina, Samara Conceição, pode disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Republicanos. Nos bastidores, a possibilidade de uma pré-candidatura é bem avaliada por membros do partido, considerando a boa capilaridade de Samara na Zona Rural do município e também entre os servidores da saúde.
Uma fonte ouvida pelo blog avalia que o nome de Samara, que é enfermeira, teria maior viabilidade que o próprio filho do prefeito, João Duarte Pessoinha, hoje presidente da Eturb. Ele chegou a ser cotado para a disputa, mas nos últimos dias deixou claro que não pretende concorrer em razão das diversas atribuições assumidas pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano.
Ao ser questionado sobre o assunto nesta segunda-feira (28), o prefeito Dr. Pessoa não admitiu, mas também não negou uma eventual pré-candidatura da esposa. E deixou claro que pedirá do seu time político empenho na formação das chapas do Republicanos para a disputa proporcional.
A filiação de Samara Conceição à sigla, segundo anunciou através das redes sociais, deve ocorrer em evento nesta terça-feira (29).
Jeová se filia ao Republicanos ainda nesta semana e leva 5 vereadores
O presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, comemorou a decisão do MDB pela sua liberação da sigla. O parlamentar, que irá se filiar ao Republicanos ainda nesta semana, disse à imprensa que deixa o partido sem desavenças.
“É uma questão de civilidade, de projeto político. Eu tenho o meu, eles lá têm os deles. Mas agradeço a todos, saio sem nenhum problema com ninguém. Seguir agora minha vida no Republicanos”, diz.
Junto com Jeová, que é pré-candidato a deputado estadual, outros cinco vereadores devem assinar ficha de filiação ao Republicanos.
O parlamentar dá como certo os nomes de Markim Costa e Roberval Queiroz. Ambos foram eleitos pelo Democratas. O primeiro foi expulso da legenda, e o segundo conseguiu na Justiça liberação para deixar o partido.
Jadyel Alencar escolhe a base governista e sinaliza filiação ao PV
Um dos nomes mais assediados pelos partidos em 2022, o empresário Jadyel Alencar sinalizou que deve disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Partido Verde. O anúncio oficial de sua filiação sai ainda essa semana, ele avisa.
“Estamos com nossas definições praticamente certas, já conversamos com todo nosso grupo, avaliamos todas as situações e já estaremos fazendo o anúncio de nossa sigla partidária. Vamos caminhar na base do governo”, avisa.
Nesta configuração, Jadyel deve fazer dobradinha na capital com a deputada estadual Teresa Britto, pré-candidata à reeleição. Ela ainda não bateu o martelo, mas nos bastidores é dada como certa sua permanência no PV. Movimento que, em razão da federação entre PV, PCdoB e PT, tira Teresa da oposição.
Secretariado de Regina não terá “mudança drástica”, diz Antônio Neto
O ex-secretário Antônio Neto confirmou o convite feito por Regina Sousa para assumir a Secretaria de Governo a partir de abril, quando a vice-governadora assumirá o mandato como chefe do Executivo Estadual, diante do afastamento de Wellington Dias para a pré-campanha.
“A tendência é a gente trabalha juntos. Temos uma relação de quase 40 anos, fundamos o PT, e neste momento a gente tem que pensar no coletivo, na sociedade e no bem comum. A Regina é uma pessoa muito bem intencionada.
Ao blog, ele confirmou que já teve uma primeira reunião com Regina para definições sobre a nova equipe de governo. Ele afirma que será um processo de continuidade.
“A tendência é seguir o projeto do governador Wellington. Não vamos ter nenhuma mudança drástica, temos algumas coisas pontuais. De um modo geral [a intenção] é procurar dar continuidade ao projeto e ao programa de governo que foi aprovado pelo povo”, explica.
Freire reafirma pré-candidatura de Bonfim, que diz: Não apoio bolsonarista
O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou ao blog na tarde desta quinta-feira (17), em conversa por telefone, que a pré-candidatura de Washington Bonfim ao governo do Piauí está mantida.
Mais cedo, em grupos de WhatsApp, o pré-candidato Sílvio Mendes divulgou que o PSDB - através de seu presidente, Bruno Araújo - iria apoiar seu nome na eleição estadual. Acontece que Sílvio está de saída do ninho tucano e deve se filiar, já na segunda-feira (21), ao União Brasil.
Freire lembra que o estatuto da federação - a ser referendado - prevê que na ocorrência de dois ou mais pré-candidatos entre os partidos federados, apenas um nome prevalece com o apoio dos demais. “Neste caso um teria que desistir. Se não for assim, não faria sentido ter federação”, explica.
Logo, ele argumenta, o apoio do Cidadania a Sílvio só seria possível de se discutir se o ex-prefeito estiver filiado a um dos partidos federados. Mas ressalva que, ainda assim, seria difícil compor palanque com o ex-prefeito em razão de sua ligação com a base bolsonarista no Piauí.
BONFIM: "NÃO VOTO EM BOLSONARISTA"
A mesma ressalva foi feita por Bonfim, que disse não apoiar bolsonarista.
Sobre a mensagem compartilhada por Sílvio, o presidente do Cidadania disse apenas que este tipo de estratégia "só funciona com coronéis".
Avante quer expulsar Vinício Ferreira; vereador alega “perseguição”
O vereador de Teresina, Vinício Ferreira, foi comunicado pelo seu partido, o Avante, sobre a abertura de um processo de expulsão da legenda por suposta “infidelidade partidária”. Ao blog, o parlamentar diz que o diretório não apresenta provas e questiona o presidente municipal Edu Aguiar.
“O presidente nunca aceitou o resultado das urnas, ele acha que cassando o mandato do vereador e do primeiro suplente [Carlos Ribeiro], que é só a quem ele se dirigiu, ele vai conseguir obter uma cadeira aqui neste parlamento”, disse em entrevista concedida nesta quarta-feira (16).
Vinício diz que vai apresentar sua defesa e espera que as considerações sejam acatadas. “Até oriento para que ele tenha paciência, espere mais um pouquinho (...) eleição de vereador tem daqui a dois anos e meio, ele se candidata e pleiteia uma vaga, quem sabe dá certo. Eu já fui derrotado nas urnas e eu soube esperar o meu tempo e eu sugiro que ele faça a mesma coisa, não fique com esse tipo de perseguição, isso é ruim, isso é feio, é ruim para o processo democratico como um todo”, completou.
Sobre destino partidário em caso de expulsão, Vinício afirma que ainda vai avaliar, mas manifesta a pretensão de seguir no Avante, “até porque não tenho motivos para sair”.
Questionado sobre o processo de expulsão, Edu Aguiar disse que irá tratar da questão apenas após a conclusão do trâmite administrativo. “Ao final daremos publicidade a tudo, de acordo com o estatuto do Avante e a legislação eleitoral”, pontuou.
Iracema pedirá licença do mandato na Câmara em abril; Paes Landim assume
A deputada Iracema Portella pedirá licença do mandato na Câmara dos Deputados para se dedicar à pré-campanha.
O afastamento, segundo a parlamentar, acontecerá no começo de abril. Iracema é pré-candidata a vice-governadora na chapa a ser encabeçada pelo ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.
“Vou tirar licença sem vencimento, quero estar 100% presente na pré-campanha”, disse Iracema.
Com o afastamento, quem assume o mandato é Paes Landim, que em 2022 deve disputar a eleição para a Câmara Federal pelo Progressistas ou União Brasil.
Pré-candidata a deputada, Thanandra descarta disputar eleição pelo Patriota
A vereadora Thanandra Sarapatinhas confirmou que tentará sair do Patriota para disputar a eleição em 2022 pelo Republicanos, partido que no Piauí é liderado pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. A parlamentar é pré-candidata a deputada federal, mas por divergências internas rejeita entrar na disputa pela legenda na qual está filiada hoje.
"Todo mundo sabe que eu não tenho um relacionamento bom com o partido, desde antes de ganhar a eleição. Depois que eu ganhei ficaram em cima, tentando estar aqui dentro do meu gabinete e eu não deixei e assim, eu realmente quero sair, não tem motivo de eu ficar no partido. Se eles estão achando que eu vou sair para federal pelo Patriota eu não vou, não tem essa possibilidade, posso não ir também em outro partido, mas lhe garanto que não tem a possibilidade de ir pelo Patriota", enfatiza a vereadora.
Se conseguir a desfiliação, o caminho para o Republicanos está bem pavimentado. A vereadora comenta sobre seu último encontro com o prefeito Dr. Pessoa. "Escutei a proposta dele com muito carinho. É o povo da minha base, o Dr. Pessoa, Jeová [Alencar]... pessoas com quem tenho convivência. Escutei também outros partidos, mas o que eu me identifiquei mais foi o Republicanos", explica.
Mas conseguir a desfiliação não será tarefa fácil. Gustavo Henrique, que comanda o diretório do Patriota no Piauí, já sinalizou que não deve liberar Thanandra para disputar a eleição pelo Republicanos ou qualquer outra sigla.
E com a possibilidade de eventualmente perder o mandato, a vereadora dá sinais de que pode abrir mão da candidatura este ano. "Com certeza, aqui [a Câmara Municipal] é a minha prioridade", ressalta Thanandra, que no mandato foca sua atuação em programas e ações em defesa da causa animal.
Luis André fica no União Brasil; Sílvio deve presidir a sigla no Piauí
Após ser sondado pelo grupo do prefeito Dr. Pessoa para se filiar ao Republicanos, o vereador Luis André confirmou ao blog, em entrevista nesta terça-feira (08/03), que irá continuar no União Brasil. Disse ainda que está mantida sua pré-candidatura a deputado federal e que irá ajudar a legenda na composição da chapa a ser homologada em convenção.
Em razão da fusão entre Democratas e PSL, que deu origem ao União Brasil, o vereador tinha até esta terça para mudar de legenda. Mas, por estratégia política, entendeu que o melhor é seguir no partido.
"Essa questão da mudança de partido não é coisa fácil de você resolver. Tem que ouvir todo o grupo político, ver a situação jurídica, por que com a fusão que foi homologada no TSE dia 8 de fevereiro eu tinha um prazo até 8 de março, mas para não tomar uma decisão precipitada, a gente decidiu ficar mesmo no União Brasil", explica.
SÍLVIO NO UNIÃO BRASIL
André confirmou a tendência de que Sílvio Mendes, pré-candidato a governador pelas oposições, assuma o comando do diretório do União Brasil no Piauí. Anunciou ainda a data em que Sílvio deve assinar ficha de filiação à sigla.
"Ele é o líder maior, é o pré-candidato a governador, e vamos só esperar a homologação, a filiação dele. Eu soube que dia 21 vai vir a executiva nacional aqui para homologar o ato de filiação do ex-prefeito", explica.
Sobre um eventual espaço no diretório estadual, Luis André diz que seu foco é a pré-candidatura. "Não estou pensando nisso [cargo no diretório], pois você tem que ter tempo para andar nos municípios", diz o vereador.