Apoliana Oliveira
Comentarista do programa Jogo do Poder Jornalista, formada na Universidade Federal do Piauí Contato: apolianaoliveirameio@gmail.com
Lista de Colunasúltimas notícias
página 80 de 97Diário Oficial traz nomeação de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil
Saiu na edição desta quarta-feira (28/07) do Diário Oficial da União, o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmando a nomeação de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil.
Ainda ontem, o congressista piauiense confirmou, em publicação no Twitter, que aceitara o convite de Bolsonaro para o cargo.
Ciro, atual presidente do Progressistas, assume a vaga do general Luiz Eduardo Ramos, que em portaria também publicada hoje, foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A edição do DOU traz ainda a nomeação de Onyx Lorenzoni para o ministério do Trabalho e Previdência, pasta recém criada para acomodar o aliado do presidente, que até então chefiava a Secretaria-Geral.
Chegada do Centrão
O movimento de Jair Bolsoanro, em nomear um dos caciques do Centrão para o seu mais importante ministério, é mais um esforço para tentar frear o desgaste enfrentado pelo governo, em especial com a CPI da Pandemia, que tramita no Senado Federal, Casa Legislativa de onde vem Ciro.
O presidente acredita que o piauiense é o nome ideal para dialogar com a classe política, em busca de apoio para pautas por demais caras ao Planalto, como a confirmação de André Mendoça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
Internado, Bolsonaro posta: “Consequência da tentativa de assassinato”
Pouco antes de ser transferido para um hospital em São Paulo, Jair Bolsonaro publicou em sua conta oficial no Twitter, agradecendo pelo apoio e orações por sua recuperação. O presidente foi hospitalizado nesta quarta-feira (14), após sentir fortes dores abdominais. Nas suas redes sociais, ele postou ainda uma foto no leito do hospital.
" Agradeço a todos pelo apoio e pelas orações. É isso que nos motiva a seguir em frente e enfrentar tudo que for preciso para tirar o país de vez das garras da corrupção, da inversão de valores, do crime organizado, e para garantir e proteger a liberdade do nosso povo", publicou.
Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, ainda durante a madrugada.
Após exames, os médicos identificaram uma obstrução intestinal decorrente do atentado a faca ocorrido ainda na campanha de 2018. O cirurgião gástrico do presidente, Antônio Luiz Macedo, apontou a necessidade de transferência de Bolsonaro para a capital paulista. Ele deixou a unidade de saúde em Brasília por volta de 16h50, em uma ambulância.
Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social informou que o presidente passará por "exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência".
"Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia", escreveu o presidente noutra publicação.
Bolsonaro diz ainda que recebeu de Deus "uma nova oportunidade" de "colocarmos o Brasil no caminho da prosperidade". E completou: "Mesmo com todas as adversidades, inclusive uma pandemia que levou muito de nossos irmãos no Brasil e no mundo, continuamos seguindo por este caminho".
Vice-presidente da OAB/PI é removida de grupo da Comissão de Prerrogativas
Em meio ao acirramento da pré-campanha para a eleição do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, a advogada Alynne Patrício, vice-presidente da entidade, foi removida dos grupos no WhatsApp da Comissão de Prerrogativas, da qual é coordenadora.
Ela conta que tudo ocorreu após uma visita à Secretaria de Justiça (Sejus), para debater a retomada gradual dos atendimentos da advocacia no sistema prisional, afetados por conta da pandemia da Covid-19.
A visita, ela conta, gerou incômodo entre os membros da Comissão de Prerrogativas, e levou a uma discussão nos grupos de WhatsApp, do qual ela fazia parte até a noite de ontem.
“Me supreendeu muito alguns ataques que sofri em virtude desta visita (...) não vou permitir nenhum ataque misógino, machista e covarde contra a minha atuação profissional”, diz a advogada, em vídeo publicado nas redes sociais.
Na mesma publicação, Alynne reafirma seu rompimento com a atual presidência da OAB, que tem à frente o advogado Celso Barros. Há alguns dias, ela confirmou apoio à pré-candidatura de Raimundo Júnior, que encabeça o movimento “OAB que chega junto”.
Ao blog, ele contou ainda que vem sofrendo pressão para renunciar ao mandato de vice-presidente. “Fui eleita e não vou renunciar”, ela garante.
Contato
(86) 98103-7243
Após relatar dificuldades no agendamento, deputado recebe vacina
Um dia depois de publicar nas redes sociais sobre a dificuldade em agendar a vacinação contra a Covid-19, por meio do site da Fundação Municipal de Saúde, o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) postou o momento em que foi imunizado.
“O exemplo é um estímulo para todos! Como deve ser, sem furar a fila e sem passar ninguém para trás”, publicou Marden na legenda da foto em que aparece recebendo a vacina.
O parlamentar tem 44 anos e faz parte do grupo imunizado ao longo desta semana pela FMS.
Ontem, pela manhã, ele informou que estava há dias, tentando em horários diferentes, fazer o agendamento. À noite, fez nova publicação confirmando seu agendamento.
Elmano Férrer vai intensificar agenda no sul do Piauí
Elmano Férrer (Progressistas) vai intensificar a agenda no interior do Piauí nas próximas semanas. Pré-candidato a deputado federal, ele vai focar na região sul do estado, onde vem viabilizando obras que ampliam a infraestrutura viária e impulsionam o agronegócio nos cerrados.
O roteiro, informa a assessoria do senador, já está definido, e passa pelas cidades de Bertolínia, Manoel Emídio, Cristino Castro, Santa Luz do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Sebastião Barros e Cristalândia.
Ontem, Elmano recebeu os prefeitos de duas importantes cidades: Joãozinho Félix, de Campo Maior, e Gil Paraibano, de Picos. O político anunciou parcerias com os gestores para o andamento de obras nos respectivos municípios.
Rejane Dias sobre caso envolvendo DJ Ivis: “É repugnante”
A deputada federal Rejane Dias (PT) comentou no Twitter sobre o caso envolvendo Iverson de Souza Araújo, conhecido como DJ Ivis, que foi denunciado pela esposa, Pamella Gomes, por agressão.
Para a parlamentar, além da violência física, evidenciada nas imagens de câmeras de segurança divulgadas por Pamella, o caso é também "um retrato de uma violência psicológica brutal".
Rejane ainda criticou as tentativas do DJ em colocar a culpa na companheira.
O caso veio a público no fim de semana. Pamella postou em seus stories uma série de vídeos em que mostram as agressões sofridas dentro do seu apartamento, na frente da filha de 9 meses e da babá.
O caso está sendo investigado pela Polícia do Ceará.
Em carta, Democratas rebate Robert Rios: “Falácias de aluguel”
O Democratas divulgou em seu perfil no Instagram uma “carta aberta” repudiando declarações do vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, que recentemente afirmou à imprensa que a legenda, sob comando de Ronney Lustosa, não passa de um “partido de aluguel”.
“O cargo de vice-prefeito de Teresina deve sempre ser um cargo de respeito, diálogo e construção, não de acusações levianas, falácias de aluguel, pensamentos de grão-vizir com atitudes incendiárias de Nero”, traz a publicação.
Na mesma nota, o diretório estadual do Democratas reafirma que não integra a base de apoio da atual gestão municipal.
“E não há interesse, por parte do partido, líderes e membros partidários em adentrar nesse ‘carro’ sem freio e sem motorista”, segue.
Ao final, sem citar nomes, se refere àqueles que se “aventuram” em apoiar a atual gestão “por conveniência, conivência ou talvez por alguma deficiência”.
Vale lembrar que o partido decidiu recentemente pela expulsão do vereador Markim Costa, de Teresina, depois que o parlamentar anunciou publicamente seu apoio ao prefeito Dr. Pessoa (MDB).
Cícero cogita até “debandada” se PT aceitar nomes de outras siglas
O deputado estadual Cícero Magalhães (PT) cogitou a possibilidade de debandada de pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores, caso o comando da legenda aceite acolher deputados de mandato, que migrarem de outras siglas, para concorrer em 2022.
Ontem, o partido se reuniu para debater estratégia para a composição das chapas de deputado estadual e federal, e Cícero reforçou sua posição contrária a essas filiações.
Para Cícero, a manobra apequenaria o PT, mesmo que esses novos nomes ajudassem a aumentar a bancada petista nas Casas Legislativas.
“O PT vai eleger pessoas que não são petistas”, diz, mencionando em seguida a possibilidade de que a chegada destes nomes represente a saída de nomes da militância petista que hoje têm pré-candidatura posta para o próximo pleito.
Ato que, avalia o parlamentar, menosprezaria cerca de 100 mil votos de cinco suplentes petistas. Uma lista que inclui o próprio Cícero, além de Warton Lacerda, Cícero Magalhães, João de Deus e Paulo Martins.
“Não tem como receber esse pessoal. A gente faz o nosso trabalho e na época da eleição [eles] vêm pro PT. O PT não pode se prestar a isso”, completa.
MANDA PRO PSB!
Cícero argumenta que a base aliada do governador Wellington Dias têm outros partidos que podem abrigar deputados que hoje não têm viabilidade em suas siglas. “O PSB não veio para a base? Pode levar eles para lá”, opina o parlamentar.
ETURB “sai do aluguel” e ganha sede própria no Centro de Teresina
João Duarte, o Pessoinha, saiu do aluguel e está de casa nova. É que a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), presidida pelo advogado, ganhou sede própria no Centro da capital.
O órgão passa a funcionar na Rua Clodoaldo Freitas, em prédio que pertence ao Município. É o fim do aluguel de R$ 27 mil até então pagos pela gestão para abrigar a ETURB em um prédio no bairro São Cristóvão.
O próximo passo, ele diz, será o planejamento da pavimentação e recuperação da malha asfáltica da capital.
Uma demanda que é de fato urgente, dada a situação de dezenas de ruas e avenidas.
Lucas Villa nega intenção de disputar vaga na Câmara Federal
O advogado Lucas Villa, que na última semana confirmou sua filiação ao PDT, negou a intenção de concorrer a uma vaga na Câmara Federal, nas eleições de 2022. Disse ainda que não está disputando uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.
Em publicação no Instagram, Villa chamou de “boatos” as colocações que tem sido feitas sobre o tema.
“Ninguém jamais ouviu de mim algo neste sentido”, escreveu o advogado.
Contudo, admitiu o convite para concorrer nas eleições. “De fato fui convidado a disputar as próximas eleições, mas por enquanto sigo focado em fazer o que sei e amo fazer: advogar”, pontuou.
Já na eleição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, Villa é sim pré-candidato, integrando o grupo de oposição a Celso Barros, atual presidente da entidade.